quarta-feira, janeiro 30, 2008

Sismo: Levantado alerta de tsunami após sismo na região indonésia das Molucas e Timor-Leste

30 de Janeiro de 2008, 09:40

Jacarta, 30 Jan (Lusa) - A região indonésia das Molucas e Timor-Leste foram hoje abalados por um sismo que suscitou um alerta de tsunami, levantado cerca de uma hora depois da ocorrência.

O sismo submarino ocorreu às 16:32 (07:32 em Lisboa) e, segundo a Agência de Meteorologia e Geofísica de Jacarta, teve epicentro no Mar de Banda, a sul do arquipélago das Molucas, e a 299 quilómetros a nordeste de Dili, capital de Timor-leste.

O abalo atingiu uma magnitude de 6,6 na escala de Richter.

"Há um potencial risco de tsunami", advertiu a agência, de imediato, antes de levantar o alerta uma hora depois.

Por sua vez, o Observatório Geológico dos Estados Unidos afirmou que o tremor de terra atingiu uma magnitude de 6,2.

O sismo foi fortemente sentido em Timor-Leste, segundo um correspondente da Agência France Presse (AFP).

Os tremores de terra são frequentes na Indonésia, um imenso arquipélago de milhares de ilhas e ilhotas situado na "cintura de fogo" do Pacífico

MV
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.