quarta-feira, janeiro 30, 2008

O enigma de Timor

Blog MARDUQUE

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008

Morreu Shuarto. Governou a Indonésia em ditadura, durante 32 anos, mandou invadir Timor e dizimou um terço da população timorense. Muito sumariamente o quadro é este, por isso não se entendem as, aparentemente, divergentes atitudes dos actuais governantes de Timor.

Ramos Horta, Presidente, a dizer alto e bom som que morreu uma das piores criaturas que a humanidade alguma vez conheceu. Xanana Gusmão, Primeiro-ministro, a acreditar na imprensa, a estar presente no funeral, com o argumento de que é preciso esquecer.

Penso: será que Xanana o que quis foi certificar-se de que Shuarto estava mesmo morto e foi mesmo enterrado; ou haverá outras conexões regionais, quero dizer, outras explicações.

Sendo assim a gente interroga-se: Horta e Xanana não conversam?

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.