quarta-feira, janeiro 30, 2008

Brasil: Lula da Silva reúne-se com Ramos-Horta, em Brasília

Diário Digital / Lusa
30-01-2008 7:24:00

O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, que se encontra em visita oficial ao Brasil, reúne-se hoje em Brasília com o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ramos-Horta, que começou a visita na segunda-feira, no Rio de Janeiro, será homenageado por Lula da Silva, durante um almoço, em Brasília.

No documento refere-se que «o Brasil e Timor-Leste desenvolvem intenso programa de cooperação em áreas essenciais à consolidação do nascente estado timorense, como educação, justiça, segurança, saúde e formação profissional».

Durante a visita do Presidente timorense deverá ser anunciada a extensão, até 2010, do projecto que envolve 50 professores brasileiros na formação de docentes em Timor-Leste.

Por outro lado, será assinado um memorando de entendimento sobre cooperação cultural, que incluiu o intercâmbio de artistas e a realização de seminários e eventos culturais nos dois países.

Está ainda prevista a criação de um grupo de trabalho integrado por juristas brasileiros, para dar apoio na elaboração de projectos do Código de Processo Penal Militar e do Código Penal Militar de Timor-Leste.

A nota do Ministério das Relações Externas refere igualmente que, em 2008, terá início a terceira fase do projecto bilateral de formação e instrução da Polícia de Timor-Leste.

Estão também em análise durante a visita projectos de cooperação trilateral, envolvendo os dois países e a Indonésia, nas áreas de reflorestação e produção de alimentos em Timor-Leste.

No Rio de Janeiro, José Ramos-Horta manteve um encontro com o ministro da Saúde Brasileiro, José Gomes Temporão, esteve reunido com empresários brasileiros e visitou a fundação Oswaldo Cruz.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.