sexta-feira, julho 07, 2006

PR Xanana Gusmão recebe sexta-feira delegação da FRETILIN

Díli, 06 Jul (Lusa) - O chefe de Estado timorense, Xanana Gusmão, receb e sexta-feira uma delegação da FRETILIN, disse hoje à Lusa o presidente do parti do maioritário em Timor-Leste, Francisco Guterres "Lu-Olo".

A delegação partidária deverá entregar a Xanana Gusmão a resposta ao documento que recebeu do Presidente da República, em que este expõe o seu conceito de governo de transição, acrescentou à Lusa fonte da Presidência da República.

Com a demissão do primeiro-ministro Mari Alkatiri, que é o secretário-geral da FRETILIN, no passado dia 26 de Junho, o governo timorense passou a ser c oordenado pelo ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e d a Defesa, José Ramos Horta.

Ramos Horta, o ministro da Saúde, Rui Araújo (ambos independentes), e Estanislau da Silva, que tutela a Agricultura, Florestas e Pescas e é membro do C omité Central da FRETILIN, integram a lista de candidatos a primeiro-ministro do governo de gestão que a FRETILIN pretende entregar a Xanana Gusmão.

José Ramos Horta, um dos fundadores da FRETILIN, partido que abandonou durante a ocupação indonésia de Timor-Leste, tem sido apontado como um dos princ ipais candidatos à chefia do novo governo, que irá preparar as próximas eleições , previstas para Abril ou Maio de 2007.

Caso fracassem os contactos para a formação deste executivo, Xanana Gus mão poderá dissolver o Parlamento Nacional, optando pela antecipação da ida às urnas, neste caso ainda em Novembro deste ano, segundo admitiu a semana passada fonte oficial.

...-
EL/PNG.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.