sexta-feira, julho 07, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida:

Vocês são pessoas que se sentiram doentes porque o Presidente Xanana teve a convicção de parar as praticas despóticas do vosso partido do governo. Admitam isso. Agora foi-se o vosso sonho de governarem nos próximos 50-100 anos como o vosso amado Alkatiri costumava gabar-se abertamente.
Apesar de toda a gente saber que ele é acima de tudo arrogante, tais declarações incluindo "se a fretilin perder haverá derramamento de sangue " foram claras demonstrações não só de arrogância mas de que alkatiri e a fretilin estavam dispostas a fazer tudo, incluindo derramar o sangue das pessoas para ter as coisas a ir à sua maneira.

Por causa disso devem todos envergonhar-se. Os Timorenses têm a sorte de ter Xanana como seu Presidente. E apesar de terem feito todos os esforços para redigir uma constituição que retirou todos os poderes do Presidente nunca puderam tirar a autoridade moral e o grande respeito que a maioria dos Timorenses têm por Kay Rala Xanana Gusmão.

O governo de Alkatiri foi um tumor maligno que tinha que ser removida e que foi removida

Em Resposta:

O sonho não é para a FRETILIN governar 50-100 anos. O sonho é para um Timor-Leste pacífico.

Sou um apoiante da FRETILIN e sou o primeiro a admitir que Timor-Leste precisa de partidos da oposição mais fortes para desafiarem a FRETILIN. O desafio da força política da FRETILIN precisa de vir dos partidos políticos, não do Presidente. As acções do Presidente estão a abrir um precedente inaceitável em Timor-Leste.

O problema em Timor-Leste é que os partidos da oposição não estão a apresentar nenhumas políticas que aliviem a pobreza do país. Mostrem-me o plano estratégico que elaboraram para melhorar o país, o que pensam fazer com os rendimentos do petróleo e o que planeiam para o sistema de saúde. Os partidos da oposição não se podem somente abrigarem-se atrás do Presidente para esconderem as suas deficiências.

Pelo que observo, tudo o que os partidos da oposição fazem é passar o tempo a criticar o governo. Dizem que são a favor do povo e que compreendem o povo, mas qual é exactamente o seu plano para tirar Timor-Leste da pobreza e maximizar o uso dos seus recursos? Como é que vão resolver o problema da iliteracia? Seriamente, por favor, indiquem-se um local onde possa ver essas políticas. Estou desejando conhecer qual a visão que os partidos da oposição têm para Timor-Leste e como pensam atingi-la.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta mesmo visto que foi para criar a paz que o Rogerio distribuiu armas a civis. Afinal quem devia ser nobel da paz era o duo Rogerio/Alkatiri.
E preciso ter muita pachorra para aturar tanto lobo em pele de cordeiro.

Anónimo disse...

E desde quando e que o governo da fretilin ja tirou os timorenses da pobreza? Olhe que Timor nao e so farol e praia dos coqueiros. OK?

Pelo contrario. O desemprego aumentou e as despesas de estado concentraram-se, nos anos anteriores, na administracao publica que e um sector nao-produtivo.
Por outro lado outras areas mais importantes da economia como a agricultura e infra-estrura foram negligenciadas. Partindo do principio que 80% da populacao vive da agricultura de subsistencia nao era preciso ser muito esperto para perceber que o orcamento para a agricultura devia ser muito maior do que foi nos anos anteriores. Ai devo dizer que o Ministro Estanislau batalhou sempre por uma porcao maior do orcamento porque compreendia muito bem este facto sobre a populacao timorense, mas nao foi possivel porque a prioridade nao era reduzir a pobreza mas aumentar o controle do aparelho de estado, formar policias de todo o tipo com armas de todo o tipo, mas que por ironia, nem foram chamadas a actuar no que seria o primeiro grande teste da sua capacidade(28-29 Abril).

Algumas das marcas de um "grande" governo.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:51:15 PM: o governo herda polícias e forças armadas da UNTAET que manteve (nem mais nem menos), estretanto montam agora este drama todo porque despediu 600 que já se tinham auto-despedido há dois meses (com a queixa de "falta de condições"), mas agora você critica o Governo por ele afinal manter a polícia com o tipo de organização e armas que herdou da UNTAET? Imagine só o drama que montariam se SEM justa causa o governo reestruturasse a polícia. Pobre Alkatiri, preso por ter cão, preso por não o ter!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.