sexta-feira, julho 07, 2006

Alkatiri ouvido por MP dia 20 sobre distribuição armas a civis

Díli, 07 Jul (Lusa) - O ex-primeiro-ministro de Timor-Leste Mari Alkati ri presta declarações ao Ministério Público sobre o seu alegado envolvimento na distribuição de armas a civis no próximo dia 20, disse hoje à Lusa fonte judicia l em Díli.

"A audição de Mari Alkatiri foi marcada para dia 20 de Julho", disse a fonte judicial, que solicitou o anonimato.

Mari Alkatiri, que se demitiu do cargo de primeiro-ministro a 26 de Jun ho e assumiu o lugar de deputado da FRETILIN, foi envolvido no caso das armas po r Vicente da Conceição "Railos", veterano da resistência contra a ocupação indon ésia.

"Railos", chefe de um alegado "esquadrão da morte", acusou Mari Alkatir i de ter dado ordens ao ex-ministro do Interior Rogério Lobato para distribuir a rmas ao seu grupo, composto por 30 a 35 homens, para eliminar adversários políti cos, dentro e fora da FRETILIN.

Na sequência das acusações, o Ministério Público abriu um processo para inquirir eventuais responsabilidades de Rogério Lobato, que aguarda em casa o d esenrolar das investigações.

O Ministério Público também notificou Mari Alkatiri para ser ouvido no âmbito do mesmo processo e a audição chegou a ser marcada para sexta-feira passa da, mas foi adiada a pedido do ex-primeiro-ministro.

Mari Alkatiri tem negado repetidamente as acusações e garantiu terça-fe ira, em declarações à Lusa, que não utilizará a imunidade de que goza como deput ado ao Parlamento Nacional para se "esquivar à justiça".

"Quero provar a minha inocência logo na primeira audiência. Não me vou esquivar à justiça, escudando-me no estatuto de parlamentar", disse Alkatiri, qu e será representado pelo advogado português José António Barreiros.

...

EL.

5 comentários:

Anónimo disse...

É grave que sejam dadas informações por "fonte judicial" sobre um processo em segredo de justiça.

Parece que em Timor ninguém escapa. Todos violam a lei sem qualquer escrúpulo e toda a gente acha normal e ninguém questiona.

O país já não tem qualquer credibilidade...

Anónimo disse...

Mas desde quando que uma audicao para prestar declaracoes deve ser segredo? Isto acontece em todo o mundo. Se houver razoes para o sigilo talvez seja sobre as declaracoes que ele vai fazer. Isso e outra coisa.

Anónimo disse...

mesmo ai so deve ser segredo se os tribunais decidirem-se por tal para nao comprometer o processo. Em qualquer dos casos se houver um julgamento mais tarde devera que ser aberto ao publico por ser uma questao de interesse publico.

Anónimo disse...

ESCLARECIMENTO

Diz o Estatuto do Ministério Público que os magistrados do Ministério Público não podem fazer declarações ou comentários sobre processos, salvo em situações especiais.
Na fase de investigação estão obrigados ao segredo de justiça e sigilo profissional.

O que se compreende para que que não haja prejuízo para a investigação.

Terminada a fase de investigação o julgamento é público, salvo em situações especiais.

E já vimos em muitos outros países este tipo de noticias darem origem a um inquérito para apurar a fuga de informação e posterior processo disciplinar.

Mas em Timor tudo é diferente até o Procurador Geral revela o teor de declarações nos processos e nada acontece.

Ai Timor!

Anónimo disse...

Quer isto dizer a propria data da audicao (nao falo do conteudo) deve ser mantida em segredo?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.