sábado, maio 27, 2006

GOLPE DE ESTADO EM TIMOR-LESTE!

Houve confrontos violentos e várias casas incendiadas em Comoro e no Bairro Pité esta manhã

As tropas australianas a assistirem NADA fizeram

O Primeiro-Ministro deu uma conferência de imprensa no Hotel Timor (que fica dentro do perímetro de segurança que deveria estar seguro pelos militares australianos) e um grupo de civis armados chegou praticamente à porta do Hotel.

Uma patrulha a pé de soldados australianos detiveram-nos. Não mandaram reforços e o PM continuou sem segurança internacional

Deixaram que outro grupo entrasse dentro do porto de Díli (em frente ao Hotel Timor) provocando o pânico

Ontem o médico australiano do batalhão que chegou, foi a casa do Presidente da República escoltado por quatro jipes cheios de tropa especial, e dois helicópteros "Black Hawk" ARMADOS COM ROCKETS

Não apareceram a sobrevoar os confrontos de hoje

ONDE ESTÃO OS MILITARES AUSTRALIANOS E PORQUE NÃO ESTÃO A MANTER A ORDEM?
ONDE ESTÃO AS FORÇAS ESPECIAIS AUSTRALIANAS?
ONDE ESTÃO OS HELICÓPTEROS "BLACK HAWK" QUE TODA A NOITE SOBREVOARAM A CIDADE E QUE DESAPARECERAM HOJE?

PORQUE É QUE 1500 MILITARES AUSTRALIANOS, INCLUINDO FORÇAS DE ELITE, NÃO CONSEGUEM HOJE PARAR A VIOLÊNCIA NA CIDADE?


PORQUE PRESSIONA O PRESIDENTE A DEMITIR O PRIMEIRO-MINISTRO

4 comentários:

Anónimo disse...

o presidente pressiona a demissao do PM pk o presidente eh simplesmente um puppet nas maos de outras pessoas..... e o PM nao vai com qualquer, mesmo que este seja o seu proprio PR...

Anónimo disse...

É a factura, meu caro, é a factura! Pelos vistos com pagamento à vista! Nem 30 dias dão para a pagar! Era previsível...

Anónimo disse...

A possibilidade de golpe de estado está derrotada. Nenhum país decente reconheceria tal aventura.
Continuo a não acreditar que o sr. Gusmão seja golpista.
Chega de alarmismo!!
Alfredo (Brasil)

Raimundo Narciso disse...

Nâo creio que Chanana Gusmão apoie o golpe em marcha mas receio que não tenha a necessária firmeza ou capacidade para resistir às muitas e poderosas pressões dos que querem ver este governo pelas costas. Pressões australianas, das multinacionais do petróleo e dos que internamente se disporão a gerir o dossiê a contento destes. O petróleo é um bolo demasiado grande para se deter perante "ninharias" como isso da legalidade democrática. O 1ºM australiano não esconde o seu desejo de afastar o governo de Mari Alkatiri que foi firme e competente a defender os interesses de Timor não se submetendo à sua gula petrolífera.
Há também demasiado gente a querer colocar no mesmo pé as instituições democraticas eleitas e esse major golpista e com aspecto "australiano". É muito importante conseguir a unidade dos órgãos eleitos do Estado e das suas principais figuras.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.