sábado, maio 27, 2006

Boa, rapazes!

Quatro indivíduos com catanas detidos bairro professores portugueses

Díli, 27 Mai (Lusa) - Quatro indivíduos armados com catanas foram hoje surpreendidos no interior do bairro dos professores portugueses na Vila Verde e, depois de desarmados, entregues à Polícia Militar, em Díli, disse fonte militar à Lusa.

Os quatro alegaram que estavam a tentar proteger-se dos confrontos no bairro, vizinho do Bairro Pité, onde durante a madrugada e ainda durante a manhã se registam graves incidentes, que incluem o incêndio de várias casas, e que obrigaram à intervenção de militares australianos.
Testemunhos dos professores no local garantiram à Lusa que em nenhum caso os cidadãos portugueses estiveram sob ameaça, apesar do susto.

As catanas que os quatro indivíduos empunhavam foram apreendidas pelos efectivos do Grupo de Operações Especiais (GOE), da PSP, presentes no local.

Cerca de 60 professores portugueses, designadamente os que trabalham em Díli, bem como os que trabalham nos distritos de Bobonaro e Ermera, encontram-se presentemente no bairro da Vila Verde, um complexo de casas pré-fabricadas, situado junto à Sé Catedral da capital.

Os professores portugueses que trabalham no distrito de Liquiça encontram-se noutro bairro de docentes portugueses, o chamado bairro da FUP, situado ao lado do Hotel Timor.

Muitos populares residentes no bairro da Vila Verde refugiaram- se entretanto na Sé Catedral, e numa volta pela cidade a Lusa testemunhou a aglomeração de milhares de pessoas junto a igrejas e instituições ligadas à Igreja Católica.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que o Governo identifique quem sao esses queima casas e quem esta por tras disso e os ponha a pagar e reconstruir o que a muito custo e suor foi conseguido. So assim acabarao essa mania de pegar fogo a tudo. Talvez polos na brigada de estradas com um guarda e chicote para os re-educar.

Mata Hari

Anónimo disse...

Já agora fazemos uma troca.Mandamos para lá a GNR e Timor manda o "identificador" dos "queima-casas" fazer uma comissão em Portugal durante a época dos incêndios.Afinal uma mão lava a outra

Anónimo disse...

ai... concordo mto com a mata... k ponham os responsaveis a contruir tudo akilo k destruiram pra saberem o knto os outros trabalharam pra construir.. e kem reclamar k leva uas boas xicotadas

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.