sábado, maio 27, 2006

Freitas do Amaral acusa Austrália de ingerência assuntos internos

Viena, 27 Mai (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Diogo Freitas do Amaral, acusou hoje o governo australiano de "ingerência nos assuntos internos" de Timor-Leste.
Freitas do Amaral reagia às declarações do primeiro-ministro australiano, John Howard, que apontou a existência de "um problema significativo de governação" em Timor-Leste, afirmando que os confrontos dos últimos dias são "uma lição" para os responsáveis eleitos.
"Considero uma ingerência nos assuntos internos de Timor-Leste e, pela nossa parte, discordamos desse tipo de declarações por parte de países estrangeiros", afirmou Freitas do Amaral à entrada para a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Viena.
"Há um problema significativo de governação em Timor-Leste", disse sexta-feira John Howard, em declarações à rádio australiana ABC.
"Não vale a pena andarmos a enganar-nos. O país não tem sido bem governado e espero que a experiência, para os que estão em cargos eleitos, de terem a necessidade de pedir ajuda do exterior, induza o comportamento apropriado no país", concluiu o governante australiano.
FPB/TSM.

FORÇA TIMOR-LESTE E PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

MCR disse...

Ai como me sinto confortada por esta reacç
ao oportuna do Prof. Freitas do Amaral

Também eu não gostei, mesmo nada!
Não gostei do sentido da comunicação de John Howard. Colocar um homem, que de Timor só quer o petróleo, a dizer que Timor é mal governado, no mínimo só pode levantar suspeita. Suspeita sobre a veracidade da afirmação de John Howard, claro.

Vamos separar as águas!
Mari Alkatiri teve culpa em ter menosprezado os clamores crescentes dos antigos guerrilheiros insatisfeitos, por um motivo, ou por outro. Porque não foram integrados nas FDTL. Porque foram integrados, mas não com o estatuto de dignidade de quem tornou a guerrilha maubere numa lenda! Enfim, e com certeza motivos ainda mais complicados.
Mas Mari Alkatiri é um homem sério. Um homem com sentido de Estado. Um homem honesto. Isto há que dizê-lo. Não porque o conheça, mas porque esta é a apreciação imparcial que dele fazem pessoas de todos os quadrantes que com ele têm ou tiveram o privilégio de conviver.

Ora é esta seriedade que não agrada a John Howard. Poque tem um rival à altura na discussão sobre o petróleo. Porque não encontra nele espaço para negócios menos claros. Por isso manda tropas, OK! Não convém de facto uma guerra. Isso ficaria muito mal face à comunidade internacional. Afinal com uma potência poderosa ali tão perto, mal seria. Mas um golpe de Estado ou que se fale muito disso? Aaaaaaaaaah isso sim, isso viria a calhar. De preferência ganho por um militar fajuto qualquer, que se deixa filmar à boa maneira que agrada aos media (maldita televisão... dá ideias!) .Militar que não sofreu as agruras da guerrilha, mas que foi treinado com bons propósitos pelas forças internacionais. Pois agora é este militar fajuto que parece querer brincar à guerra. Afinal andou a aprender estratégia e a usar armas para quê?
Um destes militares assim serve a John Howard e a toda a oposição que quer derrubar Mari Alkatiri. O petróleo, meus senhores, o petróleo e o poder!

Ai Timor se a ganância chega ao poder. Mari Alkatiri pode não ser perfeito. Não é! Mas tem qualidades que permitem Timor prosperar. Sobretudo, é incorrupto. Ele ... e Xanana Gusmão.

Por isso não me venham com patranhas. Os jornalistas que se informem, antes de fazerem deste cenário, um cenário muito pior. Mas que ideia esta de só verem o lado errado das coisas!

Lukutassi

António Melenas disse...

È justíssima a posição de Freitas do Amaral ao condenar a apreciação do Primeiro Ministro australiano acerca do Governode Mari Alkatiri. É uma ingerência intolerável que denuncia bem tudo o que está por detrás da agitação dos últimos dias. Aliás fico na dúvida se os militares vieram para ajudar a repor a normalidade ou se para ajudar a derrubar o Governo que tanto os incomoda

Anónimo disse...

ta mto bem Sr. Freitas do Amaral... ta sendo aplaudido.. a declaracao k fez face a John Howard foi mto bem dita...
parabéns

Anónimo disse...

O que o MNE português disse só peca por tardio, mas antes tarde que nunca. Vivam os timorenses!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.