segunda-feira, fevereiro 18, 2008

ONU PATROCINA MAFIAS EM TIMOR-LESTE?

Blog Timor Lorosae Nação

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008
ONU PATROCINA MAFIAS EM TIMOR-LESTE?

Jaime Silva Pinto

ATUL KAHRE E SUA EQUIPA GO HOME
AUSTRÁLIA INTEGRADA EM FORÇA MILITAR COM COMANDO ONU

Quando lemos o postado imediatamente em baixo, relacionado com as desobediências de autoridades militares e da ONU, aos tribunais constituídos em Timor para o contributo do cumprimento das leis e da ordem democráticos, não podemos de considerar incompreensível que assim tenha acontecido e presumivelmente continue a acontecer.

A arrogância da ONU em Timor, na pessoa do representante do SG, Atul Kahre, bem como dos comandantes militares australianos, vieram provar a sua cumplicidade - no mínimo moral – em toda a espécie de ilegalidades que promoveram e instauraram no país onde supostamente deviam contribuir para consolidar, pacificar e democratizar.

Repetindo a dose, assistimos à invasão de Timor-Leste por mais militares e polícias australianos fora do contexto da ONU. Eles ocuparam o país sem condições e à revelia das leis reconhecidas pela comunidade internacional representada pela ONU no terreno. Estranha forma de agir do senhor Atul Kahre. Estranha democracia a do novo primeiro-ministro Kevin Rudd ao cumprimentar militares déspotas, como quase sempre o são, que se dão ao luxo de ignorar e desobedecer às leis por que Timor se deve reger e que são explicitas para quem as quiser verificar no texto mais em baixo, relacionado com o assunto.

Lamentavelmente, deparamos com uma triste realidade em Timor. O representante da ONU no país é um indivíduo marginal aos parâmetros legais por que se devia reger – de acordo com a legalidade e respeito devido aos tribunais.

Como se não bastasse, acompanha-o nesses estranhos comportamentos comandantes militares que se regem por leis suas em vez das do país onde se encontram e alegam querer auxiliar. Tudo isto ao abrigo de Atul Kahre. Tudo isto, em última análise, ao abrigo de Ban Ki-moon. Tudo isto ao abrigo da complacência de um dito democrata e “amigo de Timor” Kevin Rudd.

Está provado que as suas desobediências e ostensivo desrespeito pelas mais elementares normas do mundo civilizado, humanista e democrático conduziram a novo caos em Timor-Leste, devendo por isso serem responsabilizados e substituídos. São também eles autores morais do atentado que vitimou o presidente Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão, para não referir todo este longo período de instabilidade que promoveram ao desobedecer ao tribunal.

Também as forças militares australianas e neozelandesas que se encontram no país não devem mais continuar à margem do comando da ONU mas sim terem de se integrar num comando internacional daquela organização que aglutine todas as forças militares presentes.

Só assim a legalidade poderá voltar a Timor-Leste e a comunidade internacional, principalmente dos países doadores, poderá deixar de admitir a possibilidade de se estar a formar em Timor-Leste uma máfia patrocinada pela ONU e pela Austrália em detrimento dos reais interesses dos timorenses e dos objectivos pretendidos pelos contribuintes dos países da comunidade internacional que há anos se esforçam por levar aos timorenses a sua independência, bem estar e a democracia.

Nenhum cidadão do mundo que se reja pela decência poderá concordar com máfias na organização mundial que deve ser exemplo para todos os países, a ONU. Só de suspeitar incomoda.

As suspeitas surgem através da soma de factos e já há demais para somar e perceber evidências.
...

Post anterior:

ONU E ISFs TÊM RESPONSABILIDADES NOS ATENTADOS

5 comentários:

Anónimo disse...

Já reparou que há uma contradição neste seu 'post'? Por um lado insurge-se contra o facto de a ONU não obdecer às leis do país e por outro... quer todos sob a alçada da ONU!... Então em que ficamos? Ou melhor: não pode ficar por aqui. Tem é de se esclarecer a quem obedece a ONU em tais circunstâncias. Ao "Estado"? Mas o Estado não é, objectivamente, "nada". Ou melhor: é um conjunto de várias instituições. E se cada uma delas puxar para seu lado a ONU nem sequer fica baralhada: opta sempre --- tem optado em todo o lado em que interveio --- por se "colar" a quem a chamou a intervir no país: o Governo.
Actuar de outra forma seria colocar em causa a soberania do país (independente). Mas actuar ao sabor do Governo, como faz, pode transformar a ONU num instrumento da política deste, mesmo que ela tenha contornos de democraticidade mais que suspeitos.
É esse o drama da ONU. E que não conseguiu nem conseguirá ultrapassar enquanto se envolver em conflitos internos aos países --- coisa para que não foi criada nem está, nitidamente, fadada.
Moral da história: aceitam-se sugestões sobre como "descalçar a bota"!...

Anónimo disse...

Sem dúvida nenhuma de que os homens da ONU em TL são máfias de calibre de que estão a ser padrinhos dos líderes mafiosos timorenses como questionam o Povo Sofredor Maubere. A história falara em si, e os supostos criminosos quer eles são membros do actual governo tanto como membros do parlamento da AMP deverão todos ser investigados pelos tribunais competentes e legais de Timor Leste par apura a veracidade dos factos, porque vejamos como e possível os carros que foram transportados a coluna do falecido Major Alfredo eram todos com a chapa de matricula do actual governo. Deste modo há muita coisa que a justiça de TL deve tomar series medidas par a sua devida solução e não olham para as caras e posições. Só assim os tribunais de TL agem dentro da sua área de acção totalmente independente dos outros órgãos da soberania e posteriormente possam até mesmo apanhar em flagrante os delinquentes desse cenário político mafiosos dos políticos timorenses em conluio com os mafiosos estrangeiros que neste momento estão a fazer desonestos jogos em criar mais instabilidades e inseguranças a RDTL e a sua soberania emergente neste milénio.

Maubere nas montnhas de Timor Leste!

Anónimo disse...

Será esta a razão básica de que os membros da AMP no Parlamento tanto como no Governo quiseram manipular os factos históricos e não só como também quiseram com essa camuflada acção criminosa para transformar em causa a configuração política de TL na arena internacional? E então, porque o senhor Xanana rejeitou por completo a Comissão de Investigação Internacional proposta dada por outros líderes políticos com uma certa boa-fé, para que a justiça da RDTL venha a ser executada cabalmente em Timor Leste?! Ainda estamos perante um mistério do trágico acontecimento de 11 de Fevereiro de 2008.

De Maubere nas montanhas de Timor Leste.

Anónimo disse...

Sem dúvida nenhuma de que os homens da ONU em TL são máfias de calibre de que estão a ser padrinhos dos líderes mafiosos timorenses como questionam o Povo Sofredor Maubere. A história falara em si, e os supostos criminosos quer eles são membros do actual governo tanto como membros do parlamento da AMP deverão todos ser investigados pelos tribunais competentes e legais de Timor Leste par apurar a veracidade dos factos, porque vejamos como e possível os carros que foram transportados a coluna do falecido Major Alfredo eram todos com a chapa de matricula do actual governo. Deste modo há muita coisa que a justiça de TL deve tomar series medidas para a sua devida solução e não olham para as caras e posições pessoais. Só assim os tribunais de TL agem dentro da sua área de acção totalmente independente dos outros órgãos da soberania e posteriormente possam até mesmo apanhar em flagrante os delinquentes desse cenário político mafiosos dos políticos timorenses em conluio com os mafiosos estrangeiros que neste momento estão a fazer desonestos jogos em criar mais instabilidades e inseguranças a RDTL e a sua soberania emergente neste milénio.

Finalmente Xanana Gusmão e Fernando de Araújo são peões avançados do imperialismo yanke representado no solo Pátrio Maubere. Fogo aos traidores da Pátria ergue-se Povo Maubere e faca a vossa própria justiça aos dois bandidos e vendilhões da Pátria Maubere aos Kangaros e aos Milhafres Yankes. Fora da Pátria Maubere verdadeiros os criminosos da humanidade em todo o Planeta.

Maubere nas montanhas de Timor Leste!

Anónimo disse...

Alo Dili


O pais esta a ser governado por bandidos a comecar por Xanana e a mulher como todos os outros como nos ja sabemos assim como as ONU e as forcas de estabilizacao que tem contruibuido para a crise de 2006. A entrada dos elementos do FBI nada ira contribuir para a investigacao porque foram eles que estiveram tambem envolvidos. Vai ser uma salada russa. A critica do Horta aos americanos com a presenca dos medicos cubados e tambem eleicoes antecipadas nao cairam de agrado para as potencies que estao em jogo em Timor Leste.Nem o Xanana esta interessado em eleicoes antecipadas.
Nao tiveram onde pegar para incriminar o Alfredo.O Xanana e o grupo eram autores da crise de 2006 criaram o monstros fomentaram a crise a mulher pagou a estadia. A prisao de Angela de Pires e apenas uma fantasia sabia muito bem que tanto Longuinhos, Agio Pereira, Leandro Issac, Fernado Lasama, Vital Santos, Joe Goncalves negociador com Alfredo, Mario Carrascalao faziam parte do grupo chefiado por Xanana e Horta e com apoio tacico dos dois Bispos da crise de 2006 e com o apoio do antigo governo Howard da Australia. Agora estao mudar a tactica incriminando o grupo do Alfredo de criminosos que foram eles que alimentaram. Agora temos o tal presidente interino Lasama autonomista apoianta e admirador do Alfredo para a campanha das eleicoes do PD facilitando o acordo com o Horta para a presidencia e ele para Presidente do Parlamento.Estava tudo cozinhado.Foram o PD com as suas demonstracoes de violencia na crise de 2006 para o derrube do governo.Se forem para Udilaram – Vila Verde durante a crise tinha uma base das tropas australianas quando sairam ficou uma sede do partido PD.O Joe Goncalves o negociador do Governo Ministro da Economia tinha ido para Australia dois dias antes do incidente de Dili com a morte do Alfredo cuja mulher tinha um contracto com o governo de 2.5 milhoes de dolares para a compra de arroz. Tinha vivido em Melbourne fugiu para Qeensland de ter roubado dinheiro da comunidade chinesa em Melbourne e la comprou um minisupermercado. As FDTL e as Policias ficaram no comando de operacoes na caca ao homem porque os senhores autores tanto o Xanana ,ONU e Forcas internacionais nao tiveram a coragem e com que lata de ir contra aqueles os que tiveram sempre a apoia-lhos na crise e o derrube do governo


Por agora e tudo

De Aikurus

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.