segunda-feira, fevereiro 18, 2008

"Não ataquei Xanana Gusmão!" - Gastão Salsinha

Em entrevista à RTP, Vitor Alves, pai adoptivo de Reinado afirma ao jornalista Paulo Dentinho que falou com Gastão Salsinha que garante não ter atacado Xanana Gusmão. Insiste que o grupo de revoltosos garante não ter atacado Xanana Gusmão

"Não, não ataquei Xanana Gusmão". " E que se "o quisesse matar já o tinha matado".

Vitor Alves refere também que as autoridades recusam dar-lhe os resultados da autópsia de Reinado.

Na mesma reportagem, a RTP confirma que a FRETILIN vai apresentar amanhã uma proposta no Parlamento para que seja pedida uma comissão de inquérito internacional, que não contemple pessoas dos países com forças de segurança no país, incluindo Portuagal e... a Austrália.

Cada vez mais surgem indícios de que nem a comitiva de Xanana Gusmão foi atacada por elementos do grupo de Alfredo Reinado, nem a casa de Xanana Gusmão terá estava sob qualquer ataque.

A fita e o teatro feito quer pelo Primeiro-Ministro Xanana Gusmão e pela sua mulher, que dizem ter identificado Salsinha no "suposto ataque" terão apenas tido como objectivo vitimizar Xanana Gusmão e evitar a revolta dos apoiantes de Reinado contra si.

Os próprios militares australianos que estavam na zona não deram por nada e manifestaram-se surpresos com o "ataque".

A própria GNR não viu nenhum grupo nem ouviu tiros, quando foi resgatar a mulher de Xanana Gusmão e os "carros emboscados" não revelam sinais "de fogo pesado" como Xanana Gusmão disse ter acontecido.

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta claro que ele nao atacou o Xanana! O Xanana estava escondido la naquele buraco como de costume, nao e?

TRAZVIBIZNOBICO

Anónimo disse...

Sem dúvida nenhuma de que os homens da ONU em TL são máfias de calibre de que estão a ser padrinhos dos líderes mafiosos timorenses como questionam o Povo Sofredor Maubere. A história falara em si, e os supostos criminosos quer eles são membros do actual governo tanto como membros do parlamento da AMP deverão todos ser investigados pelos tribunais competentes e legais de Timor Leste par apura a veracidade dos factos, porque vejamos como e possível os carros que foram transportados a coluna do falecido Major Alfredo eram todos com a chapa de matricula do actual governo. Deste modo há muita coisa que a justiça de TL deve tomar series medidas par a sua devida solução e não olham para as caras e posições. Só assim os tribunais de TL agem dentro da sua área de acção totalmente independente dos outros órgãos da soberania e posteriormente possam até mesmo apanhar em flagrante os delinquentes desse cenário político mafiosos dos políticos timorenses em conluio com os mafiosos estrangeiros que neste momento estão a fazer desonestos jogos em criar mais instabilidades e inseguranças a RDTL e a sua soberania emergente neste milénio.

Maubere nas montnhas de Timor Leste!

Anónimo disse...

Será esta a razão básica de que os membros da AMP no Parlamento tanto como no Governo quiseram manipular os factos históricos e não só como também quiseram com essa camuflada acção criminosa para transformar em causa a configuração política de TL na arena internacional? E então, porque o senhor Xanana rejeitou por completo a Comissão de Investigação Internacional proposta dada por outros líderes políticos com uma certa boa-fé, para que a justiça da RDTL venha a ser executada cabalmente em Timor Leste?! Ainda estamos perante um mistério do trágico acontecimento de 11 de Fevereiro de 2008.

De Maubere nas montanhas de Timor Leste.

Anónimo disse...

Sem dúvida nenhuma de que os homens da ONU em TL são máfias de calibre de que estão a ser padrinhos dos líderes mafiosos timorenses como questionam o Povo Sofredor Maubere. A história falara em si, e os supostos criminosos quer eles são membros do actual governo tanto como membros do parlamento da AMP deverão todos ser investigados pelos tribunais competentes e legais de Timor Leste par apurar a veracidade dos factos, porque vejamos como e possível os carros que foram transportados a coluna do falecido Major Alfredo eram todos com a chapa de matricula do actual governo. Deste modo há muita coisa que a justiça de TL deve tomar series medidas para a sua devida solução e não olham para as caras e posições pessoais. Só assim os tribunais de TL agem dentro da sua área de acção totalmente independente dos outros órgãos da soberania e posteriormente possam até mesmo apanhar em flagrante os delinquentes desse cenário político mafiosos dos políticos timorenses em conluio com os mafiosos estrangeiros que neste momento estão a fazer desonestos jogos em criar mais instabilidades e inseguranças a RDTL e a sua soberania emergente neste milénio.

Finalmente Xanana Gusmão e Fernando de Araújo são peões avançados do imperialismo yanke representado no solo Pátrio Maubere. Fogo aos traidores da Pátria ergue-se Povo Maubere e faca a vossa própria justiça aos dois bandidos e vendilhões da Pátria Maubere aos Kangaros e aos Milhafres Yankes. Fora da Pátria Maubere verdadeiros os criminosos da humanidade em todo o Planeta.

Maubere nas montanhas de Timor Leste!

Anónimo disse...

"A fita e o teatro feito pelo Primeiro-Ministro Xanana Gusmão e pela sua mulher, que dizem ter identificado Salsinha no "suposto ataque"

O unico problema com esta afirmacao e' que nao foi Xanana nem a sua mulher que dizem ter identificado Salsinha.

Xanana ja nao se encontrava em casa e a Kirsty foi informada pelos militares da F-FDTL que protegiam a casa que ela se encontrava cercada, como alias devia ser.

Seria um pouco ridiculo ter que ser a Kirsty a informar os elementos do corpo de seguranca sobre a situacao de seguranca da casa.

Sabemos pelas informacoes que quem alegadamente identificou o grupo de Salsinha foram os elementos do dispositivo de seguranca das F-FDTL destacadas na residencia de Xanana.

O que quer entao isto dizer? Que os militares das F-FDTL que disseram ter identificado o Salsinha mentiram??

E se estes militares da F-FDTL mentiram, porque mentiram?
Qual foi o motivo de implicarem o Salsinha quando este diz nunca ter atacado nem a residencia nem o carro de Xanana?

Hmmmmmm....Aqui ha gato!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.