Público, 18.02.2008
Ângela Pires, Angelita ou Angie Pires, assessora jurídica do falecido major rebelde Alfredo Alves Reinado, foi ontem detida em Timor-Leste, devendo ser constituída arguida, segundo o procurador-geral Longuinhos Monteiro, citado pela Lusa. É prima da ministra das Finanças e do Plano, Emília Maria Valéria Pires.
Isso aconteceu horas depois de o Conselho de Ministros ter determinado que só os timorenses, e não a polícia das Nações Unidas ou os militares da Austrália e da Nova Zelândia, é que deverão perseguir os rebeldes que andam a ser procurados por causa dos controversos incidentes de há uma semana. O comando das operações foi entregue ao chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa, general Taur Matan Ruak.
Quanto ao Presidente, José Ramos-Horta, internado em Darwin, na Austrália, deverá ser amanhã submetido a uma quinta intervenção cirúrgica, tendo, segundo a imprensa local, gritado "Não disparem! Não disparem!", quando começou a sair do coma e a sua mente ainda estava no tiroteio de dia 11.
De acordo com fontes diplomáticas não especificadas ontem citadas pela Lusa, o chefe de Estado estaria a encarar a hipótese de convocar, talvez no próximo ano, eleições legislativas e presidenciais antecipadas. Há sete meses ele excluíra a hipótese de intercalares no início de 2008, indo a sua preferência para "um Governo de grande coligação, ou inclusão", onde tanto estivessem a Fretilin, de Mari Alkatiri, como o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste, de Xanana Gusmão, além de outros grupos.
segunda-feira, fevereiro 18, 2008
Detida assessora jurídica de Alfredo Reinado
Por Malai Azul 2 à(s) 19:54
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Alo Dili
Nao e nunca havera justica justa e livre se estiver o Longuinhos como o procurador Geral.
O pais esta a ser governado por bandidos a comecar por Xanana e a mulher como todos os outros como nos ja sabemos assim como as ONU e as forcas de estabilizacao que tem contruibuido para a crise de 2006. A entrada dos elementos do FBI nada ira contribuir para a investigacao porque foram eles que estiveram tambem envolvidos. Vai ser uma salada russa. A critica do Horta aos americanos com a presenca dos medicos cubados e tambem eleicoes antecipadas nao cairam de agrado para as potencies que estao em jogo em Timor Leste.Nem o Xanana esta interessado em eleicoes antecipadas.
Nao tiveram onde pegar para incriminar o Alfredo.O Xanana e o grupo eram autores da crise de 2006 criaram o monstros fomentaram a crise a mulher pagou a estadia. A prisao de Angela de Pires e apenas uma fantasia sabia muito bem que tanto Longuinhos, Agio Pereira, Leandro Issac, Fernado Lasama, Vital Santos, Joe Goncalves negociador com Alfredo, Mario Carrascalao faziam parte do grupo chefiado por Xanana e Horta e com apoio tacico dos dois Bispos da crise de 2006 e com o apoio do antigo governo Howard da Australia. Agora estao mudar a tactica incriminando o grupo do Alfredo de criminosos que foram eles que alimentaram. Agora temos o tal presidente interino Lasama autonomista apoianta e admirador do Alfredo para a campanha das eleicoes do PD facilitando o acordo com o Horta para a presidencia e ele para Presidente do Parlamento.Estava tudo cozinhado.Foram o PD com as suas demonstracoes de violencia na crise de 2006 para o derrube do governo.Se forem para Udilaram – Vila Verde durante a crise tinha uma base das tropas australianas quando sairam ficou uma sede do partido PD.O Joe Goncalves o negociador do Governo Ministro da Economia tinha ido para Australia dois dias antes do incidente de Dili com a morte do Alfredo cuja mulher tinha um contracto com o governo de 2.5 milhoes de dolares para a compra de arroz. Tinha vivido em Melbourne fugiu para Qeensland de ter roubado dinheiro da comunidade chinesa em Melbourne e la comprou um minisupermercado. As FDTL e as Policias ficaram no comando de operacoes na caca ao homem porque os senhores autores tanto o Xanana ,ONU e Forcas internacionais nao tiveram a coragem e com que lata de ir contra aqueles os que tiveram sempre a apoia-lhos na crise e o derrube do governo
Por agora e tudo
De Aikurus
Enviar um comentário