sábado, março 03, 2007

Timor-Leste: Mais cinco mil deslocados nas últimas semanas

Diário Digital/Lusa
02-03-2007 12:19:54

O número de deslocados internos em Timor-Leste aumentou em cerca de cinco mil pessoas no último mês, disse hoje à Lusa fonte da missão das Nações Unidas.
Segundo a UNMIT, o aumento do número de deslocados obrigou à abertura de quatro novos campos e fez-se sentir sobretudo na semana passada.


Os responsáveis humanitários da UNMIT relacionam este rápido aumento de deslocados com a situação de distúrbios na capital devido à escassez de arroz no mercado.

O vice-representante especial do secretário-geral da ONU em Timor, Finn Reske-Nielsen, que é também o responsável para os assuntos humanitários da missão, disse à Lusa que «é muito difícil dar um número exacto de deslocados em Díli porque a população dos campos é flutuante».

Estimativas para o início de Janeiro davam conta de entre 25 a 29 mil deslocados na capital. Em termos de distribuição alimentar, as Nações Unidas, através do Programa Alimentar Mundial e de outras agências, asseguram actualmente distribuição de comida a 70 mil pessoas.

Este número equivale, sensivelmente, a metade da população normal de Díli.

A UNMIT decidiu adiar a redução progressiva deste número de pessoas assistidas, considerando prudente manter a distribuição «por enquanto, para estabilizar a situação».

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.