sábado, março 03, 2007

Major Reinado apela ao diálogo com Presidência via sms

Diário Digital/Lusa
01-03-2007 11:57:00

O major Alfredo Reinado, cercado há dois dias por tropas australianas, pediu ontem, via sms, «diálogo e negociação» à Presidência da República, disse à Lusa um deputado que se encontra em Same (Sul do país).

As Forças de Estabilização Internacionais (ISF) mantêm o cerco a Alfredo Reinado, que hoje ao fim da manhã «dirigiu uma comunicação à população de Same, no centro da vila», afirmou à Lusa o deputado Leandro Isaac.

Durante o contacto telefónico com Leandro Isaac, podia ouvir-se em fundo a intervenção de Alfredo Reinado, por altifalante, intercalada de aplausos da população e do ruído de um helicóptero.

Helicópteros de reconhecimento e de combate das ISF sobrevoam Same e a região montanhosa circundante desde segunda-feira.

As mensagens escritas por telemóvel foram enviadas a um assessor do Presidente da República e ao procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, acrescentou Leandro Isaac.

«Excelências: uma vez mais digo-vos que a solução para esta crise é assim como eu vos digo. A solução para a crise é isto: DIÁLOGO e NEGOCIAÇÄO (sic). O senhor procurador-geral deve responsabilizar-se por seguir o caminho legal da justiça. Obrigado se o aceitarem», concluía a mensagem de Alfredo Reinado a que a Lusa teve hoje acesso também via sms.

Alfredo Reinado esperava hoje poder receber a visita de Longuinhos Monteiro em Same, adiantou ainda Leandro Isaac.

«O único sentido dessa oferta de negociação é, talvez, a de ganhar tempo», comentou uma fonte do governo contactada pela Lusa.

«A posição dos órgãos de soberania é muito clara neste caso e o procurador-geral da República, se se encontrar com Reinado, é para o prender», frisou a mesma fonte.
O brigadeiro Mal Rerden, comandante das ISF, reafirmou hoje que «Reinado apenas tem uma saída, entregar as armas e render-se».

«É bom que todos compreendam que tudo o que está a acontecer é da responsabilidade de Alfredo Reinado», declarou o brigadeiro australiano na conferência de imprensa semanal da missão internacional em Timor-Leste (UNMIT).

«A solução tem que ser entendida pelo povo de Timor-Leste, mas as consequências são totalmente culpa de Reinado», insistiu o comandante das ISF.

«Se ele se importa com o povo timorense e com as pessoas que estão com ele, deve entregar as armas agora e render-se», repetiu o brigadeiro Mal Rerden quando questionado sobre a situação dos civis que se encontram dentro do cerco.

O brigadeiro das Forças de Defesa Australianas, que têm cerca de 800 militares nas ISF, não revelou detalhes operacionais e explicou que «não há qualquer especulação» da sua parte sobre o cerco a Alfredo Reinado.

Algum, «muito pouco», pessoal civil das Nações Unidas que estava em Same em apoio ao processo eleitoral foi retirado da localidade, informou Atul Khare, representante especial do secretário-geral da ONU.

«Não há razão para uma evacuação em massa da população em Same», acrescentou Atul Khare, que pediu para que a situação no local «não seja dramatizada, porque não é dramática».

«Saúdo o apelo do Presidente ao povo timorense para manter a calma», afirmou Atul Khare, referindo-se à comunicação de Xanana Gusmão ao país, segunda-feira passada.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.