quinta-feira, agosto 31, 2006

Mas se fossemos o Reinado, estávamos preocupados

O Reinado fugiu. Se lhe acontecer alguma coisa longe do olhar de todos, de quem vai ser a culpa, com julgamento sumário?

Da Fretilin, das FDTL, dos tais esquadrões da morte, etc, etc, etc.

Mas se fossemos o Reinado, pensávamos duas vezes antes de nos sentirmos livres como os passarinhos.
`
À Fretilin e às FDTL interessa muito mais o exemplo de um julgamento do que uma vingança.

O silêncio do Reinado só interessa a quem o ajudou, a quem o apoiou e a quem ele representa um empecilho depois de não terem conseguido evitar a sua detenção.

O Reinado preso depois de todas as promessas e salvos-condutos que lhe garantiam impunidade começou a ficar nervoso. Ter de esperar por uma amnistia é difícil de conjugar com o seu feitio nervoso e impaciente.

A passividade e a despreocupação das forças australianas depois da fuga do Reinado e de mais 56 reclusos (!), que não teria acontecido se o comando australiano não tivesse retirado a segurança da prisão de Becora, pode provocar reacções precipitadas do lado do primeiro-ministro, como por exemplo cair na tentação de mandar, o que ainda lhe resta de forças de segurança, as FDTL, atrás do Reinado.

E mesmo que as FDTL não tenham nenhuma intervenção, também é fácil, como no passado recente culpá-las. Fardas há muitas por aí, como o Reinado bem sabe, iguais às que ele tinha lá em casa quando foi detido.

E perfeito, o grand final du coup d'etat!

Reinado vítima das FDTL, e claro da Fretilin, a quem uma campanha de desinformação tenta associar desde o início da crise, clima de guerra civil, e voilá, um estado falhado!

Infraestruturas em estados falhados, quem não vai concordar que o Território do Norte não é a solução ... natural?

Se fossemos o Reinado iamos a correr de volta para Becora, antes que os australianos mandem outra vez para lá os kiwis, para não o deixarem entrar...




.

17 comentários:

Anónimo disse...

Ja estao acusando que o programa do SBS sobre os acontecimentos em Timor-Leste e pro-Fretilin.
Posso perguntar a esses acusadores o programa do 4corners que vimos ha meses e pro-o que?
Vi ontem o Dateline; neste programa vi muitos bandidos, vi padres e bispo que nao quiseram ser entrevistados (nao sei porque); antes do Mari sair os padres e o Bispo eram quase sempre vistos a dar entrevistas, agora esta quieto.
Vi o Xanana e sua mulher! Fiquei surpreendido por Xanana se recusar a ser sujeito a uma entrevista para o Dateline; Fiquei tambem surpreendido pela sua maneira de actuar; Acho que o homem ou levou uma lavagem no cerebro ou planta qualquer coisa de especial la no seu encatado jardim; Esta claro que a Kristie iria dizer que o dito
era culpa dos jornalistas!
O membro do Parlamento Leandro armado com aquela arma fez-me lembrar dos soldados Indonesios (ele falou em Bahasa). Como e que esta besta ainda nao foi presa e julgado por ter aparecido armado em publico?
O Mari foi o mais sereno, foi o mais entrevistado, se calhar porque os outros o nao queriam ser, e mostrou ao publico que nao tem nada a esconder. As suas reacoes faciais quando entrevistado, mostram que o homem nao e aquilo que pintam! O mesmo nao posso dizer de Xanana. o padre e o Bispo!
Mas enfim as tristezas em Timor continuam! Agora fugiu o Reinado!
Sera que foi beber umas VB's com seus "mates"?
Ze Cinico

Anónimo disse...

Onde está Alfredo? Está em Balibar provavelmente a tomar o pequeno almoço com o Presidente. E tambem as Polícias e o Exército Australiana podem procurar baixo das suas camas.

Anónimo disse...

Se os OZ não viam o Reinado a 10 metros da porta de armas, como é que vão encontrá-lo agora?

Anónimo disse...

Afinal como eh que eh? Este Ze Cinico eh mesmo um verdadeiro provocador. Os seus amigos/amigas apagam os comentarios que nao favorecem o camarada Alkatiri, mas quando toca a Xanana a musica parece ser bem outra. Acabem la com a expansao da vossa anacronica campanha de teses sem nexo e convoquem todos os vossos amigos para juntamente com o Alkatiri visitarem os locais de piqueniques onde os convidados sao os desgracados cujas casas foram destruidas. Nao vale a pena baterem no Xanana porque se ele e o seus muchachos conseguiram resistir no mato e nas prisoes durante dezenas de anos, nao serao as vossas "pancadinhas de amor" que lhe iram fazer mossa. Camon....Ze Cinico

Anónimo disse...

Afinal como eh que eh? Este Ze Cinico eh mesmo um verdadeiro provocador. Os seus amigos/amigas apagam os comentarios que nao favorecem o camarada Alkatiri, mas quando toca a Xanana a musica parece ser bem outra. Acabem la com a expansao da vossa anacronica campanha de teses sem nexo e convoquem todos os vossos amigos para juntamente com o Alkatiri visitarem os locais de piqueniques onde os convidados sao os desgracados cujas casas foram destruidas. Nao vale a pena baterem no Xanana porque se ele e o seus muchachos conseguiram resistir no mato e nas prisoes durante dezenas de anos, nao serao as vossas "pancadinhas de amor" que lhe iram fazer mossa. Camon....Ze Cinico

Anónimo disse...

leiot de 9:34:19
Desista de defender quem nao merece ser defendido. Esta tao obsecado em atacar Mari Alkatiri que nao analisar os acontecimentos com um bocadinho de inteligencia. Nao esta a ver quem esta por detras do golpe de estado que derrubou o Mari Alkatiri? Tem o direito de nao gostar de Mari Alkatiri e da FRETILIN mas a verdade e so uma. O pais estava em boas maos com o Mari a governar. Os ambiciosos de TL e os seus amiguinhos nao estavam a gostar e fizeram o golpe. So ha uma saida para esta situacao caotica: FRETILIN. E sem duvida o unico partido que pode manter a democracia, paz e esatbilidade em TL. Hoje como no passado, a mesma consitencia, a mesma determinacao.

Anónimo disse...

Carta de pai para filho

Meu querido filho,

Soube da boa nova. Sempre acabaste por sair daquele sítio sombrio e húmido onde a falta da luminosidade e os ratos a passearem dum lado para outro te fazim sempre com mau humor e mal disposto.

Fizeste bem meu filho, fizeste muito bem em saíres e levares contigo os teus 55 amigos. Eles são, meu filho, todos bons rapazes e amigos fiéis com os quais poderás contar sempre que precisares futuramente.

Sei que te queixaste de más condições e mau tratamento lá na albergaria, mas não te preocupes meu filhote, que o papá depois tratará todos aqueles que não te trataram devidamente.

Tenho tanta curiosidade em saber tudo sobre teu escape lá de albergue. Depois contas-me tudo, tudinho.
Só por curiosidade, sempre tomaste aquela porção mágica que te enviei lá dentro de garrafa de água, e que é tão mágica, tão mágica para ganhar força física e intelectual. Foi com essa força que conseguiste abrir a porta da albergue com a chave já lá do outro lado da fechadura, não foi? O que tu fizeste representa uma grande
proeza. Estou tão orgulhoso de ti filho!

Meu filho, agasalha-te bem lá no mato e protege-te de mosquitos.
E não te esqueças, sem nenhuma malandrice, pelo menos até próximas eleições, que o papá vai então pela lei da selva reconhecer-te como general. E terás direito ao teu próprio exército, todo teu, à bandeira, só tua, e aquelas decorações todas que só um general tem direito a pendurar. É mesmo assim, meu filhote, sei que tu te deslumbras com o brilho daquelas estrelinhas e aqueles panos e pareçes então uma verdadeira criança.

Isso só se te portares bem, pois apesar de eu ser teu pai, não penses que vou pular sempre que tu te portes mal. Caso não te portares bem, tu e essa tua rapaziada, vou ter que reservar um avião inteiro só para vocês poderem ir ter com a família lá do outro lado do mar. Meu filhino, vê-lá se metes um acoisa nessa tua cabeçinha: portas-te bem e vais ter estrelinhas nos ombros; portas-te mal e vou ser obrigado enviar-te a trabalhares como mecânico na oficina dos teus tios lá na pátria.

Só mais uma coisa antes que me esqueça; falei com teu tio lá na horta, e ele manda-te muitos, muitos abraços, e evidentemente para os teus amigos também.

Teu papá
Rei Xa

Anónimo disse...

Mais um estupido que nao esta nada a contribuir para esta nacao.

So sabem difamar e pensam que sao os melhores.

Anónimo disse...

"As suas reacoes faciais quando entrevistado, mostram que o homem nao e aquilo que pintam!"

Muito pelo contrario! Uma analise mais minuciosa das suas expressoes faciais, gaguejo, e especialmente como os olhos fecham ou piscam na altura em que diz ou nega certas coisas levantam certas duvidas sobre alguma das coisas que diz. E que a linguagem corporal nao mente. Tenho quase a certeza que o homem nao passaria um teste do poligrafo.

Anónimo disse...

Quinta-feira, Agosto 31, 2006 Anonymous 1:03:13

Uma analise mais minuciosa das suas expressoes faciais, gaguejo, e especialmente como os olhos fecham ou piscam na altura em que diz ou nega certas coisas levantam certas duvidas sobre alguma das coisas que diz. E que a linguagem corporal nao mente. Tenho quase a certeza que o homem nao passaria um teste do poligrafo.

Eu concordo.....mas estou a referir o nosso Presidente.

Anónimo disse...

O Malai Azul passou agora a practica mais desesperada de apagar os comentarios que nao convem aos alkatiristas!
Forca Malai Azul. Eh mesmo assim que vai mostrando cada vez mais o seu facciosismo.
Esta cada vez mais dificil para si disfarcar isso.

Anónimo disse...

Traducao:


Reinaldo halae. Se buat ruma akontese ba nia karik e nem ema ida hare'e, se'e mak atu simu todan ne'e ho julgamentu sumariu?

Fretilin, FDTL, eskuadraun morte, no barak-barak ta'an.

Mas se ita mak Reinado karik, ita sei hanoin dala rua antes ita hanoin katak ita livre hanesan manu oan.

Ba'a Fretilin no ba'a FDTL importante liu mak julgamentu la'os vingansa.

Reinado ninian nonok, interesa liu ba'a se'e mak ajuda nia, ba'a se'e mak apoia nia ba'a se'e mak Reinado hanesan todan tamba la consege ivita ninian detensaun.

Reinado tama komarka no komesa sa'e nervoso depois de ema promete buat hotu no fatin ba'a nia.

Australianu sira ninian preocupacao de pois de Reinado no 56 criminosos hala'e (!!!!), ke tuir lo'os buat ne'e labele akontese se australianu sira la sa'e husi Becora. Falta deit FDTL tun ma'e Dili no tuir Reinado.

Maske FDTL la presiza tu'un tamba buat ne'e fasil hela tamba liu ba'a kotuk ta'an ema culpa fali sira. Fardamentu barak-barak hela iha TL tomak hanesan Reinado hatene no ema hetan iha Reinado nian uman katak nia okupa.


* * * FIM * * *



Meu Deus, e OBVIO...p'lo menos tudo indica que sim:

Reinado "fugiu" as 14 e tal (!!!!) sem que ninguem os observasse!!

As tropas Australianas retiraram de la os seus militares umas horitas antes (!!!)

Ainda ninguem (PR e PM estao em silencio) comentou NADA (!!!)


Por amor de DEUS!!! E + que OBVIO...!!

so nao ve quem nao quer ver...!!

Anónimo disse...

Anonimo das 9:34:19: Antes de meter suas unhas sebentas no teclado do seu sofredor computas, estude bem os seus numeros! Como e que o Xanana resistiu dezenas de anos la no mato, se os Indonesios so estiveram la 24 anos! Voce sabe o que e uma dezena? E quantos anos esteve ele de ferias la em Cipinang, enquanto seus colegas sofriam nos montes?
Ele resistiu tanto que foi apanhado la no tal buraco, aonde passava a maior parte do tempo!
Camon you brother, get your facts straight, open your eyes, see it for yourself! Come out of your eggshell! Find out what reality is!
Have a good day mate!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Next thing we'll know they are going to rewrite the history of the resistance. We'll have Mari as the real Commander of the resistance, Rogerio as the Deputy and Xanana and the likes as pro-autonomy traitors etc,etc,...

The more this guys talks the more ridiculous he reveals himself to be.

Anónimo disse...

Carta de filho para pai:

Papá,

Preciso que me envies urgentemente os brinquedos que vou agora mencionar:
- 10 toneladas de armas brancas e coloridas
-20 toneladas de muinções diversas
- 7 toneladas de engenhos explosivos
- 1 tonelada de rádios e outro equipamento electónico
- 1 tonelada de fardas, botas e material de género
- 2 toneladas de bolas de tinta
-150 conselheiros jurídicos e políticos
- 5 câmaras para eu me filmar a mim próprio
- 56 televisores para que todos os meus amigos possam ver quando eu passo na televisão
-10 espelhos

A rapazida está a divertir-se à brava aqui no mato, mas falta-nos aquele material a fim de aproveitarmos o mato e nos divertirmos com o paintball.

Papá, é muito urgente. Não queres que eu me aborreça, pois não?

Teu filho,
Reinado, o Pacificador

Anónimo disse...

Anonymous...Sexta-feira, Setembro 01, 2006 12:42:55 AM

Tell was Xanana alone. Tell me who was Nicolao, who was Konis, who was Mahudo, who was Mahuno, who was LuOlu they were all part of ONE organisation including Mari.....Well I guess you'll have to re write history, then. No one was in the mountains in the name of Xanana, but they were there for Timor, including all FRETILIN members who were part of FALINTIL and Taur who we know was not FRETILIN but is well respected.

This is why YOU ARE JOKE.

Anónimo disse...

Então anónimo das 12:37:20 PM, não estamos a contribuir em nada para a nação? Como não estamos? E a contribuição pela boa disposição da nação nada conta para si?
É de optimismo que a nação agora mais precisa.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.