quinta-feira, agosto 31, 2006

O país do referendo de 30 de Agosto de 1999

Timor um blog do publico.pt

Fazia tenção de escrever hoje sobre o acontecimento mais importante da História recente de Timor: o Referendo de 30 de Agosto de 1999 que ditou o futuro do país. Mas, deveria ter pensado que nos dias de hoje de Timor-Leste não vale a pena fazer nem pequenos nem grandes propósitos.

Ia recordar a beleza daquele dia em que éramos todos timorenses esperançados, unidos em torno de um sonho. Nesse dia, ninguém queria saber se eram puros, mestiços, se eram filhos, pais ou cônjuges de timorenses. Nesse dia ninguém ousaria sequer imaginar que poderia não ser no devir dos tempos considerado timorense. Não. Era bem o tempo dos sonhos e, por isso, éramos todos timorenses, sabíamo-lo!

Naquele dia, o Jardim Constantino em Lisboa encheu-se de uns dois ou três milhares de pessoas - muitas das quais não se viam há dezenas de anos, desde os bancos de escola - ligados pelo sonho de Timor independente. Sabíamos que todos os votos contavam para conseguir torná-lo realidade! Sentíamo-nos vencedores e estávamos impantes de orgulho da nossa condição timorense!

Passaram sete anos. O Timor de hoje traz muita dor. Dores provocadas por nós próprios, timorenses, cidadãos deste país que deixámos cair por terra todos os sonhos acumulados por longos anos de sofrimento e tornados autênticos, verdadeiros, naquele dia radioso de 30 de Agosto de 1999!

Sete anos depois, são cidadãos de Timor-Leste aqueles que têm a sorte de conseguir o passaporte de Timor-Leste à primeira sem os habituais problemas que surgem do nada, por nada e para nada que não seja complicar a vida de quem é e se sente timorense; Cidadãos timorenses são os que vencem pela persistência a luta da multiplicação ad eternum de requisitos exigidos de acordo com a simpatia ou a antipatia do funcionário pelo requerente da cidadania que, para conseguir o que lhe cabe por direito próprio, quase tem de pôr-se de joelhos para a “obter”, à cidadania avaramente concedida quando não sobra mais nenhuma desculpa para adiar a dádiva, presente do zeloso manga de alpaca vestido de deus de coisa nenhuma…

Sete anos que são passados, estamos assim na vida, sem orgulho, tristes, abatidos, displicentemente esperando que a calma se mantenha por mais uma hora. Entregues ao gozo do momento que se vive porque no segundo seguinte pode acontecer tudo.

Hoje, era dia de festa, relativa, discreta, mas mesmo assim, festa. O jardim do Palácio do Governo engalanou-se com faixas apelando à unidade, reiterando a certeza de um só Timor, um só povo…

Dia feriado, música ao vivo em perspectiva, sol radioso em céu azul sem nuvens, calma pelo menos aparente, mar azul sulcado por alguns barcos de bandeira desfraldada ao vento, o branco barco-hospital norte-americano ao largo, pássaros voando, crianças correndo na praia, os ramos dos gondoeiros gingando ao ritmo da brisa leve, enfim, um dia a convidar à contemplação, ao descanso, à distracção.

Deve ter sido tanta a distracção, a contemplação e o deleite da natureza timorense que os elementos da força neo-zelandesa que montavam guarda à prisão de Bécora deixaram os portões abertos, as celas libertas de olhares indiscretos e um mudo e cúmplice convite endereçado a 57 presos que se levantassem, se espreguiçassem e desentorpecessem as pernas vindo até ao ar livre para gozar merecidamente as delícias do feriado de 30 de Agosto!

Faz algum sentido, pois claro! É humano, pois claro! Revela sensibilidade, naturalmente!

E se não fosse dramático, daria até para rir. Se envolvesse apenas guardas timorenses não haveria de faltar quem concluísse num jeito superior de quem de nós tudo sabe que nós “timorenses, não fazemos nada de jeito”. E que, como também já ouvi, somos muito básicos! Mas não, há outros seres básicos que não fazem nada de jeito:para além da ausência dos guardas locais, os estrangeiros também não estavam presentes!

Numa mensagem curta fiquei a saber: Major Reinado fugiu há meia hora.

Refere uma notícia que o advogado de Reinado é o Dr. Paulo Remédios. Parei para pensar um bocado mas não há confusão. Paulo Remédios, o advogado timorense vindo de Macau, é também o advogado de Rogério Lobato. Outra pausa - talvez também eu estivesse a deixar-me levar pelo ambiente envolvente… – e concluo que as acusações que sobre ambos impendem são opostas. Ou não?

E antes que pense e conclua que este país não existe, ou que está tudo virado do avesso, que estamos todos loucos, que andamos todos enganados e a enganar-nos mutuamente, que nada faz sentido, que há quem queira o pior para este país, antes de tudo isso, vou terminar recordando o sonho feito realidade a 30 de Agosto de 1999.

Não consigo descartar alguma vergonha mesmo que com coisa nenhuma tenha, em consciência, contribuído para a situação actual; nem sequer me apetece disfarçar que adormeci por muito tempo o orgulho de ser cidadã deste país. Mas resta-me, apesar de tudo, um bom pedaço do sonho de que resultou o 30 de Agosto de 1999, o dia do Referendo, o dia da independência de Timor. É que acredito, quero e vou continuar a acreditar que a independência de Timor valerá sempre a pena. Apesar de tudo…


Angela Carrascalão Quarta-feira, Agosto 30, 2006

.

30 comentários:

Anónimo disse...

Ah Grande Angela, continuas a sonhadora de sempre, tal e qual quando andavas la no Liceu comigo!
Um beijao

Anónimo disse...

Estavamos todos atras de um lindo sonho que alguns ambiciosos destruiram com a ganancia de governarem este Pais. Vamos continuar a sonhar, apesar de tudo. Nunca esquecamos que Deus tambem escreve direito por linhas tortas.Ita teinke tula uluk mak sei riba fali.Ate la, tuba rai metin!!!

Anónimo disse...

Foram momentos mágicos, esses no jardim Constantino, em Lisboa. Parecia um sonho tornado realidade. E sobretudo, a certeza inabalável da vitória.

Anónimo disse...

Parabens D. Angela por ete texto de tao belo recorte literario e sobre um assunto que toca em muitos dos que lutaram pela independencia de Timor-Leste e agora choram amargamente o impasse da situacao actual.

Anónimo disse...

e o lugar na RTTL???? apagas não é??? a verdade doooooiiiiii

Anónimo disse...

Nao estara o anonimo anterior a confundir a autora deste texto com a irma? Ma lingua.

Anónimo disse...

O Malai Azul passou agora a practica mais desesperada de apagar os comentarios que nao convem aos alkatiristas!
Forca Malai Azul. Eh mesmo assim que vai mostrando cada vez mais o seu facciosismo.
Esta cada vez mais dificil para si disfarcar isso.

Anónimo disse...

e o lugar na RTTL???? apagas não é??? a verdade doooooiiiiii

Ai! Ai! ai! pensei que fosses dos jornais a Gabriela é que é da radio e televisão!

e o lugar na RTTL???? apagas não é??? a verdade doooooiiiiii

Anónimo disse...

Pois claro! ora essa gabriela é que em vez de estar la com os cangarus devia era estar aqui com a rttl.

Anónimo disse...

parabens angela, grato texto em palavras contagiantes repletas de nostalgia.

Anónimo disse...

Que e um grande contributo para resolver os problemas que assolam o nosso pais! Sonhos so gosto daqueles que a minha mulher cozinha com aquele acucarzinho de limao!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Cuitado de ti, Ze Cinico, se não sonhas. já dizia o poeta
eles não sabem que o sonho comanda a vida
porque sempre que o homem sonha
o mundo pula e avança! isso não é importante para ti?
Tanto rancor. Ze Cinico tão azedo que tu és!

Anónimo disse...

Eu azedo? "Sempre que o homem sonha o mundo pula e avanca"
Se isto reflecte a verdade entao la em Timor ninguem sonha! Como estao caminhando para traz devem so ter pesadelos!
Ze Matutano continua sonhando no teu mundo de fadas! Fia-te na Virgem e nao corras! Depois queixa-te ao amo Bispo!

Anónimo disse...

Oh zé cinico! Devias chamar-te Zé "LOS" ...! Por aqui és o único que vai dizendo as verdades com refinado humor.se essa senhora for fazer na RTTL o mesmo que faz no blog dela (censura) estamos lixados.
Carla Coutinho

Anónimo disse...

Que debate sem pes nem cabeca! Esta tudo maluco? publica-se um artigo. publicam no blog e depois so falam de que escreveu e a analise ao artigo fica na gaveta. qua cambada de limitados!...Alexandra Coutinho voce sabe o que é e se mesmo que nunca foi vitima da PIDE Portuguesa! nem da KGB o CIA! Cresce e aparece!

Anónimo disse...

Tem toda a razao! O artigo foi publicado aqui e ninguem fala do artigo, apenas fala do autor ...
D. Angela concordo com os seus pontos de vista. Sim o que diz é verdade também lá estava no dia do referendo, votei orgulhosamente, olhei para as pessoas e eram de todas as cores....UDT, FRETILIN, KOTA, enfim! Todos nos, lisos ou makerekes lá estavamos com orgulho! Ai eramos só timorenses e votamos pela nossa patria, para que ela fosse livre...hoje, choro o ricochete do meu voto, parece que e estamos a andar para traz. Aquele dia foi magico e sonho para que possamos estar todos juntos outra vez como estivemos no dia 30 de Agosto de 1999, o dia em que escolhemos a nossa independencia!

Deus nos ajude a todos os timorenses e nos ilumine para que não comamos uns aos outros e que não deixemos que intrusos estraguem o nosso sonho!


Maracuja ( cheio de amargura)..

Anónimo disse...

eu penso que o mais correcto era comentar no blog do jornal Público.
mas porque discutem a pessoa e não a pessoa?
Marta Dinis Silva

Anónimo disse...

Nostalgia, euforia, pancadaria
1999,2002,2006, compatriotas
Mas que grande sarabulho
Timor deu tantas voltas

Timor deu muitas voltas
E muitas mais ha de dar
Assim se constrei a democracia
Mas por favor, nada de matar!

Cada um bota faladura
Nesta altura tao caotica
A Angela com a sua pena
E eu com a veia poetica

Somos todos Timorenses
Amantes da terra natal
O Ze Cinico, Mau Seran
E o resto do maralhal

Um abraco

Mau Dick

Anónimo disse...

Corrijo mas porque discutem a pessoa e não a pessoa" para "mas porque discutem a pessoa e não as ideias"

Marta

Anónimo disse...

Para informação da Marta e de todos: No blog dessa senhora - Angela - os comentários são censurados!!!!! Ela devia ter vergonha na cara. E quer essa mulher o lugar na RTTL! Anda pra'i a contar istorias, as vezes criticando tudo e todos, mas não apresenta soluções nem mexe uma palhinha para alterar a situação... e não quero adiantar mais sobre quem é a culpa desta situação e das anteriores em Timor... ela bem sabe.
Carla Coutinho

Anónimo disse...

Tem toda a razao Marta.
O referendo veio juntar os timorenses e a grande maioria votou pela independencia. Sonhamos ver um TL paradisiaco que foi por breves momentos, mas tudo foi por agua abaixo . Um pais tao pequeno como o nosso, cheio de recursos naturais e recursos humanos e estamos todos a batatada. Dos recursos naturais nao tenho necessidade de falar porque esta a vista, desde o minerio ao verde da agricultra abandonada....mas dos recurso humanos, isso sim devo realçar que os temos só que não estão a ser aproveitados como deve ser. Infelizmente porque a FRENTE nao os acolhe de braços abertos. Temos medicos fora de Timor, veterenarios, jornalistas, professores, engenheiros, educadores de infancia, burocratas, economistas, atletas, cantores, pintores , enfim ...isso tudo mas nao conseguem emprego em Timor porque nao são filiados da FRENTE.. dou-vos só um exemplo: um dos Veterenários mais seniores da Austrália é um timorense que até por acaso director do maior hospital de veterenaria em Melbourne, ele tentou muitas vezes trabalhar em Timor e chapéu, as portas nunca se lhe abriram. Não consegue emprego em Timor. Como ele outros que nem vale a pena mencionar ....isso é que leva a que todos nós estejamos descontentes com o governo marginalisador da FRETELIN. Não seria bom se todos os profissionais Timorenses fossem chamados para participar na reconstrução do pais? Não me venham dizer que eles não querem porque os salarios são baixos e não querem trabalhar aqui porque ganham muito em Portugal, na Austrália ou na China. Isso não é verrdade porque para alem do veterenário sei de outros casos em que concorreram para postos aqui em Timor com salários de local, foram recomendados pelos paineis de entrevistas e não foram chamados.Em contrapartida nomearam outros afectos á FRETNTE. Nem preciso mencionar porque são casos mesmo flagrantes que andam na boca do povo, foam pessoas profissionais que concorreram para a educação, a televisão, obras publicas, as finanças e planeameno.... E até hoje , chapéu! É triste! ver o nosso pais assim..E eu só me safo porque falo quatro linguas , como já disse mais de uma vez. Sou engenherio electro tecnico mas não sou da FRETILIM pelos motivos que ja mencionei ( nem poderia ser , iria contra os principios de um ser humano com principios - a vida dos meus pais não em preço, é só amarguara!) .

Então Timor seria uma paraiso se os nossos sonhos de 30 de Agosto se realizassem. Ganhamos a independencia mas perdemos a unidade. Ganhamos a independencia mas perdemos a irmandade!!!!


É triste! sou o

Maracujá ( amargurado!)

Anónimo disse...

Em resposta a Carla Coutinho: Cresce e aparece e aprenda a ser educada e respeite mais as pessoas
Se é timorense devia saber como se referir as pessoas quer goste quer nao goste. Se é portuguesa , você está a deixar os protuguese de boa tempera e devia estar calada e não meter o naris onde não é chamada. porque pessoas como voce é que dividem Timor e os timorenses. Timor e´de todos os timorenses independendentemente das suas origens e filiação politica. vocês deviam ajudar a construir um pais homogeenio, democratico com uma sociedade positiva. Aprenda a falar e a respeitar os outros. Se quer ser respeitada , respeite primeiro . Estamos fartos de má educação e má formação e queremos aprender com gente positiva e valida e não com pessoas como a Carla Coutinho que deve ter caido do inferno!

Coitados dos timorensses que t êm que lidar com este tipo de pessoas.

E digo-lhe, eu sou da Fretilin e não tenho paciencia para apoiantes sem conteudo como a Carla Coutinho...\

Tenho dito!

José Manuel Soares

Anónimo disse...

Oh ! Carla Coutinho:
Carla Coutinho: Quem é você?
A Senhora/ menina sabe o que é censura? Para escrever o que escreveu,vê-se mesmo que não sabe. O facto de se apontar as falhas não quer dizer que se faz censura! Censura é aquilo que o governo fez a RTTL quando os jornalistas fizeram investigação a certos membros do governo, e o publlico falou a verdade, foi-lhes dito para não publicarem porque se o fizessem ficariam sem emprego! Censura é a ter noticias sobre certos corruptos das alfandegas e fronteiras pelos jornalistas da RTTL e foram proibidos de transmitir porque se o fizessem seriam corridos do emprego...Censura é isso. Isso é que é censura! Se a noticia não interessa ao governo não se põe! A Carla Coutinho talvez tenha que voltar a escola para saber o que é democracia e liberdade de imprensa. As suas afirmações revelam que é uma pessoa que só vê uma lado e só favorece um grupo . O resto não existe. A Carla Coutinho sabe o que é " Feeedom of the press- Liberdade de imprensa- liberdade de expressão? Sabia que a liberdade de expressão é um dos pontos principais dos direitos humanos? O que diz nos seus comentários é sinónimo de que a Carla Coutinho é uma ditadorazinha sem abertura nem transparencia politica.
Já estou como o outro: Cresça e apareça e trate o pessoal com respeito . Concordo com o comentario de Jose Manuel Soares, se quer ser respeitada, respeite primeiro, e se quer que o seu partido seja respeitado, respeite o dos outros também. E antes de falar leia cuidadosamente o que os outros escrevem, neste ou noutro blog! Falar por falar é melhor ficar calada! O mundo está farto de bacoradas sem c on sequencia ...

E fique a saber que dizer o que se pensa não é censura!

Viva a liberdade de expressão também em Timor-Leste e tamém neste blog. Quando digo liberdade de expressão não me refiro á falta de educação que é o o problema da Carla Coutinho !

Joaquim da Silva

Anónimo disse...

Oh ! Carla Coutinho:
Carla Coutinho: Quem é você?
A Senhora/ menina sabe o que é censura? Para escrever o que escreveu,vê-se mesmo que não sabe. O facto de se apontar as falhas não quer dizer que se faz censura! Censura é aquilo que o governo fez a RTTL quando os jornalistas fizeram investigação a certos membros do governo, e o publlico falou a verdade, foi-lhes dito para não publicarem porque se o fizessem ficariam sem emprego! Censura é a ter noticias sobre certos corruptos das alfandegas e fronteiras pelos jornalistas da RTTL e foram proibidos de transmitir porque se o fizessem seriam corridos do emprego...Censura é isso. Isso é que é censura! Se a noticia não interessa ao governo não se põe! A Carla Coutinho talvez tenha que voltar a escola para saber o que é democracia e liberdade de imprensa. As suas afirmações revelam que é uma pessoa que só vê uma lado e só favorece um grupo . O resto não existe. A Carla Coutinho sabe o que é " Feeedom of the press- Liberdade de imprensa- liberdade de expressão? Sabia que a liberdade de expressão é um dos pontos principais dos direitos humanos? O que diz nos seus comentários é sinónimo de que a Carla Coutinho é uma ditadorazinha sem abertura nem transparencia politica.
Já estou como o outro: Cresça e apareça e trate o pessoal com respeito . Concordo com o comentario de Jose Manuel Soares, se quer ser respeitada, respeite primeiro, e se quer que o seu partido seja respeitado, respeite o dos outros também. E antes de falar leia cuidadosamente o que os outros escrevem, neste ou noutro blog! Falar por falar é melhor ficar calada! O mundo está farto de bacoradas sem c on sequencia ...

E fique a saber que dizer o que se pensa não é censura!

Viva a liberdade de expressão também em Timor-Leste e tamém neste blog. Quando digo liberdade de expressão não me refiro á falta de educação que é o o problema da Carla Coutinho !

Joaquim da Silva

Anónimo disse...

Oh ! Carla Coutinho:
Carla Coutinho: Quem é você?
A Senhora/ menina sabe o que é censura? Para escrever o que escreveu,vê-se mesmo que não sabe. O facto de se apontar as falhas não quer dizer que se faz censura! Censura é aquilo que o governo fez a RTTL quando os jornalistas fizeram investigação a certos membros do governo, e o publlico falou a verdade, foi-lhes dito para não publicarem porque se o fizessem ficariam sem emprego! Censura é a ter noticias sobre certos corruptos das alfandegas e fronteiras pelos jornalistas da RTTL e foram proibidos de transmitir porque se o fizessem seriam corridos do emprego...Censura é isso. Isso é que é censura! Se a noticia não interessa ao governo não se põe! A Carla Coutinho talvez tenha que voltar a escola para saber o que é democracia e liberdade de imprensa. As suas afirmações revelam que é uma pessoa que só vê uma lado e só favorece um grupo . O resto não existe. A Carla Coutinho sabe o que é " Feeedom of the press- Liberdade de imprensa- liberdade de expressão? Sabia que a liberdade de expressão é um dos pontos principais dos direitos humanos? O que diz nos seus comentários é sinónimo de que a Carla Coutinho é uma ditadorazinha sem abertura nem transparencia politica.
Já estou como o outro: Cresça e apareça e trate o pessoal com respeito . Concordo com o comentario de Jose Manuel Soares, se quer ser respeitada, respeite primeiro, e se quer que o seu partido seja respeitado, respeite o dos outros também. E antes de falar leia cuidadosamente o que os outros escrevem, neste ou noutro blog! Falar por falar é melhor ficar calada! O mundo está farto de bacoradas sem c on sequencia ...

E fique a saber que dizer o que se pensa não é censura!

Viva a liberdade de expressão também em Timor-Leste e tamém neste blog. Quando digo liberdade de expressão não me refiro á falta de educação que é o o problema da Carla Coutinho !

Joaquim da Silva

Anónimo disse...

Oh ! Carla Coutinho:
Carla Coutinho: Quem é você?
A Senhora/ menina sabe o que é censura? Para escrever o que escreveu,vê-se mesmo que não sabe. O facto de se apontar as falhas não quer dizer que se faz censura! Censura é aquilo que o governo fez a RTTL quando os jornalistas fizeram investigação a certos membros do governo, e o publlico falou a verdade, foi-lhes dito para não publicarem porque se o fizessem ficariam sem emprego! Censura é a ter noticias sobre certos corruptos das alfandegas e fronteiras pelos jornalistas da RTTL e foram proibidos de transmitir porque se o fizessem seriam corridos do emprego...Censura é isso. Isso é que é censura! Se a noticia não interessa ao governo não se põe! A Carla Coutinho talvez tenha que voltar a escola para saber o que é democracia e liberdade de imprensa. As suas afirmações revelam que é uma pessoa que só vê uma lado e só favorece um grupo . O resto não existe. A Carla Coutinho sabe o que é " Feeedom of the press- Liberdade de imprensa- liberdade de expressão? Sabia que a liberdade de expressão é um dos pontos principais dos direitos humanos? O que diz nos seus comentários é sinónimo de que a Carla Coutinho é uma ditadorazinha sem abertura nem transparencia politica.
Já estou como o outro: Cresça e apareça e trate o pessoal com respeito . Concordo com o comentario de Jose Manuel Soares, se quer ser respeitada, respeite primeiro, e se quer que o seu partido seja respeitado, respeite o dos outros também. E antes de falar leia cuidadosamente o que os outros escrevem, neste ou noutro blog! Falar por falar é melhor ficar calada! O mundo está farto de bacoradas sem c on sequencia ...

E fique a saber que dizer o que se pensa não é censura!

Viva a liberdade de expressão também em Timor-Leste e tamém neste blog. Quando digo liberdade de expressão não me refiro á falta de educação que é o o problema da Carla Coutinho !

Joaquim da Silva

Anónimo disse...

Sera que o Joaquim da Silva e Irlandes?

Anónimo disse...

Nao e Irlandes! E mestico e sofre de SPR (Sindroma de publicacao repetitiva)

Anónimo disse...

Sim sou mestiço de Lospalos com Bobonaro . Meu pai é tinamoco e minha mãe é caladi. É isso é

Joaquim da Silva

Anónimo disse...

José Manuel Soares e Joaquim da Silva:
Para vocês dois: Pfffff

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.