quinta-feira, agosto 31, 2006

Operação de captura avança no terreno

RR

31/08/2006

(10:38) No terreno está em curso uma mega-operação, realizada por uma "task force" constituída pelas policias internacionais estacionadas em Timor, sob o comando da ONU.

Segundo o capitão Gonçalo Carvalho, da GNR, 24 horas após a fuga, existem agora pistas mais concretas sobre o paradeiro dos 57 presos, incluindo do major Reinado.

A GNR fala em "alguma falta de segurança na prisão" e está convencida de que esta fuga só foi possível com a participação dos próprios guardas prisionais.

O Major Reinado e os seus homens estavam detidos desde 25 de Julho por posse de material de guerra, encontrado numa operação de rotina da GNR em três casas.

Hoje, ouviram-se criticas feitas por Mari Alkatiri ao papel da Austrália em Timor. Em entrevista a uma televisão australiana, o ex-Primeiro-ministro responsabiliza Camberra pela sua demissão.

Na sua opinião, foi a sua luta por uma partilha justa das reservas de petróleo das reservas de Timor, que o tornou impopular aos olhos da Austrália.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

A operação da GNR a 25 de Julho não foi uma operação de rotina. Foi uma operação até algo manhosa. Por um cidadão (chamo-lhe assim) ter feito queixa de que a sua casa estava ocupada é que a GNR... se isto é rotina, vejam lá se fazem um esforço e se apanham os malandrecos que sempre andaram a dizer que sem eles não haveria estabilidade em Timor-Leste... além de que casas "ocupadas" em Dili são até bastantes. Seria rotina se assim fosse. O que pareceu foi mais uma daquelas belas histórias de apanhar o comboio em contra-pé. O rersultado vê-se agora. Uma tremenda falta de segurança. Os deslocados ainda continuam deslocados? Porquê? Por causa do sr. Presidente? Certamente não.

Quanto à entrevista do sr. Alkatiri, pois sempre me pareceu que o petróleo era o mais importante para o I Governo Constitucional... continua-se a fazer vista grossa ao resto.

Até quando?

Anónimo disse...

Porque será que perante a gravidade dos ultimos acontecimentos

- o Prémio Nobel, actual Primeiro Ministro, não emite um dos seus maravilhosos comunicados que primam pelo pormenor e até pelo discurso directo e em inglês que segundo se diz é para que todo o mundo os possa ler?

- o Presidente da República não faz um dos seus famosos discursos plenos de emoção?

- o representante das Nações Unidas em Timor, o japonês Hasegawa, não emite um dos seus célebres "press release", a demonstrar a sua tão peculiar preocupação e a "aconselhar" uma investigação para apuramento de responsabilidades?

- os líderes da oposição não se manifestam com os seus habituais discursos inflamatórios e acusatórios?

- os Bispos não se mostrem preocupados com a segurança do povo que tanto os preocupa?

Anónimo disse...

"A operação da GNR a 25 de Julho não foi uma operação de rotina. Foi uma operação até algo manhosa. Por um cidadão (chamo-lhe assim) ter feito queixa de que a sua casa estava ocupada é que a GNR... se isto é rotina, vejam lá se fazem um esforço e se apanham os malandrecos que sempre andaram a dizer que sem eles não haveria estabilidade em Timor-Leste... além de que casas "ocupadas" em Dili são até bastantes. Seria rotina se assim fosse. O que pareceu foi mais uma daquelas belas histórias de apanhar o comboio em contra-pé. O rersultado vê-se agora. Uma tremenda falta de segurança. Os deslocados ainda continuam deslocados? Porquê? Por causa do sr. Presidente? Certamente não.
Quanto à entrevista do sr. Alkatiri, pois sempre me pareceu que o petróleo era o mais importante para o I Governo Constitucional... continua-se a fazer vista grossa ao resto. Até quando? "


Fonte da OMS que preferiu manter o anonimato, adianta que a loucura contagiosa que se alastra com contornos de epidemia em Dili, também se revela por discursos desconexos.

A mesma fonte disse que existe uma forte suspeita de que a importaçãoilegal de animais da Austrália (que vieram camuflados como soldados)esteja na origem desta epidemia.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.