sábado, junho 24, 2006

Situação de hoje

Encontram-se milhares de manifestantes em Díli, segundo as forças internacionais, cerca de 5.000.

Apesar de não se verificarem confrontos ou episódios violentos por causa dos manifestantes em Díli, hoje um grupo incendiou uma casa em Comorro e outro assaltou uma casa em Fatuhabe.

A esta hora existem espalhados pela cidade vários grupos de manifestantes.

3 comentários:

Anónimo disse...

O dirscurso de Xanana Gusmão de dia 22.6 está traduzido para português na integra no blog do Publico: http://blogs.publico.pt/timor/

Trata-se, como diz Adelino Gomes, de um documento cuja leitura nos dá "um murro no estomago". É um "discurso político inimaginável", onde perpassa "um lado exotérico" num "pisar e repisar do risco que se para o correcto do politicamente incorrecto, o democrático do antidemocrático, a doçura da brutalidade.Sempre a oscilar entre o belo e o horrível. entre a pureza e a bestialidade" (Adelino Gomes, in Publico 24.6.2006).

Por mim subscrevo as palavras de Adelino Gomes: um discurso inimaginável em qualquer outra parte do Mundo. Constitui provavelmente um dos documentos fundamentais para - depois de assente a poeira da História - entender o que se está a passar em Timor Leste.

Esperemos com serenidade as 'cenas dos próximos capítulos'.

Anónimo disse...

Adelino Gomes diz tudo.
Nada mais a acrescentar a não ser de que é chocante o sorriso, a alegria da "vitória" de um dito Presidente da República.
Dili está destruição, as instituições do país paralisadas, populações deslocadas, risco de guerra civil e o Presidente da República festeja "vitória" e espalha sorrisos incontidos.
É chocante!

Anónimo disse...

DESCULPEM LÁ!
É MESMO REACÇÃO DE TUGA "INTELECTUAL" COM PADRÕES ESTEREOTIPADOS CONVENCIDO (S) QUE SABE MUITO!
NÃO CONSEGUE VER O QUE SE PASSA ISTO COM OLHOS TIMORENSES ?
COMPREENDO...NÃO SÃO CAPAZES! É DIFÍCIL.
PACIÊNCIA!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.