GNR garante condições de segurança para reunião da FRETILIN
Díli, 24 Jun (Lusa) - A reunião do Comité Central da FRETILIN marcada para domingo em Díli vai voltar a ter as mesmas condições de segurança verificadas hoje, de modo a que possa realizar-se, disse à Lusa o comandante operacional do contingente militar português.
Segundo o capitão Gonçalo Carvalho, "serão utilizados os efectivos necessários para o cumprimento da missão", que hoje incluíram a utilização de viaturas blindadas e prolongamento das condições da segurança ao interior e perímetro exterior da sede do Comité Central do partido no poder em Timor-Leste.
A reunião, que chegou a estar agendada para as 09:00 horas de hoje (01:00 em Lisboa), foi adiada para as 10:00 horas de domingo (02:00 em Lisboa), devido à falta de quórum, justificada pelo presidente da FRETILIN, Francisco Guterres "Lu-Olo", "pela ausência de condições psicológicas e de segurança" sentidas por membros daquele órgão partidário.
Integram o comité central do maior partido timorense os 79 membros eleitos no congresso de Maio passado, o secretário-geral e o presidente do partido, Mari Alkatiri e Francisco Guterres "Lu-Olo", respectivamente.
A reunião foi convocada para debater a eventual demissão do primeiro-ministro Mari Alkatiri e encontrar um sucessor.
A presença de centenas de manifestantes, que chegaram cerca das 10:30 horas, gritando palavras de ordem contra Alkatiri e a eventual sucessora no cargo, Ana Pessoa, actual ministra de Estado e da Administração Estatal, terão condicionado a presença dos necessários membros do comité central, e a falta de quórum, a que se referiu o presidente do FRETILIN.
Os manifestantes, que se fizeram transportar em dezenas de viaturas e motociclos, foram colocados na via pública pelos efectivos da GNR encarregues da segurança da zona, de modo a não impedir a normal fluidez do trânsito.
Ao fim de cerca de três horas, os manifestantes abandonaram o local, não havendo registo de qualquer incidente, com a caravana automóvel a dirigir-se para o Palácio do Governo, onde se mantêm concentrados desde quinta-feira.
Os manifestantes têm-se, entretanto, dividido em pequenos grupos que percorrem toda a cidade, por vezes aproximando-se do bairro do Farol, onde reside o primeiro-ministro Mari Alkatiri, com bandeiras de Timor-Leste, da Austrália e de Portugal, mas não há registo de incidentes.
EL.
sábado, junho 24, 2006
Assim mesmo, Bravos!
Por Malai Azul 2 à(s) 23:29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
3 comentários:
Era isto que assustava o governo australiano.
A prova de que forças militares ou paramilitares internacionais só não impedem a violência se não quiserem.
Faltou dizer que o Capitão Gonçalo Carvalho declarou, em directo, para a RTP que estavam garantidas as condições de segurança para a realização da referida reunião do CCF.
Se calhar, e inteligentemente, Mari está a ganhar tempo para:
1. A chegada de Ana Pessoa no Domingo;
2. A reacção à proposta de mediação de Chissano, Ian Martin e Sampaio;
3. Que o tempo esvazie o conteúdo e o pêso da comunicação de Xanana.
Muito provavelmente, a procissão ainda vai no adro.
Xanana Gusmão está igual a si próprio (para aqueles que dele duvidaram e duvidam) e é o único que se vê defender de frente, de lado, no fundo, no "teatro de variedades da política correcta" sendo frontal, inegualável, o seu próprio POVO. Contra tudo o que é convencional na política - SIM! Contra tudo o que muitos dirão que é absolutamente e politicamente correcto, Xanana Gusmão não se calou!
Se devia fazer as coisas de outro modo? NÃO digo eu também! Fez assim, de frente. E agora vêm os fãs do politicamente correcto que afinal têm mantido o povo timorense no estado em que ele está dizer que é "inimaginável", "pisar e repisar do risco...", "o democrático do antidemocrático, a doçura da brutalidade.", "Sempre a oscilar entre o belo e o horrível. entre a pureza e a bestialidade (Adelino Gomes...), (Blog do MAlai Azul e muitos outros...).
Deixem-se de tretas, Xanana está assim e bem realmente fora das mãozinhas do que é dito nos livros e nas práticas políticas convencionais... essas que por este mundo fora estão com os resultados que se vêem.
Este homem com 60 anos é isso sim um dos que vos põe a vocês completamente em causa na vossa propria causa.
O texto dele é dos textos mais claros para gente que tenha 1 dedo de testa e mesmo para os que não têm testa nenhuma. Qualquer pessoa compreende aquelas palavras e o que se passa é que ficaram aflitos todos aqueles que cosem a sua vida exactamente por via daquilo que ele mesmo diz no texto. Isto, aqui, ali, além ou em qualquer lugar, pois como dizem os amigos - "o homem passou para o politicamente incorrecto"... está a abanar-vos a estrutura!... e se a vossa estrutura é de facto montada sobre a "realidade" de um mundo de capital, luvas, guerras, intrigas, subserviência, dependência, prostituição dos valores básicos do indivíduo, de lobbies da imprensa que adoram comer vivos todos aqueles que se levantam contra... é claro que de outro modo não poderia ser o tão respeitado Adelino Gomes ver a coisa assim, ele também... ele que esteve como esteve em Timor a quente na invasão... não percebe ainda hoje porque fala Xanana desta maneira.
Não foi o Público também a tomar a atitude de pulicitar este blog? Não foram as televisões a fazê-lo também? Não foi o Governo Português que também ele está a fazer o jogo de um Poder que se tornou ilegítimo?
Cavaco diz que a situação é volátil. Mas o Governo português está à espera que o vento mude em que direcção? Afinal o Governo português está apenas a preparar-se para ir atrás... O Governo português é culpado exactamente do que se está a passar pois toda a sua vertente neo achou uma piada gira termos feito germinar ali tanta coisa mal feita. O Governo português está ele também comprometido com a posição de apoio a um desGoverno que se mantém autoritariamente em não funções em Timor-Leste. O Governo potuguês não tem posição perante um rol de ilegalidades ao mais alto nível do politicamente correcto que não precisam evidentemente de mais confirmações temporais pois elas mesmas já aconteceram, estão a acontecer e é necessário pará-las pois há um povo martirizado que também estamos a sofocar com os jogos da política. Esse povo votou... e o Presidente da República Democrática de Timor Leste é, que ainda se saiba, Xanana Gusmão. Sendo ele o topo, e deixem-se lá de cantigas mesmo que não vos agrade as tomadas de posição dele, os textos, as reacções dele, etc e tal... ele é o representante máximo daquele Estado. Pelo que a posição silenciosa de Portugal é para mim e para muita gente também UMA VERDADEIRA VERGONHA!
Em relação a democrático ou anti-democrático, Xanana Gusmão é a uma coisa em que sabemos (ou não?) que o povo de Timor-Leste votou! Sabe-se também que a FRETILIN foi o partido mais votado para a Constituinte. No meio de tudo o que aconteceu até agora, qual é aquele que tem mais legitimidade? Qual é aquele que afinal disse, sempre disse, que "haverá sangue", "haverá mortes", etc, etc?
Xanana escreve o texto nas condições actuais e nunca senti que ele mente! É frontal e incómodo não é? Pois aguentem-se. Ao passo que os governantes de Timor-Leste além de não terem sanado na origem, e tinham isso na mão em tempo oportuno, os problemas que se estavam a levantar... fazem ainda hoje a mais vergonhosa batalha contra aquele que pelos vistos não têm razão alguma para o destruirem!
É sim senhor a maior das vergonhas que sinto como português.
Xanana continua a surpreender, isso é óbvio e sê-lo-á certamente até que deixe de respirar. O que é demasiado estranho é que perante muitas histórias que se encontram inclusivamente documentadas, redocumentadas por diversos historiadores, escribas e artistas, escritores e políticos, das mais variadas facções se constata que afinal por o menino estar a ser "incorrectamente político" deixa por isso de estar ele cheio de razão!?
Se um dos que agora se levantam contra ele tivesse a dignidade, um bocadinho que fosse da que tem aquele homem, estaria certamente o mundo a caminho de facto de uma grande mudança e certamente em grande escala... mas isso deve ser demasiado exotérico não é?
Pois meus senhores o que é certo é que o homem debita quando é preciso e explica, porque até faz desenhos para alguns, o que pensa, o que acha e como DEFENDE O SEU POVO! Coisa que não se vê a montante nem a jusante dos fazedores de opinião, dos políticos portugueses ou de outros quaisquer pois está tudo encravadinho e só há uma solução - chamem o psiquiatra que o homem está louco!
Parece-me é ser o único que está com tudo no sítio! Que as madrinhas do compadrio estão aflitissímas poqrque se querem cá contas feitas e idoneidade política agarrem-se mas é ao povo que pois a manobrar o barco assim não vos dá votos...
A desordem institucional é evidente e agora querem que sejam os timorenses sozinhos a decidir? Xanana Gusmão como PR decidiu! Agora não alinham? Então alinham em quê e como? O que é que é preciso? Talvez eleições Presidenciais antecipadas? Então mas que estiveram a fazer em Timor-Leste? O que estão a fazer em Timor-Leste agora? À espera que um Governo que evidentemente não Governa porque o caso é gravíssimo mas que se fizerem o que tem de ser feito Constitucionalmente já o aceitam?
Mas afinal estão também os Governos aflitos por não terem a capacidade de decidirem e dizer que a continuar assim a única coisa que se vai ver depois é que o povo continuará como até aqui - ao lado de Xanana?!
Vocês é que estão a violar a Constituição desde o princípio... é um tiro no pé!
Vai já uma aposta ou isto não é mais que evidente?
Enviar um comentário