sábado, junho 24, 2006

Dos leitores

O Procurador-Geral Longuinhos foi nomeado conforme impõe a Constiuição pelo Presidente da República.

A Constituição diz que o Procurador-Geral é nomeado por um mandato de quatro anos.
O prazo do seu mandato já expirou há muito.

O Presidente da República recebeu várias queixas da população de abuso de poder e corrupção por parte do Procurador Geral.

O PM já pediu há muito ao PR a substituição do Procurador-Geral

O Procurador-Geral é e sempre foi, no mínimo, uma figura "controversa".

Xanana Gusmão mantém o Procurador-Geral no cargo não dando ouvidos às várias queixas dos cidadãos e contrariamente ao estabelecido na Constituição.

"Longuinhos Monteiro não é um procurador convencional. Ao contrário dos restantes magistrados, costuma andar armado de pistola à cintura, sendo considerado um homem duro e violento.

Longuinhos fez questão de afirmar que matou pessoalmente cinco militares durante o período mais caótico que se viveu na capital de Timor-Leste, entre 22 e 25 de Maio."

Como pode esta "personalidade" gerir investigações de forma séria e credivel?

Não deveria estar do outro lado, no banco dos réus?

Mais uma vez Xanana Gusmão "mata" de forma leviana a Constituição de Timor Leste quando mantém um Procurador-Geral para além do mandato que lhe é conferido por força da lei.

Xanana Gusmão sempre esteve acima da Constiuição de Timor Leste.

.

.

15 comentários:

Anónimo disse...

Palhaçada....
O PGR é nomeado por indicação do Governo... se o PM qeria sbstituir o PGR, indicasse um nome ao PR.

Anónimo disse...

E essa de matar pessoalmente cinco militares e mesmo de acreditar!

Para que comentarios....

Anónimo disse...

O Presidente da República sempre se mostrou inflexivel quanto à substituição do PG apesar das várias solicitações do Governo, imprensa e muitas outras instituições.
A resposta do PR sempre foi o "silêncio".

Anónimo disse...

Agora atacam o Longuinhos. Para desacreditar o processo. Se calhar não há provas suficientes das alegadas barbaridades.

Anónimo disse...

Talvez o silêncio do PR fosse porque o PG, com quem mantém excelentes relações, lhe fosse útil para "facilitar" a entrada da cooperação australiana na Procuradoria Geral... talvez...

Anónimo disse...

Afinal ele é homem do Xanana ou do Rogério... em que ficamos??
De nenhum digo eu... um verdadeiro PGR, independente!!

Anónimo disse...

Desculpem mas o Xanana sempre considerou o Longuinhos um 'caso problemático' e um 'tipo fraquinho' que deveria ser substuido na primeira oportunidade. Disto tenho a certeza porque o ouvi da boca dele. Porque não o chegaram a substituir não sei. Talves por esse jeito bem (luso)timorense de 'deixar andar' para ver o que dá. E muitas vezes dá 'm****'...

Anónimo disse...

"Governo da-lhes tudo, dinheiro, boa casa noutro país, negócios que lhes dá dinheiro e ao partido também"
Porque será que Xanana não alarga as suas preocupações ao Procurador-Geral que evidência elevados sinais de riqueza exterior que de certeza o seu salário não pode comportar?!

Anónimo disse...

Solidariedade governativa!
Até tu, "minha filha"?
Timor-Leste: Assessora de Mari Alkatiri demitiu-se do cargo

A assessora do primeiro-ministro Mari Alkatiri para a Promoção da Igualdade, Maria Domingas Alves, demitiu- se hoje do cargo alegando que «o governo não funciona efectivamente».

«Não posso continuar a trabalhar e servir correctamente as mulheres timorenses num governo que não funciona efectivamente. Não me sinto confortável e segura em continuar a trabalhar nesta situação em que existem muitas alegações ao governo, que comprometem a segurança do povo», salientou.

Maria Domingas Alves, que optou por trabalhar com uma organização não-governamental timorense, a REDE Feto (Rede Mulher), no apoio às mulheres que se encontram deslocadas nos campos de acolhimento, disse à Lusa que tem ouvido muitas queixas entre os timorenses deslocados.

«As mulheres deslocadas queixam-se de que perderam tudo ou que deixaram de ter segurança, e acusam os líderes da nação da situação em que se encontra o país«, frisou.

«Se o governo governasse bem, não havia esta situação», acrescentou Maria Domingas Alves à Lusa, citando as queixas que ouve entre as mulheres que se encontram nos campos de deslocados.

Cerca de 145 mil timorenses (67 mil na capital e 78 mil nos distritos) estão registados como deslocados nas dezenas de campos de acolhimento distribuídos pelo país, na sequência da crise político- militar desencadeada em finais de Abril em Timor-Leste.

Maria Domingas Alves comunicou a decisão ao primeiro-ministro por telefone, por considerar que não tinha «condições para o fazer pessoalmente».

«Ele apenas me respondeu que ficou surpreendido, acrescentando que o podia ter contactado pessoalmente em vez de o fazer por telefone«, disse.

«Embora fora do governo, continuo militante da FRETILIN, porque tenho a minha história vinculada a este partido histórico.

Sempre aprendi que tem um princípio que a FRETILIN é o povo e o povo é a FRETILIN», concluiu.

Maria Domingas Alves integrou sexta-feira a manifestação defronte do Palácio do Governo na qualidade de membro da REDE feto «para evitar que o Presidente da República pedisse, de facto a sua demissão».

Esta foi a primeira demissão no seio da equipa liderada pelo primeiro-ministro Mari Alkatiri, desde que o Presidente Xanana Gusmão anunciou que tinha perdido a confiança no chefe do governo, a quem solicitou que apresentasse a sua demissão do cargo.

Antes, ainda em Maio, o ministro do Desenvolvimento, Abel Ximenes, demitiu-se invocando as suas diferenças relativamente à política governamental.

Já em Junho foi a vez dos ministros da Defesa e do Interior, Roque Rodrigues e Rogério Lobato, de se demitirem, na sequência de uma sugestão nesse sentido feita pelo Presidente Xanana Gusmão a Mari Alkatiri.

Diário Digital / Lusa

Anónimo disse...

Noticia da Lusa

"Xanana Gusmão discursou ao lado de Vicente da Conceição "Railos", veterano da luta de resistência e comandante do alegado "esquadrão da morte", supostamente criado pelo ex-ministro do Interior Rogério Lobato, e major Alves Tara, um dos oficiais das forças armadas timorenses que abandonou em Maio a cadeia de comando.

"Cada um pode interpretar as imagens para ver o que realmente aconteceu neste país. Aquilo é um pedaço do que têm sido os acontecimentos deste país", afirmou.

Questionado sobre se considerava que Railos e Tara estariam envolvidos numa tentativa de o depor do cargo, Mari Alkatiri respondeu: "sem dúvida".

Já confrontado com a pergunta sobre se Xanana Gusmão estaria implicado nessa tentativa de o depor do cargo, afirmou apenas:

"dispenso comentários".

Acho que até o "mundo" dispensa comentários e se mantém em silêncio, chocado perante a gravidade da postura do PR e quem escolhe para suas "companhias" numa aparição pública.

O Presidente da República de um País tem como primeira obrigação a defesa da unidade nacional não podendo nunca atacar uns e favorecer outros.
Xanana viola de forma grosseira este principio fundamental que deve gerir a actuação de qualquer Chefe de Estado.

Anónimo disse...

O problema é que mesmo chocado o mundo tem que tacitamente apoiar Xanana. A politica tem destas coisas....

Anónimo disse...

Atenção, o Estatuto do Ministéro Público prevê que o cargo de PGR possa ser ocupado por um internacional. Depois não se admirem de ver um borra botas qualquer que não é ninguém no seu País a acupar esse elevado cargo. Timor é mesmo uma mina de ouro para alguns!!!

Anónimo disse...

Uma questão de ética

Há um caso aberrante nesta história. Como é que os procuradores que têm o processo do Rogério Lobato, com o histórico de acusações que este lhes fez chamando-os de colonializadores, poe em risco a acusação e o julgamento, nao pedindo o seu afastamento do caso?

Tão atenta à justiça e a UN não vê que existe aqui um problema grave de ética?

E o os senhores dos direitos humanos calam-se por outro lado?

Será que ainda vamos assistir a que nao se faça justiça pela incompetencia destes senhores?

Ja vi tanta coisa acontecer em Timor...

Anónimo disse...

Xanana Gusmão está igual a si próprio (para aqueles que dele duvidaram e duvidam) e é o único que se vê defender de frente, de lado, no fundo, no "teatro de variedades da política correcta" sendo frontal, inegualável, o seu próprio POVO. Contra tudo o que é convencional na política - SIM! Contra tudo o que muitos dirão que é absolutamente e politicamente correcto, Xanana Gusmão não se calou!

Se devia fazer as coisas de outro modo? NÃO digo eu também! Fez assim, de frente. E agora vêm os fãs do politicamente correcto que afinal têm mantido o povo timorense no estado em que ele está dizer que é "inimaginável", "pisar e repisar do risco...", "o democrático do antidemocrático, a doçura da brutalidade.", "Sempre a oscilar entre o belo e o horrível. entre a pureza e a bestialidade (Adelino Gomes...), (Blog do MAlai Azul e muitos outros...).

Deixem-se de tretas, Xanana está assim e bem realmente fora das mãozinhas do que é dito nos livros e nas práticas políticas convencionais... essas que por este mundo fora estão com os resultados que se vêem.

Este homem com 60 anos é isso sim um dos que vos põe a vocês completamente em causa na vossa propria causa.

O texto dele é dos textos mais claros para gente que tenha 1 dedo de testa e mesmo para os que não têm testa nenhuma. Qualquer pessoa compreende aquelas palavras e o que se passa é que ficaram aflitos todos aqueles que cosem a sua vida exactamente por via daquilo que ele mesmo diz no texto. Isto, aqui, ali, além ou em qualquer lugar, pois como dizem os amigos - "o homem passou para o politicamente incorrecto"... está a abanar-vos a estrutura!... e se a vossa estrutura é de facto montada sobre a "realidade" de um mundo de capital, luvas, guerras, intrigas, subserviência, dependência, prostituição dos valores básicos do indivíduo, de lobbies da imprensa que adoram comer vivos todos aqueles que se levantam contra... é claro que de outro modo não poderia ser o tão respeitado Adelino Gomes ver a coisa assim, ele também... ele que esteve como esteve em Timor a quente na invasão... não percebe ainda hoje porque fala Xanana desta maneira.

Não foi o Público também a tomar a atitude de pulicitar este blog? Não foram as televisões a fazê-lo também? Não foi o Governo Português que também ele está a fazer o jogo de um Poder que se tornou ilegítimo?

Cavaco diz que a situação é volátil. Mas o Governo português está à espera que o vento mude em que direcção? Afinal o Governo português está apenas a preparar-se para ir atrás... O Governo português é culpado exactamente do que se está a passar pois toda a sua vertente neo achou uma piada gira termos feito germinar ali tanta coisa mal feita. O Governo português está ele também comprometido com a posição de apoio a um desGoverno que se mantém autoritariamente em não funções em Timor-Leste. O Governo potuguês não tem posição perante um rol de ilegalidades ao mais alto nível do politicamente correcto que não precisam evidentemente de mais confirmações temporais pois elas mesmas já aconteceram, estão a acontecer e é necessário pará-las pois há um povo martirizado que também estamos a sofocar com os jogos da política. Esse povo votou... e o Presidente da República Democrática de Timor Leste é, que ainda se saiba, Xanana Gusmão. Sendo ele o topo, e deixem-se lá de cantigas mesmo que não vos agrade as tomadas de posição dele, os textos, as reacções dele, etc e tal... ele é o representante máximo daquele Estado. Pelo que a posição silenciosa de Portugal é para mim e para muita gente também UMA VERDADEIRA VERGONHA!

Em relação a democrático ou anti-democrático, Xanana Gusmão é a uma coisa em que sabemos (ou não?) que o povo de Timor-Leste votou! Sabe-se também que a FRETILIN foi o partido mais votado para a Constituinte. No meio de tudo o que aconteceu até agora, qual é aquele que tem mais legitimidade? Qual é aquele que afinal disse, sempre disse, que "haverá sangue", "haverá mortes", etc, etc?

Xanana escreve o texto nas condições actuais e nunca senti que ele mente! É frontal e incómodo não é? Pois aguentem-se. Ao passo que os governantes de Timor-Leste além de não terem sanado na origem, e tinham isso na mão em tempo oportuno, os problemas que se estavam a levantar... fazem ainda hoje a mais vergonhosa batalha contra aquele que pelos vistos não têm razão alguma para o destruirem!

É sim senhor a maior das vergonhas que sinto como português.

Xanana continua a surpreender, isso é óbvio e sê-lo-á certamente até que deixe de respirar. O que é demasiado estranho é que perante muitas histórias que se encontram inclusivamente documentadas, redocumentadas por diversos historiadores, escribas e artistas, escritores e políticos, das mais variadas facções se constata que afinal por o menino estar a ser "incorrectamente político" deixa por isso de estar ele cheio de razão!?

Se um dos que agora se levantam contra ele tivesse a dignidade, um bocadinho que fosse da que tem aquele homem, estaria certamente o mundo a caminho de facto de uma grande mudança e certamente em grande escala... mas isso deve ser demasiado exotérico não é?

Pois meus senhores o que é certo é que o homem debita quando é preciso e explica, porque até faz desenhos para alguns, o que pensa, o que acha e como DEFENDE O SEU POVO! Coisa que não se vê a montante nem a jusante dos fazedores de opinião, dos políticos portugueses ou de outros quaisquer pois está tudo encravadinho e só há uma solução - chamem o psiquiatra que o homem está louco!

Parece-me é ser o único que está com tudo no sítio! Que as madrinhas do compadrio estão aflitissímas poqrque se querem cá contas feitas e idoneidade política agarrem-se mas é ao povo que pois a manobrar o barco assim não vos dá votos...

A desordem institucional é evidente e agora querem que sejam os timorenses sozinhos a decidir? Xanana Gusmão como PR decidiu! Agora não alinham? Então alinham em quê e como? O que é que é preciso? Talvez eleições Presidenciais antecipadas? Então mas que estiveram a fazer em Timor-Leste? O que estão a fazer em Timor-Leste agora? À espera que um Governo que evidentemente não Governa porque o caso é gravíssimo mas que se fizerem o que tem de ser feito Constitucionalmente já o aceitam?

Mas afinal estão também os Governos aflitos por não terem a capacidade de decidirem e dizer que a continuar assim a única coisa que se vai ver depois é que o povo continuará como até aqui - ao lado de Xanana?!

Vocês é que estão a violar a Constituição desde o princípio... é um tiro no pé!

Vai já uma aposta ou isto não é mais que evidente?

Anónimo disse...

Anónimo das 1:46AM: diz que o "Xanana Gusmão como PR decidiu!" Explique-me lá então s.f.f. se decidiu porque é que não cumpriu? É que com data de 20 de Junho, ele na carta que enviou ao PM escreveu:

“(…) Tendo visto o Programa “Four Corners” que me chocou imensamente, só me resta dar-lhe oportunidade para decidii: ou se resigna ou, depois de ouvido o Conselho de Estado o demitirei, porque deixou de merecer a minha confiança, enquanto Presidente da República.
Espero uma carta de resposta sua, até às 17h00, de hoje, 20 de Junho de 2006. (…)”

Ora, estamos a 24 de Junho, já se realizou o Conselho de Estado e nem o PM resignou nem o PR demitiu o PM.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.