terça-feira, junho 13, 2006

GNR vai distribuir alimentos doados pela Fundação Oriente

Díli, 13 Jun (Lusa) - A Fundação Oriente (FO) doou hoje 30 toneladas de alimentos de primeira necessidade para distribuição em bairros de Díli, numa acção que estará a cargo da GNR, disse à Lusa fonte daquela organização não-governamental portuguesa.

"Os militares da GNR disponibilizaram-se imediatamente para garantir a distribuição dos alimentos pelos mais carenciados", assinalou Álvaro Antunes, delegado da FO em Timor-Leste.

O lote de bens entregues é constituído por 20 toneladas de arroz, 2.500 litros de óleo alimentar, uma tonelada de açúcar, 40 mil refeições de massas instantâneas e 10 mil enlatados.

Na cerimónia de entrega dos alimentos à guarda da GNR esteve o embaixador de Portugal, João Ramos Pinto, que considerou que a participação da GNR na distribuição dos bens alimentares "vai aproximar ainda mais a população da GNR".

"Mas acho que eles (GNR) não precisam de ajuda para se aproximarem da população, porque essa relação já é antiga. Será mais um gesto de que a GNR está aqui para ajudar o povo de Timor-leste", frisou.

O comandante operacional dos 127 efectivos da GNR, capitão Gonçalo Carvalho, salientou que os alimentos vão ajudar a colmatar uma grande carência dos refugiados, "que, além dos problemas sanitários, têm muitos problemas de alimentação. Passa-se alguma fome nesses campos".

Os 127 efectivos da GNR encontram-se em Timor-Leste no quadro do pedido de ajuda formulado pelas autoridades timorenses para ajudar a restabelecer a paz e ordem públicas, no quadro da violência que se regista no país desde finais de Abril e que provocou já mais de 30 mortos e de uma centena de feridos, além de mais de 100 mil pessoas deslocadas.

EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.