terça-feira, junho 13, 2006

PR Xanana Gusmão fala 4ª feira aos deputados

Díli, 13 Jun (Lusa) - O Presidente Xanana Gusmão dirige-se quarta-feira aos deputados timorenses, na que será a sua primeira intervenção pública desde que no passado dia 30 de Maio chamou a si o controlo das áreas de defesa e segurança do país.

Agio Pereira, chefe de gabinete do Presidente, disse à Lusa que Xanana Gusmão "vai fazer um balanço da situação no país. O ministro da Defesa (José Ramos Horta) dirigiu-se ontem (segunda-feira) ao Parlamento e o Presidente dará uma visão global da situação".

A mensagem aos deputados será feita a convite do presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres "Lu-Olo", disse fonte parlamentar à Lusa.

A intervenção de Xanana Gusmão ocorrerá cerca de duas semanas depois de ter chamado a si todos os poderes nas áreas da defesa e segurança, com o anúncio da adopção de medidas de emergência para contenção da crise no país, marcada pela violência que nas últimas semanas causou a morte a cerca de 30 pessoas e a fuga de cerca de mais de 100 mil das suas casas, algumas destruídas, e que se encontram na sua maioria e campos de acolhimento.

Xanana Gusmão viaja sábado para a Indonésia, para uma visita oficial a convite do seu homólogo indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.

Segundo Agio Pereira, a situação em Timor-Leste será o tema do encontro entre os dois chefes de Estado.

EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.