terça-feira, junho 13, 2006

Freitas optimista sobre apoio europeu a aumento presença da ONU

Luxemburgo, 12 Jun (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, disse hoje ter ficado convencido do apoio dos cinco membros europeus do Conselho de Segurança da ONU a um maior envolvimento da organização em Timor-Leste.

"O facto de nenhum ter levantado dúvidas, colocado questões, formulado perguntas ou expressado reservas leva-me a crer que esse apoio existe", disse o chefe da diplomacia portuguesa no final de uma reunião dos ministros dos Negócio s Estrangeiros, no Luxemburgo.

Na reunião, Freitas do Amaral informou os seus homólogos da União Europ eia (UE) sobre a situação em Timor-Leste e "pediu o apoio a todos", em particula r aos que são membros do Conselho de Segurança da ONU (Reino Unido, França, Dina marca, Eslovénia e Grécia) para as decisões que serão tomadas a partir de terça- feira, em Nova Iorque.

O chefe da diplomacia portuguesa sugeriu ainda um "possível alargamento " do apoio económico europeu a Timor-Leste.

"Amanhã [terça-feira], o objecto principal, para além de analisar a sit uação, é prorrogar por mais um ou dois meses a missão que existe em Timor-Leste" , afirmara Freitas do Amaral antes de entrar para a reunião dos ministros dos Ne gócios Estrangeiros dos 25, ao referir-se à reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Freitas do Amaral afirmou ainda ter informações que apontam para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas venha a tomar uma decisão sobre a "força multinacional" numa reunião que "deverá" realizar-se "oito a quinze dias a segu ir".

Por outro lado, Portugal está a ponderar a possibilidade de pedir aos c hefes de Estado e de Governo da UE reunidos em Bruxelas quinta e sexta-feira, qu e aprovem uma declaração política a apoiar os esforços de estabilização da situa ção em Timor-Leste.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se terça-feira, em Nova Iorque, para analisar a situação em Timor-Leste.

Na reunião, deverá ser examinado um relatório do secretário-geral, Kofi Annan, sobre a futura presença da ONU no território para substituir a actual mi ssão, a UNOTIL, cujo mandato termina no próximo dia 20.

Espera-se que Annan advogue agora a presença de um grande número de tro pas e polícias da ONU em Timor-Leste para assegurar a paz e a estabilidade, na s equência da onda de violência das últimas semanas em Díli, que provocou cerca de duas dezenas de mortos e 130 mil deslocados.

O Conselho de Segurança das Nações Unidos tem quinze membros que inclue m cinco países europeus: Reino Unido e França no lado dos cinco "membros permane ntes" e a Dinamarca, Eslovénia e Grécia do lado dos "membros eleitos" por um per íodo de dois anos.

FPB.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.