REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
Primeiro Ministro convoca reunião do Gabinete de Crise e recebe Embaixador da República da Indonésia
Para a manhã de hoje, 6 de Junho, o Primeiro Ministro convocou uma reunião do Gabinete de Crise, no qual foi discutido a implementação e coordenação, pelos diferentes Ministérios, do Plano de Acção acordado no Conselho Superior de Defesa e Segurança. Esta reunião, presidida pelo Primeiro Ministro, foi alargada a outros membros do Governo, contando com a presença de: Ministro da Defesa, Ministra da Administração Estatal, Ministra do Plano e Finanças, Ministro do Interior, Ministro da Justiça, Ministro do Trabalho e Reinserção Comunitária, Ministro da Obras Públicas, Ministro da Saúde, Ministro dos Transportes e Comunicações, Ministro do Conselho de Ministros e o Secretário de Estado do Conselho de Ministros. O Brigadeiro General das Forças Armadas, Taur Matan Ruak também participou na referida reunião.
Ainda da parte da manhã o Primeiro Ministro recebe o Embaixador da República da Indonésia em Dili, a fim de desfazer dúvidas quanto a alguma informação vinculada por órgãos de comunicação social indonésios. O Primeiro Ministro nunca envolveu a Indonésia como co-responsavel na actual crise existente em Timor-Leste.
Ontem, segunda-feira, 5 de Junho, o Primeiro Ministro Mari Alkatiri esteve reunido, no seu Gabinete, com Ian Martin, enviado especial do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com Tamrat Samuel, conselheiro para Assuntos Políticos da Divisão para a Ásia e Pacífico da mesma Organização. Nesta reunião foram debatidos assuntos relativos à actual situação em Timor-Leste e à forma de os resolver. Foi também abordada a questão da próxima missão da ONU em Timor-Leste, bem como à reorganização da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL).
Ainda da parte da manhã, o Primeiro Ministro concedeu uma audiência ao porta voz para os negócios estrangeiros do Partido Trabalhista da Austrália, na oposição, Kevin Rudd.
Da parte da tarde, o Primeiro Ministro esteve reunido com o Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas, Sukiro Hasegawa.
Amanhã, dia 7 de Junho, pelas 9h 30m, no Palácio do Governo, o Primeiro Ministro preside à cerimónia de assinatura de um acordo entre a República Democrática de Timor-Leste e a União Europeia. Este acordo, no valor de 18 milhões de euros, visa apoiar o Desenvolvimento Rural (12 milhões de euros) e Formação Profissional (6 milhões de euros).
Também na parte da manhã, o Primeiro Ministro receberá uma visita de cortesia dos Ministros da Defesa da Austrália e da Nova Zelândia.
Orçamento de Estado irá contemplar verbas para apoio humanitário
O Orçamento do Estado para o próximo ano fiscal 2006/2007 (1 de Julho de 2006 a 30 de Junho de 2007), que será apresentado ao Parlamento Nacional (PN) no decorrer do mês de Junho, irá ser revisto, antes da entrega ao Parlamento Nacional, por forma a contemplar verbas de ajuda de emergência humanitária.
Estas verbas irão ser utilizadas para alimentação, cuidados de saúde e retorno das populações deslocadas às suas casas, bem como à reabilitação de casas destruídas nos recentes acontecimentos que ocorreram, essencialmente, na cidade Capital, Díli.
Díli, 6 de Junho de 2006
terça-feira, junho 06, 2006
Comunicado - PM
Por Malai Azul 2 à(s) 14:52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário