sexta-feira, março 14, 2008

"Salsinha influenciado por terceiros", diz PGR

Díli, 13 Mar (Lusa) - O Procurador-Geral da República (PGR) de Timor-Leste, Longuinhos Monteiro, afirmou hoje que o ex-tenente Gastão Salsinha não se entregou porque "foi talvez influenciado por terceiros".

O ex-tenente, líder dos peticionários e do antigo grupo do major Alfredo Reinado, em fuga desde os ataques de 11 de Fevereiro, não respeitou ainda o acordo a que tinha chegado com as autoridades.

Longuinhos Monteiro confirmou também que um dos elementos do grupo de Gastão Salsinha atravessou a fronteira com a Indonésia mas regressou a território de Timor-Leste "pela pressão do outro lado".

"Não sei por que Salsinha não se entregou ainda. Talvez por ter sido influenciado por terceiros", afirmou Longuinhos Monteiro em Díli, à margem da cerimónia de posse de um novo procurador internacional.

"Algumas pessoas estão a influenciá-lo para não se entregar. Depois da reunião (com Longuinhos Monteiro), alguém lhe telefona a dizer para não se entregar e não dar as armas, ou para pedir mais isto ou aquilo", contou o PGR.

"Eu não vou discutir as condições, excepto como trazê-lo para Díli em segurança e dignidade e canalizá-lo para a justiça", frisou Longuinhos Monteiro.

"Concordámos que ele ia entregar-se no dia 07 de Março. Depois, numa carta, ele pediu mais dois dias e garantiu que, acontecesse o que acontecesse, se entregaria no dia 10", explicou Longuinhos Monteiro.

"Na véspera, domingo, porém, recebi outra carta dele dizendo que só se entregava quando o Presidente (da República) José Ramos-Horta voltasse de Darwin", Austrália, acrescentou o procurador-geral.

Gastão Salsinha e um grupo de 31 homens, com 18 armas, deviam descer a Díli desarmados.

"O que disse a Salsinha é que lhe garanto protecção no trajecto e depois de ele chegar. Que as armas têm que ser entregues antes e postas num cofre, porque ele é um suspeito. E que em Díli, lhe damos apenas uma arma para ele participar na cerimónia simbólica, talvez no comando conjunto (da operação de captura). E ele concordou com isso", afirmou Longuinhos Monteiro aos jornalistas.

"Tudo ficou acordado entre nós. Não foi por causa de não poder trazer a arma até ao Palácio do Governo que Salsinha não se entregou", declarou também Longuinhos Monteiro.

"Se ele só se entregasse quando o Presidente Ramos-Horta voltar, as condições seriam as mesmas".

Longuinhos Monteiro explicou que "as exigências de Salsinha são misturadas com outros assuntos".

"Por exemplo que temos que reconhecer que ele é um militar. Mas isso não é assunto meu", disse o procurador-geral.

"Para mim, Salsinha é suspeito e é um acusado num caso. Eu falo com ele como suspeito e não como tenente. Não tenho nada a ver com isso", frisou Longuinhos Monteiro.

"Salsinha tem que decidir o seu futuro. Não faço mais contacto nenhum com ele. É ele que tem que vir ter connosco, não sou eu que tenho que ir atrás dele. Se ele quiser entregar-se, nós estamos disponíveis", disse ainda Longuinhos Monteiro.

Gastão Salsinha lidera o grupo que era chefiado pelo major Alfredo Reinado até à morte deste no ataque à residência de José Ramos-Horta, a 11 de Fevereiro, em que o Presidente timorense foi ferido a tiro.

Dos dezassete co-arguidos do antigo processo contra Alfredo Reinado, apenas cinco continuam em fuga, depois da entrega às autoridades do arguido Jaime da Costa, quarta-feira.

Jaime da Costa foi ouvido pelo juiz do processo, que lhe impôs a medida de termo de identidade e residência.

Na sequência dos ataques de 11 de Fevereiro ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, Xanana Gusmão, foram emitidos novoas mandados de captura, um deles contra Gastão Salsinha.

As forças armadas e a polícia de Timor-Leste têm em curso uma operação conjunta de captura dos suspeitos dos ataques de 11 de Fevereiro.

PRM
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.