sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Médicos optimistas com evolução Ramos-Horta após nova operação

Lisboa, 15 Fev (Lusa) - José Ramos-Horta voltou aos cuidados intensivos do Hospital de Darwin, após nova operação cirúrgica, bem sucedida, que leva a equipa médica a um prognóstico "optimista", disse hoje à Lusa a irmã do chefe de Estado timorense.

A intervenção cirúrgica "correu bem e os médicos estão optimistas em relação à evolução da situação", disse Romana Horta, contactada telefonicamente pela Lusa em Darwin, norte da Austrália.

Esta foi a quarta intervenção cirúrgica a que Ramos-Horta foi submetido, a terceira em Darwin, desde que foi gravemente ferido a tiro na sua residência em Díli segunda-feira, durante um ataque em que foi morto o major Alfredo Reinado.

A operação terminou ao início da tarde (hora local) e a família de Ramos-Horta aguarda agora por uma reunião com a equipa médica, em que será informada detalhadamente sobre a intervenção a que foi sujeito o chefe de Estado timorense.

Len Notaras, director do Royal Darwin Hospital, afirmou entretanto que o estado de Ramos-Horta, 58 anos, permanece "grave, mas estável", após a operação de hoje.

"Ele está ainda fortemente sedado, para permitir que descanse e recupere", disse Notaras, citado pela televisão australiana.

Romana Horta adiantou que na última visita ao irmão o encontrou em "estado de dormência", mas que "deu sinais de sentir" a presença dos familiares, e chegou mesmo a apertar a mão da irmã.

O pior, acredita, será quando José Ramos-Horta recuperar os sentidos.

"Acordar vai ser o pior. Não só a dor física, mas também a moral, o choque de saber que tudo isto lhe aconteceu, a ele que nunca fez mal a ninguém", disse à Lusa a irmã do chefe de Estadado timorense.

"Vê-lo assim, com todas aquelas máquinas, é um choque muito grande", afirmou Romana Horta.

A irmã de José Ramos-Horta encontra-se acompanhada da mãe e de outros familiares, e na quinta-feira recebeu outra má notícia: a da morte de uma tia de 101 anos de idade, residente nos arredores de Darwin.

"O José era o sobrinho predilecto dela", acrescentou Romana Horta.

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, visitou hoje José Ramos-Horta no hospital de Darwin, onde parou no regresso a Camberra após a visita que efectuou a Díli.

"Eu conheço o velho José, ele é um lutador. Ele ainda uma luta pela frente, mas ele é um lutador", referiu Kevin Rudd, citado pela ABC da Austrália.

Quarta-feira, o chefe da equipa de cirurgiões do hospital, Phil Carson, disse que a recuperação total de José Ramos-Horta deverá demorar seis meses.

PDF/PNG
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.