terça-feira, janeiro 22, 2008

Timor-Leste: Terceira diocese criada ainda este ano - PR José Ramos-Horta

Lisboa, 21 Jan (Lusa) - A terceira diocese de Timor-Leste deverá ser criada ainda este ano, disse hoje à Lusa o Presidente timorense José Ramos-Horta.

Contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa, o chefe de Estado timorense, que iniciou hoje uma visita oficial de dois dias a Itália, foi recebido de manhã em audiência, no Vaticano, pelo Papa Bento XVI.

Foi a segunda vez que Ramos-Horta foi recebido por Bento XVI, tendo o primeiro encontro decorrido em Novembro de 2006, quando Ramos-Horta era chefe do governo timorense.

"Informei Sua Santidade sobre a situação em Timor-Leste e o Papa Bento XVI ficou bastante agradado pelo facto desta ter melhorado e encorajou Timor-Leste a continuar o processo de diálogo e reconciliação nacional", disse Ramos-Horta à Lusa.

Depois da audiência papal, Ramos-Horta reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que informou o presidente timorense da intenção da Santa Sé de abrir em Díli uma representação permanente, para o que será nomeado um encarregado de negócios.

"Timor-Leste continuará dependente da Nunciatura em Jacarta, mas a nomeação de um encarregado de negócios já é um passo importante", considerouo Presidente.

Relativamente à criação da terceira diocese em Timor-Leste, condição imprescindível para a constituição de uma Conferência Episcopal, Ramos-Horta disse à Lusa que só falta o Vaticano escolher o futuro bispo.

A criação da terceira diocese, que segundo Ramos-Horta "provavelmente deverá ficar no Suai", distrito de Covalima, sul do país, está demorada devido aos atrasos das autoridades timorenses em avançarem com a nova divisão administrativa do país.

"A demora tem sido mais pelo facto da igreja católica não querer avançar com a terceira diocese enquanto do lado do governo de Timor-Leste não for feita a nova divisão administrativa do país. Penso que será ainda este ano que a terceira diocese será criada", disse.

Timor-Leste tem actualmente duas dioceses, Díli e Baucau.

Ramos-Horta, que foi também hoje recebido pelo seu homólogo italiano Giorgio Napolitano, tem agendado para terça-feira encontros com o primeiro-ministro, Romano Prodi, com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Franco Danieli, e a presidente da Câmara Municipal de Milão, Letizia Moratti.

O presidente timorense disse à Lusa que espera destes contactos um reforço da ajuda que a Itália presta actualmente a Timor-Leste.

"Espero que a Itália aumente a sua ajuda a Timor-Leste. Neste momento a ajuda é extremamente modesta", considerou.

Ramos-Horta adiantou que o aumento da ajuda italiana deverá concretizar-se no apoio ao Parlamento Nacional e aos sectores da agricultura e segurança alimentar.

De concreto, Ramos-Horta conseguiu já nesta deslocação a oferta de um unidade móvel de cinema, por parte da Câmara de Milão.

"Trata-se de um projecto meu, a que chamei Cinema Paradiso e que visa levar o cinema às aldeias remotas do país", acrescentou.

Ramos-Horta termina na terça-feira a visita a Itália, viajando à noite para a Suíça, para uma estada privada, após o que seguirá para o Brasil, onde inicia no próximo dia 26 uma visita oficial.

Integram a comitiva do chefe de Estado timorense o ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias da Costa, o ex-ministro da Defesa e assessor presidencial para a reestruturação das forças de segurança, Roque Rodrigues, e João Carrascalão, membro do Conselho de Estado, órgão consultivo do Presidente de Timor-Leste.

EL.

Lusa/Fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Ui! Ui! Já estou mesmo a ver as "fitas" que se vão passar ao ir livre: "CINEMA PARADISE"! Realização: RH; Argumentista: XG; Actores Principais: Kirsty e outros aussis; etc, etc...
Que romântico!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.