O Globo Online
Plantão Publicada em 21/01/2008 às 02h28m
EFE
DÍLI - O militar rebelde Alfredo Alves Reinado ameaçou nesta segunda-feira desdobrar no oeste do país suas forças de 600 ex-soldados caso o Governo não escute suas reivindicações de se reintegrar às Forças Armadas.
Em entrevista por telefone à Agência Efe, Reinado, que actualmente tem sua base de operações no distrito de Ermera, indicou que se o Estado não ouvir estas reivindicações, será estabelecida uma nova força militar, porque "as províncias do oeste também precisam de protecção".
- Não importa de qual país vamos conseguir as armas, mas nós nos armaremos para que o Estado escute nossas reivindicações - sentenciou o líder militar.
No entanto, Reinado indicou que antes de recorrer à força espera que o presidente, José Ramos Horta, resolva o conflito de "um modo pacífico".
Em um encontro com ONG’s em Díli, Ramos Horta disse na semana passada que a data limite para resolver o problema de Reinado e dos militares rebeldes expulsos foi fixada para Maio.
O presidente do Timor-Leste manifestou que "o Governo está tratando de resolver o problema de forma pacífica, sem violência e procurando evitar mais derramamento de sangue".
Alfredo Alves Reinado dirige os ex-militares que foram expulsos das Forças Armadas do Timor-Leste em Março de 2006 por insubordinação, quando realizaram um protesto por melhoras trabalhistas e contra o nepotismo na instituição.
A expulsão, que custou às Forças Armadas timorenses um terço de seu pessoal, desencadeou a crise de maio de 2006, na qual o país esteve à beira da guerra civil.
A onda de violência no país entre Abril e Maio desse ano deixou 30 mortos e forçou a fuga de outras 150.000, além de provocar o enviou de forças internacionais de paz ao país.
Após a crise, Reinado foi detido, mas em Agosto de 2007 ele fugiu da prisão e desde então permanece foragido.
terça-feira, janeiro 22, 2008
Rebeldes ameaçam desdobrar forças no oeste do Timor-Leste
Por Malai Azul 2 à(s) 00:13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário