terça-feira, janeiro 22, 2008

REINADOS PREPARAM-SE PARA “NOS DEFENDER…”

Blog Timor Lorosae Nação
Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008

PARA ONDE CAMINHAMOS, SENHORES BAZÓFIAS?

Tibério Lahane

As movimentações militares que estão a ocorrer no território pretendem ser discretas mas a descrição não passa despercebida aos que se começavam a habituar a serem donos do seu país e não se sentirem ocupados por tropas estrangeiras. Esse é um trauma que compreensivelmente carregamos.

Enquanto o presidente Horta pratica o seu “desporto” favorito e passeia pelo mundo, banhando-se na modernidade, no desenvolvimento, no progresso, no cosmopolitismo, na civilização, etc, em Timor-Leste contam-se armas e espera-se que não aconteça o pior.

Inexorável, o tempo continua a avançar ao ritmo da distribuição das tropas australianas pelo país sob a observação atenta dos que se estão a considerar ocupados e apoiam secretamente as posições de Alfredo Reinado para “nos defender…”

Timor caminha para uma fase desconhecida das nossas expectativas. Uma fase que pode ser a que nos transportará ao tal país ingovernável que interessa a uns quantos e também talvez ao primeiro-ministro e ao presidente errante que elegemos.

Sabe-se que está para breve mais uma divulgação de Alfredo Reinado sobre o que pensa fazer com quase duas centenas de homens armados e mais algumas por armar convenientemente.

Alfredo prometeu-o e irá fazer o que diz – pelo que consta – se não vier uma resposta que se coadune com as promessas anteriores de muitos e principalmente de Xanana Gusmão. Está provado que os peticionários não reconhecem a autoridade de Horta ou de Xanana mas sim a de Reinado. Isso mesmo se verificou quando Xanana quis reunir-se com os peticionários.

O que fazer? O que esperar? Vamos ter um novo “figurino de luta de libertação”? Libertação de quem? Para onde caminhamos?

Só nos resta pôr questões e esperar? Esperar pelo quê? Por Maio? Acreditar nas bazófias do actual primeiro-ministro e do presidente da República? Os que Reinado acusa de não cumprirem com as suas promessas? Os que passam o tempo dizendo que estão a resolver a situação com Alfredo e está para breve encontrarem uma solução?

Diz Ramos Horta que até Maio deverá ser encontrada uma solução? Maio de que ano?

É que Ramos Horta ainda não cumpriu uma única promessa das que fez desde que foi empossado primeiro-ministro, em 2006, nem como presidente da República, nem como cidadão. É preciso ter muito descaramento para continuar prometendo mas nada cumprir, não é?

Com irresponsáveis destes é natural que Timor-Leste esteja a reviver nos limbos da negritude, das novas desgraças, que para nós já são conhecidas e muito antigas.

Para onde caminhamos, senhores bazófias?

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.