quarta-feira, fevereiro 28, 2007

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – TERÇA-FEIRA, 27 Fevereiro 2007

(Tradução da Margarida)

Relatos dos Media Nacionais

O Estado dá poder à ISF para capturar Alfredo

O governo de Timor-Leste, o Presidente da República e o Parlamento Nacional deram poderes às forças da ISF para capturarem com urgência o major Alfredo e o seu grupo em relação ao ataque e ao roubo de armas dos postos de fronteira de Maliana e Suai no Domingo. Dirigindo-se à nação na Segunda-feira à noite, o Presidente da República que é também o Comandante Supremo das Forças Armadas, disse que não há outra maneira de resolver o problema de Alfredo dado que ficou claramente provado que ele não respeita o Estado ou as suas instituições com o desmantelamento da Força da Polícia. O Presidente pediu à população para se manter calma e cooperar de modo a operação (poder) processar-se suavemente. O Presidente disse que tudo tinha sido feito para resolver o problema de Alfredo por meios passivos numa tentativa de evitar uma solução militar. Disse que Alfredo tem manipulado a situação sendo inconsistente com o que diz.

Em relação ao ataque, o Ministro do Interior Alcino Barris disse que será feita uma investigação ao comandante da Unidade de Patrulha de Fronteira (UPF) e aos seus membros em relação às armas roubadas. Disse que quer saber porque é que a polícia não reagiu ao ataque. Barris disse, de acordo com a informação que recebeu, que 18 homens fizeram o ataque, de que resultou a perda de 25 armas dos postos de Maliana e Lolotoe. Recusou mais comentários sobre o assunto.

Entretanto, contactado pelo telefone na Segunda-feira, o major Alfredo Reinado disse que não roubou armas. Disse que as pediu com bons modos aos oficiais da UPF para defender a população e que isto pode ser confirmado com os oficiais de polícia na fronteira. Alfredo disse que tem 16 armas e não 18 como tem sido afirmado pelo Ministro do Interior.

De acordo com o Timor Post, uma fonte que recusou identificar-se, confirmou que três armas de Salele-Suai foram tiradas de modo amigável e não roubadas. A fonte disse que quando o major Alfredo e o seu grupo chegaram ao posto de Salele estavam lá seis oficiais da UPF. Quanto ao pedido de Alfredo para as armas para defender a população, três dos oficiais sairam do posto e deixaram para trás as armas que foram depois confiscadas pelo major Alfredo e os três restantes fugiram do posto com as suas armas, disse a fonte anónima. (DN, TP, STL)

Alkatiri: partido CNRT é para enganar as pessoas

Falando em Oecussi durante a cerimónia de nomeação da Comissão Especial da Região da Fretilin para Monitorizar as Eleições para o enclave de Oecussi, o Secretário-Geral do partido Mari Alkatiri afirmou que não quer que o partido durma e que parta do princípio que já ganhou as eleições porque há algumas pessoas que querem subjugar o partido e que trabalham em estratégias para criar um novo partido chamado Conselho Nacional da Resistência Timorense l (CNRT) que será um partido para enganar as pessoas.

Alkatiri disse ainda que desde o princípio da guerra contra Timor-Leste quiseram fazer desaparecer a Fretilin ao matarem Nicolau Lobato e os seus colegas mas que apesar disso a Fretilin continuou a crescer. Também enfatizou que o partido não apoia nenhum candidato independente nas eleições presidenciais porque tem o seu próprio candidato. (STL)

Ramos-Horta: a Fretilin deu-me uma cadeira com três pernas

Ramos-Horta descreveu o seu poder no cargo desde que é primeiro-ministro como uma cadeira com três pernas que a Fretilin lhe deu para se sentar. Perguntou como é que alguém se pode sentar numa cadeira com três pernas a tentar equilibrar-se sem cair e com carvão quente debaixo da cadeira.

Disse que tinha aceite a responsabilidade de ser Primeiro-Ministro devido à crise e porque o Presidente da República, o Comité Central da Fretilin (CCF) e os dois bispos tinham depositado confiança nele.

Falando durante o ajuntamento em Laga para anunciar a sua decisão de concorrer às eleições Presidenciais, Ramos-Horta disse às pessoas presentes em Laga, no Distrito de Baucau, que depois da crise de 28 de Abril de 2006, viajou sózinho ao longo das estradas para ver a situação, que viajou para o aeroporto para se encontrar com deslocados a diferentes horas da noite, que convenceu pessoas nas ruas para regressarem para as suas casas, que visitou os feridos da UIR, PNTL e das F-FDTL no hospital e viajou em todos os distritos para reassegurar a presença do Estado não à procura do poder ou de um lugar.

Ramos-Horta disse que algumas pessoas lhe têm pedido para prestar contas do seu trabalho como Ministro dos Estrangeiros e da Cooperação ao que respondeu que o governo totalmente deve prestar contas ao povo. Disse que sob a sua liderança tinha estabelecido boa cooperação com a Ásia, África, Europa e a América do Norte e laços diplomáticos com 101 nações. O Ministro também louvou o povo nos distritos pela sua maturidade e por não se envolver na crise que tinha afectado somente Dili. (STL)

Assistência financeira do Governo do Japão para as eleições

O governo do Japão decidiu doar um total de US$723,000 para as eleições presidenciais e parlamentares de 2007 através do UNDP. De acordo com um comunicado de imprensa recebido pelo Diario Nacional a assistência financeira ajudará a implementação das eleições a processar-se com sucesso. (TP)

RTTL Títulos das Notícias

Segunda-feira, 26 Fevereiro de 2007

Timor-Leste pede às Forças Internacionais para capturar Reinado

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta pediu às Forças Internacionais para capturarem o major Reinado e afirmou que o governo tinha cancelado as negociações com ele. Ramos-Horta disse que o Presidente da República, o Parlamento Nacional, o Governo e a comunidade internacional não tolerariam que alguém desestabilizasse a nação, anotando que contactou pessoalmente o Presidente da Indonésia para apertar a segurança na fronteira para impedir que Alfredo passe para a Indonésia. O Primeiro-Ministro disse também que as forças internacionais estavam prontas para deter Alfredo. A TVTL tentou contactar com Alfredo mas não teve sucesso.

Cortejo funerário pacífico

Planos para transportar os corpos dos mortos envolvidos nos incidentes de tiroteio pelas Forças Australianas na Segunda-feira através de algumas áreas da capital Dili não foram autorizados por razões de segurança. Os dois corpos foram levados para os seus distritos de Ossu/Viqueque e Baucau. Cerca de duas mil pessoas participaram na marcha, entoando palavras contra as Forças Australianas

A ISF investiga o incidente

O comandante das Forças Australianas Mal Rerden disse que as forças estão a fazer a sua própria investigação no incidente de tiroteio e que estão também a dar todo o apoio às investigações da UNPOL e do governo.

Conferência do Partido Republicano

O Partido Republicano realizou a sua primeira conferência em Manufahi no fim-de-semana com o objectivo de eleger membros para as suas estruturas e preparar-se para as próximas eleições legislativas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ramos Horta é um coitadinho de um desgraçadinho cheio de jogo de cintura. O pé que falta na cadeira foi ele que o comeu literalmente! Ramos Horta deve ser banido de Timor!

Os australianosa vão matar o Reinado para proteger o Xanana e o Ramos Horta. Se ele falar estão tramados. Xanana e Horta já percebram isso e deram agora instruções para o caçarem mas sem vida!

Foge Reinado, protege-te e fala!

Anónimo disse...

Bani-lo de TL para quê, se o Horta pouco pára por aí? Além de que Timor-Leste é pátria de todos os timorenses, mas o que valia a pena era ele ser sujeito a escrutíneo judicial porque a golpaça que ele juntamente com o Xanana arquitectou tem sido uma desgraça para os timorenses e um atraso de anos para o desenvolvimento da nação. Mas bani-lo democraticamente da vida política isso sim, têm agora pela primeira vez na vida da democracia de TL a oportunidade de NÃO votarem nele.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.