quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Helicópteros australianos sobrevoam Same - Leandro Isaac

Macau, China, 27 Fev (Lusa) - O deputado independente Leandro Isaac disse hoje à Agência Lusa que helicópteros australianos têm sobrevoado de forma permanente a região de Same, interior sul de Timor-Leste, onde está refugiado o major timorense Alfredo Reinado.

"Os helicópteros ainda não pararam, continuam a sobrevoar toda esta região e tememos um ataque durante a madrugada", disse Leandro Isaac, contactado telefonicamente a partir de Macau.

Leandro Isaac adiantou que se mantém ao lado do major rebelde, "à semelhança de toda a população de Same", e explicou que tem "fortes razões para temer " pela sua segurança.
O deputado adiantou que Alfredo Reinado "está no mato" a comandar "o seu grupo de tropas" e a tentar fugir das forças australianas no terreno.

"Não está em nenhum edifício. Está no posto mais avançado", disse, sem especificar o posto a que se referia".

"Durante a noite, as tropas australianas podem progredir muito porque têm equipamento e tecnologia avançada", acrescentou Leandro Isaac. Em entrevista à Agência Lusa, o comandante das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) estacionadas em Timor-Leste, brigadeiro Mal Rerden, disse que a rendição é a única opção que resta ao major timorense Alfredo Reinado.

O brigadeiro Mal Rerden sublinhou ainda que "Reinado é claramente uma figura significativa nesta situação".

A situação em Timor-Leste agravou-se na sequência do ataque perpetrado domingo pelo major Alfredo Reinado, antigo comandante da Polícia Militar timorense, a três postos da polícia junto à fronteira com a Indonésia, o que levou segunda-feira o Presidente timorense, Xanana Gusmão, a ordenar a captura e prisão do oficial rebelado.

Hoje, soldados australianos cercaram na cidade de Same elementos suspeitos de pertencerem ao grupo do major Reinado, entre os quais estará o próprio militar revoltoso.

As ISF estão a conduzir operações em todos os 13 distritos do país, tendo em vários deles as operações sido reforçadas em apoio ao recenseamento eleitoral. Elementos vão passar a estar em permanência em Lospalos (leste) e em Gleno e Ainaro (Centro).

Além desta mobilização permanente, as ISF farão patrulhas nos distritos de Aileu, Maubisse, Manatuto, Liquiçá, Viqueque e Maliana através de veículos ou de helicóptero.
JCS/PRM/CMP/ASP-Lusa/Fim

5 comentários:

Anónimo disse...

Ate que em fim que se faz algo a serio para por na gaiola Alfredo Reinado. A justica e para todos e ele tera que ser julgado pelos crimes que cometeu e pela forma como lancou o pais a violencia. Tambem o Lenadro ter que ir responder pelo assalto a casa do general Taur Matan Ruak.

Anónimo disse...

Com estas palavras do Leandro ate ee provavel que Alfredo ja nem esteja em Same, do ponto onde ele esta, se alguma vez esteve, ha um caminho directo a Alas onde nao ha passage de carros. A tropa toda esta nas estradas para Dili e Betano mas nao no mato que vai dar a Alas, Soibada, Laklubar, etc

Anónimo disse...

O Alfredo e culpado sem duvida nenhuma por ter assaltado a policia da Fronteira cometendo uma ofensa aberrate ao estado. Mas nao foi ele quem lancou o pais na violencia. Foi a cabeca que envolveu as F-FDTL numa situacao que nao era crise para justificar o envolvimento da Tropa.

Lehi

Anónimo disse...

Leandro Isaac é um cobarde mentiroso que sempre fopi homem de mão de Abílio Osório.

Leandro Isaac é um criminoso frustrado deve ser julgado por crime agravado de tentaiva de homícidio a Taúr Matan Ruak e sua família.

Leandro vai engolir a tal boma atómica por baixo e implodir naquilo que ele é: Fai Té

Anónimo disse...

Sim!!!!! eu concordo o Leandro pode ser em certos casos bom mas na maioria mau. Nem a familia sabe gerir, tal como os Maputos e os seus seguidores.
Podia estar ai para convencer e colaborar com a justica foi la instigas mais.

Rohan

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.