sexta-feira, julho 28, 2006

Novamente manifestação em frente ao Centro de Detenção

Cerca de 100 pessoas em frente ao centro de detenção protestam contra a detenção de Alfredo Reinado.

Ameaçaram queimar Ministério da Saúde, que fica em frente, segundo testemunhas do Ministério.

.

30 comentários:

Anónimo disse...

CUIDADO MALAI AZUL E SUA COMPANHIA!

Malai Azul 2 disse...

Pfffffff....

Olé!

Anónimo disse...

Não percam tempo com ameaças.

Se Malai Azul é quem penso, até tinha graça.

Tinham uma bela recepção... So gostava de la estar para ver.

;)

Anónimo disse...

O comentarista das 11:52:57 AM esta a ameacar o Malai azul? Seu cobarde e assassino...

Anónimo disse...

tão a fazer o mesmo papel que fizeram os milicias pro Indonesia......... Malae Azul, lalika tauk. Estes tipos temem pela verdade e não querem ouvi-la. Estão a tentar matar a liberdade de expressão e devolver Timor-Leste independente para os generais indonesios. Ontem alguns manifestantes até exigiram para a bandeira nacional RDTL seja mudada de outro cor, talvez a de vermelha e branca!!!

A verdade e a justiça irão prevalecer. A questão é só de tempo.

Obrigado barak Malae Azul.

Terima kasih Malae Azul.

Thank you Malae Azul.

Anónimo disse...

E o Senhor Presidente da República continua quedo e mudo?
O Senhor Presidente da República, agora, já não se preocupa com o povo sofredor?
O Senhor Presidente da República já perdeu a vontade de se exibir ao lado do Railós & Companhia, a dizer que ganhou a guerra? Ou será que tem receio de que Railós & Companhia possam ser os próximos a ir parar à dadeia?

Anónimo disse...

... a ir parar à CADEIA, queria eu escrever.

Anónimo disse...

Só mais umas perguntas...
Então, os apoiantes do Senhor Presidente da República não diziam que eram os homens do Mari Alkatiri que andavam a provocar a violência?
Ou será que o Senhor Presidente da República considera que a violência é boa quando serve os seus interesses, quando serve os interesses dos que se escondem... e agem... sob a sua sombra e protecção?

Anónimo disse...

O Mari Alkatiri resignou-se ha um mes e dois dias e a violencia continua. De quem e a culpa? Sera que alguem vai ser forcado a resignar-se tambem para satisfazer os bandidos como o Reinaldo, Rai Los (uns chamam-no de Lia Los, eu preferia, Lia sala, Lia bosok ten), Tara e companhia limitada?

Anónimo disse...

MR. PRESIDENT, SILENCE IS COLUSION!

Anónimo disse...

Esta mesmo a ficar engraçaco este momento surreal desta terra maubere! Os manifestantes q estão em frente ao centro de detencao estão a sustentar uma faixa que tem palavras de ordem, a mandar embora deste país os lorosaes, o ex-Pm, e o atual PM!!! Então, quem sair por ultimo, que apague a luz!
crocodilinho cor de rosa

Anónimo disse...

Estamos a enfrentar uma verdadeita tactica de guerilha. Primeiro o Salsinha, depois em sequencia, o Alfredo, o Railos, o Tara, e agora o Marco.... Cada um no seu posto, exigindo em diferentes alturas. Qual sera o desfecho de tudo isto? Major Alfredo e um caso especial, diz o "ilustre" deputado (do PSD ou independente, nao sei bem). Sim, na verdade. Desertou com armas, manipulou os seus subditos, matou em Fatuahi, foi o primeiro a "entregar" armas e o primeiro a ser apanhado com a posse ilegal de armas...Especialisssimo especialmente em crimes. Nao se assume responsavel pela destruicao dos bens publicos e privados e pela instabilidade do nosso pais? Quem e o nosso verdadeiro inimigo? E invisivel? Sera que alguns estao a utilizar a tecnica do "matan helik"? Cuidado! O feitico podera virar contra o feiticeiro. Viverei lutando para descobrir quem e o verdadeiro ininigo do meu povo. E esta a minha esperanca e e por isso que nao quero abandonar o meu Timor-Leste. Quando tudo for desvendado, veremos quem de facto ama este povo e este pais .

Anónimo disse...

Obrigado malai azul por se dedicar tanto a paz no meu pais. Quem quer que seja, e um malai amigo de Timor-Leste. Quem lhe insulta, so sode ser aliado do nosso inimigo " invisivel".
Pode ter a certeza que tem muitos admiradores, os verdadeiros timorenses que nao se vendem a quem quer que seja que ponha em causa a soberania deste pais.
O seu blog e lido por muitos timorenses espalhados pelo mundo fora e tambem pelos malais amigos.
Continue com o seu excelente trabalho. Sera recompensado moralmente quando a verdade for dita.

Anónimo disse...

É isso mesmo!!! apoiado, anonymus das 3.14.54!! é muito bom ver timorenses conscientes e amantes de sua terra e com fé no futuro!!! Muita força ao malai azul, que, assim como muitos outros malais, amam Timor e têm respeito por este povo e se sentem honrados por aqui estarem a participar deste momento histórico, posto que, mais uma vez, difícil. Crocodilinho rosa

Anónimo disse...

Os confrontos que continuam sao consequencias da politica do Mari Alkatiri. Mas e parvo defender Alfredo...

Anónimo disse...

Não conheço Malai Azul nem Margarida, mas tenho um enorme respeito por estas pessoas.
Só demonstram que são verdadeiros democrátras, doutra forma já teriam fechado este blog. pois entram aqui muita gentalha, do mais rasca que se tem visto.
Obrigada Malai e Margarida.Bem hajam, tenham santa paciencia.Pois é a unica forma de saber noticias de Timor, País que não conheço mas que apredi a respeitar e admirar.

Anónimo disse...

O Marco ao dizer que o Alfredo e especial vem confirmar o que escrevi ha dias: Nao e so o PR e PGR que usam a "Ferramenta enorme" do Alfredo para arranjar seus respectivos "tubos de escape", o Marco ja esta na lista e ainda ha-de aparecer mais gentinha que faz o mesmo!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

"CUIDADO MALAI AZUL E SUA COMPANHIA!"

WHY!!!!

we have democracy in this blog Unlike EAST_TIMOR

Get lost and stop MUNBLING
(falar asneiras)

Anónimo disse...

EH NECESSARIO CONTINUAR A SER FORTE MALAE AZUL! E A MARGARIDA TAMBEM. ESTAMOS COM TODOS OS QUE QUEREM A VERDADE EM TIMOR. A VERDADE, COMO DIZ O DITADO VEM SEMPRE AO DE CIMA COMO O AZEITE PURO! OBRIGADO!!

Anónimo disse...

A miopia da GNR espoletou mais uma novo capitulo de violencia que vai agora cair sobre Timor. Agiram num plano puramente legalista e ignoraram outros factores imperativos para a restauracao da estabilidade do pais.

Anónimo disse...

O argumento do anónimo anterior, quando diz que os homens da GNR agiram "num plano puramente legalista e ignoraram outros factores imperativos para a restauracao da estabilidade do pais" é perigosíssimo para o futuro de Timor-Leste.
Quando se abre a porta a planos NÃO LEGALISTAS destroem-se as fundações do estado democrático. Podia não se gostar de Mari Alkatiri mas quando, em vez de se esperar por eleições para o tirar do poder, se escolheram vias NÃO LEGALISTAS, abriu-se a porta a uma espiral de violência que provocou dezenas de vítimas, e atirou muitos milhares de pessoas para os campos de refugiados.

Anónimo disse...

A GNR não espoletou um novo capítulo de violência.
A atitude da GNR, que tem de ser repetidas as vezes que forem necessárias, é a única que garante que,a médio prazo, se acabam com os capítulos de violência em Timor-Leste.

Anónimo disse...

Anónimos das 11:02:45 PM e das 11:07:25 PM: concordo inteiramente com vocês. Quando as forças de segurança actuam dentro da legalidade estão a desempenhar bem a sua missão. E é o que a população de Dili precisa agora, forças de segurança que impeçam a actuação dos vândalos, que garantam a tranquilidade pública e o regular funcionamento das instituições democráticas.

Anónimo disse...

Estou de acordo. Nesse plano não há nada a apontar à GNR. Pena é que a GNR não possa estar ao mesmo tempo em todo o território.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:59:30 AM: quem conhece a situação no terreno diz que o problema da insegurança é fundamentalmente em Dili, e que nos distritos a PNTL continuou a funcionar. Partido do princípio que as coisas são mais ou menos assim, penso que a missão importante para a GNR é a que lhe foi atribuida, isto é, não só a segurança em Dili, como também a formação e treino da PNTL, operação esta muito importante mas morosa, que vai requerer tempo e persistência. Sempre fui adepta do tal ditado chinês que diz que se se queres matar a fome a um homem dá-lhe um peixe; se queres matar-lhe a fome para toda a vida, ensina-o a pescar.

Anónimo disse...

"A miopia da GNR espoletou mais uma novo capitulo de violencia que vai agora cair sobre Timor. Agiram num plano puramente legalista e ignoraram outros factores imperativos para a restauracao da estabilidade do pais. "

Como diz o Malai Azul, parece mais um invejoso intriguista, de um compatriota que nao suporta o sucesso alheio.

Prá frente GNR! A estabilidade do país não passa pelas palavras invejosas destes tipos.

Se calhar devia ter sido a GNR a formar a PNTL...

Anónimo disse...

Pelo menos os policias da PNTL nao tinham sido mortos se fosse a GNR a salva-los.

E de uma forma legalista!

Anónimo disse...

Ou os GOE!

Anónimo disse...

anonimo de Sábado, Julho 29, 2006 7:37:33 PM disse: "Se calhar devia ter sido a GNR a formar a PNTL..."

Se conhecesse mais sobre Timor saberia que as PNTL eram compostas por varios ramos de unidades policiais. A policia regular, A policia de Reserva, e a UIR (Unidade de Intervencao Rapida).
E se soubesse mais sobre a PNTL saberia que a UIR ou a "GNR Timorense" como alguns timorenses os apelidavam foram treinados pelas GNR portuguesas. E foram 4 ou 5 "GNR timorenses" que abandonaram inicialmente, juntamente com o Alfredo Reinaldo, a hierarquia do comando de Taur Matan Ruak. O resto da UIR eram aqueles que tinham sido emboscados pelas F-FDTL no quartel-General da PNTL e que posteriormente foram massacrados a sangue frio pelos efectivos das F-FDTL. Lembra-se daquele vergonhoso massacre dos 10 policias. Os massacrados eram os "GNR timorenses".
Nao sabia pois nao? A GNR ate deixou com eles uns tantos Toyota Prado que usaram durante a missao da UNTAET.

Nao sabia fique a saber!

Anónimo disse...

Não eram Prado, eram Land Cruiser, porque foram de Portugal com volante à esquerda.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.