sexta-feira, julho 28, 2006

Major Reinado vai voltar hoje a ser interrogado em tribunal

Transcrito, pela Margarida, do DN por não estar on-line:

Armando Rafael, DN, 27/07/06

O major Alfredo Reinado vai voltar hoje a ser ouvido pelas autoridades judiciais timorenses depois de ter sido detido na terça-feira, em Dili, onde o antigo comandante da Polícia Militar (PM) e duas dezenas de pessoas que o acompanham foram surpreendidos pela GNR na posse de várias armas e de muitas munições.

Colocado sob custódia das autoridades militares e policiais australianas, Alfredo Reinado, que se revoltou contra o governo de Mari Alkatiri na sequência das manifestações que ocorreram no final de Abril, foi transferido para o centro de detenção criado no bairro de Calcoli, tendo sido ontem apresentado em tribunal.

Nos termos da lei timorense, o Ministério Público tem 72 horas para decidir se apresenta ou não uma acusação formal.

Só que a primeira audiência deste processo foi suspensa pouco depois de Reinado ter sido apresentado, uma vez que o antigo comandante da PM requereu a presença dos seus advogados.

Razão pela qual a audiência foi adiada para hoje, tendo a Lusa apurado, entretanto, que, neste momento, existirá já um grupo de oito advogados que estará a preparar a defesa de Alfredo Reinado e das 21 pessoas que foram detidas na mesma ocasião, no interior de três casas situadas em frente ao quartel-general das forças australianas em Timor-Leste.

Sem que se tenha percebido que Alfredo Reinado, sob quem pendia um mandato de captura, vai ou não ser formalmente acusado, desconhecendo-se igualmente se ele irá ser apenas processado por posse ilegítima de armas ou se o Ministério Público tenciona responsabilizá-lo pela morte de um soldado no auge da crise que se verificou no país.

A avaliar pelas declarações que o procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, ontem proferiu em Dili, tudo indica que o ex-comandante da PM só deverá ser ouvido no âmbito da posse ilegal de armas e munições, o que não permitiria mantê-lo em prisão preventiva.

Evitando igualmente que se levantassem muitas perguntas em torno da protecção que lhe foi concedida pelo Presidente Xanana Gusmão ao longo destas semanas de crise que o país viveu.

1 comentário:

Anónimo disse...

"A avaliar pelas declarações que o procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, ontem proferiu em Dili, tudo indica que o ex-comandante da PM só deverá ser ouvido no âmbito da posse ilegal de armas e munições, o que não permitiria mantê-lo em prisão preventiva."
UM PORTENTO DE ANÁLISE ESTE ARMANDO RAFAEL.
QUE VAI ELE ESCREVER AGORA QUE O REINADO ESTÁ MESMO EM PRISÃO PREVENTIVA? QUE SE FEZ JUSTIÇA?
ORA ABÓBORAS!
Ó ARMANDINHO, VÊ LÁ SE PERCEBES MELHOR O QUE SE PASSA EM TIMOR.
APRENDIZ DE FEITICEIRO RECICLADO!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.