terça-feira, junho 20, 2006

Viva o Rei! e os GOEs também!..

Militares australianos retiveram Duarte Pio após visita ao PR

Díli, 19 Jun (Lusa) - Duarte Pio esteve retido domingo cerca de meia hora por militares australianos, depois de visitar o Presidente Xanana Gusmão, num incidente que o duque de Bragança considerou exemplar da falta de profissionalismo do contingente australiano estacionado em Timor-Leste.

O incidente verificou-se na descida de Balibar até à capital, quando uma viatura da embaixada de Portugal, devidamente identificada e com matrícula diplomática, foi mandada parar num controlo feito por militares australianos.

"Tinha acabado de fazer uma visita ao Presidente Xanana, e o agente do GOE (Grupo de Operações Especiais, da PSP) que viajava comigo foi intimado pelo militar australiano a entregar a sua pistola.

Não é normal", afirmou D. Duarte Pio.

"'Quero a sua pistola', disse-lhe o militar australiano, e o agente do GOE, muito calmamente respondeu "penso que não'. Enquanto isto, eram muitos os camiões e carros que passavam por nós, e que não era controlados", contou o duque de Bragança em declarações à Lusa.

"Se o objectivo (das tropas australianas) é conter a violência, não são obviamente diplomatas e polícias portugueses que andam a assaltar casas em Díli", frisou.

O contingente australiano foi alvo de muitas críticas, sobretudo nos primeiros dias após a sua chegada a Díli, a 25 de Maio, pela inacção demonstrada perante os actos de violência que se multiplicavam em vários bairros da capital.

Segundo Duarte Pio, o incidente ficou resolvido ao fim de cerca de meia hora, com a viatura da embaixada de Portugal a prosseguir finalmente a viagem de regresso para Díli.

O duque de Bragança deixou hoje Díli após uma estada de quatro dias em Timor-Leste, durante a qual se reuniu, além do Presidente, com o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Ramos Horta, e o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva. Visitou ainda a Gráfica Diocesana de Baucau, instituição apoiada pela Fundação D. Manuel II.

"Há um certo desencanto relativamente à presença internacional", salientou o duque de Bragança, num balanço dos contactos que manteve.

Surpreendido com a intensidade da crise timorense, D. Duarte Pio manifestou o desejo de que haja uma "verdadeira reconciliação nacional".

"De facto não faz qualquer sentido este conflito interno. Há muita gente que suspeita de causas externas, de algum país que quer provar que Timor não é governável", afirmou, sem querer entrar em pormenores.

"Suspeito que haja interesses externos que possam ter manipulado algumas pessoas para fazerem estes disparates", disse ainda.

A breve visita que concluiu hoje será compensada pelas férias que pretende fazer em Setembro.

"Saio optimista (quanto à resolução da crise), já reservei quartos (na Pousada de Baucau) para passar férias em Setembro com a família. Antes irei a Bali, ao casamento da irmã mais nova da filha do ex-presidente (indonésio) Sukarno, Megawati Sukarnoputri", revelou.

EL.

7 comentários:

Anónimo disse...

I. Imaginem o que seria se tivesse sido ao contrário, a GNR a "sequestrar" um dos príncipes da Commonwealth... O que a BBC/ABC/NBC/CNN/ETC não estariam neste momento a dizer....

II. Mais um caso para a PGR investigar?

Anónimo disse...

È talvez melhor fazerem daí um escabeche a lembrar que ele é primo dos outros...

Anónimo disse...

Agora sim o Embaixador Português deveria posicionar-se oficialmete e dar conhecimento do incidente ao MNE Português!

Anónimo disse...

Agora querem desarmar quem faz segurança?!
Porque não guardam a vossa arrogância para os criminosos, gangs e rebeldes que destruiram Dili?!
Pois não podem guardá-la porque teriam que começar por vocês mesmo!
Que Povo ignorante!

Anónimo disse...

"falta de profissionalismo do contingente australiano estacionado em Timor-Leste"

Foi preciso ir um Rei a Timor????

Ângelo Ferreira disse...

O Duque pode ser alvo de muitas críticas, e até dizer algumas coisas que podem parecer estranhas, mas foi aí! É um homem de paz, de amizade, de fraternidade e mostra-o com gestos simples. Mas na hora da verdade dá o corpo ao manifesto, como sempre deu por Timor! É preciso reconhecer isso. E também diz muitas verdades sem precisar de berrar alto!

Anónimo disse...

Saibam a verdade sob o pseudo rei de caca http://www.duarteotretas.blogspot.com/

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.