terça-feira, junho 20, 2006

Conselho de Segurança aprova terça-feira extensão da UNOTIL

Washington, 19 Jun (Lusa) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai aprovar na terça-feira a extensão do mandato da sua missão em Timor-Leste (UNOTIL) por dois meses, disseram hoje à Lusa fontes diplomáticas.

Segundo as fontes na ONU, a decisão está já tomada, sendo a reunião de terça-feira apenas "uma formalidade administrativa".

Embora Timor-Leste queira que as Nações Unidas aprovem o mais rapidamente possível uma nova missão, com uma força militar e policial alargada, vai demorar ainda alguns meses até que uma nova força da ONU seja aprovada.

Segundo o embaixador timorense na ONU, José Luis Guterres, a aprovação de uma nova missão está dependente dos relatórios de enviados a Timor-Leste, que irão avaliar a situação no terreno.

"Terá depois de haver consultas sobre a composição dessa nova missão e da componente internacional", disse o embaixador.

Na semana passada o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou que as Nações Unidas não deverão enviar forças de paz para Timor-Leste antes dos próximos seis meses.

"A médio prazo", a ONU terá de "coabitar no teatro de operações" com forças da Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Portugal, disse Annan, acrescentando que, eventualmente, terá de se formular um acordo através do qual uma força transformada da ONU assuma a responsabilidade.

"Em termos militares não espero que haja forças da ONU no terreno pelos próximos seis meses ou mais ou menos isso", disse Annan, afirmando esperar que os países que têm actualmente forças em Timor continuem a "ajudar a manter a lei e ordem até o Conselho de Segurança tomar decisões novas".

JP.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.