terça-feira, junho 20, 2006

Ramos-Horta quer armas 'investigadas'

Correio da Manhã
2006-06-18 - 00:00:00
ONU iliba Lobato de golpe de Estado

As alegações sobre o envolvimento do ex-ministro timorense do Interior, Rogério Lobato, numa tentativa de golpe de Estado “não têm qualquer fundamento, porquanto as investigações apenas começaram este fim-de-semana” – afirmou fonte das Nações Unidas.

A fonte – que solicitou o anonimato – precisou que “não faz sentido iniciar uma investigação com qualquer tipo de convicção quanto à culpabilidade de quem quer que seja”.

“Naturalmente que o Ministério Público vai avaliar todas as linhas de investigação relacionadas com as mortes registadas em finais de Abril, bem como as dos oito polícias, a 25 de Maio, e os actos de violência ocorridos em Díli nas últimas semanas”, acrescentou a mesma fonte.

“Mas, porque se está ainda no início das investigações, é um erro considerar-se que existem juízos preconcebidos, com pessoas a serem consideradas culpadas”, adiantou ainda a fonte.

A questão da alegada participação de Rogério Lobato numa tentativa de golpe de Estado foi ventilada no dia em que José Ramos-Horta, ministro da Defesa – acumulou a pasta com a dos Negócios Estrangeiros –, considerou que “a controversa questão da distribuição de armas por parte de certos elementos ligados ao governo deve ser exaustivamente investigada”. Ramos-Horta afirmou ainda ter telefonado ao líder dos militares revoltosos, major Alfredo Reinado, para o felicitar pela entrega das armas.

Integrado na comitiva presidencial, o ministro rumou ontem a Bali para se avistar com o seu homólogo indonésio, Hassan Wirajuda.

RAMOS-HORTA CRITICA LOBATO

O ex-ministro do Interior de Timor-Leste Rogério Lobato “devia ser mais prudente”, aconselhou o ministro de Estado, José Ramos Horta, em resposta às acusações de Lobato, que implicou, nomeadamente, o presidente Xanana Gusmão numa alegada tentativa de golpe de Estado.

SOLTAS

CPLP EM LISBOA

Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se hoje em Lisboa para analisar a crise em Timor-Leste. Na reunião, participam os ministros Freitas do Amaral, Alcinda Abreu (Moçambique), Bernardo Miranda (Angola) e Carlos dos Anjos (S. Tomé e Príncipe).

GULBENKIAN AJUDA

A Fundação Calouste Gulbenkian vai enviar uma ajuda de 150 mil dólares destinada aos deslocados em resposta ao apelo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Paulo Madeira com Lusa
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.