terça-feira, junho 20, 2006

Hora de almoco

Aproxima-se a hora de almoco e o n. de manifestantes baixa para algumas dezenas...

23 comentários:

Anónimo disse...

Malai Azul, porque nao sugere a Fretilim uma outra manifestacao? Esses sao pacientes demais que ate da raiva....

Anónimo disse...

isso de manifestacoes ja e um tanto irrelevante.
O que vai repor mesmo a lei e o artigo 113 da constituicao (responsabilidade criminal dos membros do governo).
Uma vez feita a justica volta tudo ao normal. Agora esperamos pelos resultados das investigacoes e as acusacoes que dai sairao.
Ja foi dito que as investigacoes nao vao parar mesmo que aponte ao malto nivel do governo.
Assim sim!

Anónimo disse...

Claro! Esperaqmos todos que sim. Vamos ter algums que vao ficar supreendidos, porque o governo nao foi o que fez isto. vamos ver ate que nivel vao chegar as coisas. E se tiver algum responsavel internacional envolvido? O que ai?

Anónimo disse...

pois é´meus senhores é preciso ter calma... mas já vai faltando e já se começa a questionar se a FRETILINdefacto existe. pois a existir parece o contrário. ou será que é a tal questao de dar a outra face pra mais um estalo?

Anónimo disse...

quer me dizer o anonimo que foi um internacional que deu a ordem ilegal de mobilizacao das F-FDTL para Tacitolo?

Foi a injustificada intervencao das Forcas Armadas que agravou o que de principio era uma demonstracao civil ainda que se tenha tornado violenta.
Quanto mais quando estavam presentes em Dili centenas de policias civis.

O que se podia esperar quando militares completamente armados avancam sobre uma multidao. Beijos e abracos?
Foi dai que a situacao agravou-se porque uma intervencao militar em so pode ser justificada nos piores cenarios de "grave ou generalizada perturbacao da ordem publica" e satisfeitos os criterios legais.

Claramente nao foi esse o caso a 28 de Abril. O incendio de carros e danos a edificios jamais poderao ser classificados como "grave e generalizada perturbacao da ordem publica". Alem disso, fosse esse o caso, as regras de mobilizacao das F-FDTL foram completamente ignoradas pelo PM o que a tornau ilegal.

Anónimo disse...

A decisão de mandar às urtigas quase metade da força militar achava que foi iniciativa dos "peticionários"?

Anónimo disse...

Que dia é hoje?.... bem hoje não há pasteis de nata que os voos estão cheios...

Mas vislumbra-se batarsona e fehukdan, aífarinadan, talasdan e para hemu kafetahan.

Já tou a ver que mau seran está afinal habituado a outros pasteis....

Anónimo disse...

Tenho de concordar com a ironia de Mau Seran ...

Visto daqui de Dili, os senhores revelam a ignorância típica dos 'treinadores de bancada' ... porque não guardam os prognósticos para depois do jogo?

Não se esqueçam que foi o próprio Governo que pediu a realização de um Inquérito Internacional.

Os senhores não estão na posse de muita da informaçao que este Inquérito irá revelar. Nessa altura, terão oportunidade de verificar o papel triste que fazem de atirar opiniões para o ar sem conhecimento detalhado dos acontecimentos.

Aguardem com tranquilidade, pois a informação irá fluir no decurso dos próximos meses (foi pedido um período de 3 meses para apresentar o relatório final, a contar a partir do momento da constituição da comissão).

Não queiram fazer figuras tristes com tanto palpite para depois constatarem a vossa ignorância sobre os acontecimentos.

IC

Anónimo disse...

mau seran o ne'e maufak boot ida. o hanoin nudar timoroan o mesak maka hatene koalia portugues ka? kuitadu o ne'e? diak liu o fila fali ba eskola ano! karik o bele aprende diak liutan oinsa atu halo argumentu fundamentadu. kona ba "Ordens ilegais, 113 e coisas do gênero" diak liu o argumenta ida ne'e ho baze ba lei ruma duke mai fali hatun ema nia opiniaun ho o nia hahun la dikin sira ne'e.

ne'e ka? ba eskola o terlampat ona ano! sinu lian ona ne'e.

Anónimo disse...

O Governo e que pediu uma investigacao internacional? ahhahaha....desculpe, pois tem razao afinal de contas o Ramos Horta ainda faz parte do governo. E cada vez maior.

Ou sera que ja consideram o Horta como sendo chefe do governo?

inconscientemente as coisas vao tomando o seu rumo.

Anónimo disse...

é exatamente por isso é que eles são anónimos ...

Anónimo disse...

Quem é que pode traduzir o comentário do anónimo das 4:47:39 PM?

Anónimo disse...

Santo Deus ... o Sr. anónimo das 4:51 também não sabe que o conteúdo/texto da carta a solicitar a Comissão de Inquérito foi debatido em detalhe e em conjunto pelo PR e PM. A assinatura formal é - obviamente! - do MNEC ... cumpriu o seu papel!

Não causem confusão, meus senhores. São ignorantes, continuam a palpitar .... qual é o objectivo?

Há tantos problemas em Portugal de momento, porque não tentam palpitar um pouco, criando um Blog de debate?

Deixem-nos resolver os problemas aqui. A nossa liderança já viveu problemas igualmente graves no passado. Conseguiu ultrapassá-los; por vezes, com o apoio da comunidade internacional, outras vezes, sózinhos.

deixem-se de paternalismos com matizes colonialistas ...

IC

Anónimo disse...

Margarida, traduza se faz favor o comentarista das 4:47:39 PM...

Há gente que precisa....

Anónimo disse...

Caro IC,
convenhamos, toda a real capacidade em hora aflitiva demonstram aqueles que noutras alturas não a possuiram, esteja neste momento a dizer que não devem interferir.

Sozinhos e por decisão e responsabilidade exclusiva deste Governo tomaram as medidas que quiseram que desembocaram nesta crise! Sim senhor, agora resolvam-na de facto. Já têm então agora capacidade para resolver?

Anónimo disse...

mau seran...4:36:39 PM
hau hakarak deit dehan ba ita boot katk koalia portuges ida istila oin oin ita hotu hatene.nune ita boot hatetn katak buat pasteis i agua das pedras nee buat ida nebe ema barat nia biasa,nune hau fo buat nebe ema timor nian han bain bain.agora hau mos ema timo,r diak ona mak ita hateten katak ita mau bere nia oan..

hau mos maubere nia oan i hau mos hela iha weste hanesn ita boot.

buat ida mak hau hakarak dehan deit tuir ita timor oan ita tenke hare kestaun nee tuir dalan diak dalan nee semak sala.hau lakohi iha nee defende governo ho matan taka.

iita haluhan problema nia hum lolos..! ita hatene tamba sa mak sai problema nee to agora,,,?

Anónimo disse...

Sr anonimo das 5:08:57. desca das suas alturas e pare de substimar os outros como se fosse mais que os outros.

Infelizmente o que o senhor nao percebe de nada e do realpolitik e talvez por isso se bazeia em cartas, quem assinou, quem disse...blablabla.

O facto e que foi o Ramos Horta e que pos em destaque a necessidade de haver uma investigacao internacional muito antes que alguma carta tenha sido discutida seja la em que conselho ou assembleia e muito menos assinada. O famoso "pre-emptive strike" or "pre-emptive action" o qual preferir.

Nao admira nada que o Ramos Horta tenha prevalecido neste jogo de politica onde se tem vindo a ascender. Fazer politica sabe ele.

Voce e melhor concentrar-se em outras actividades que sejam mais suaves e menos inexoraveis aos ingenuos. A politica e suja sabia. os fracos e ingenuos nao sobrevivem.

Anónimo disse...

ao anonimo/a das 5:09:12. Parece, infelizmente, que a margarida nao sabe faler tetum. aqui esta a traducao:

"Mau Seran tu es um ignorante. Pensas que es o único timorense que fala o português? Coitadinho de ti. É melhor voltares mas é para a escola, talvez possas aprender a fazer argumentos mais fundamentados. Quanto às "Ordens ilegais, 113 e coisas do gênero" talvez fosse melhor refutares isso com baze nas leis em vez de derrubares a opinião dos outros com os teus (comentarios) ocos”

Está bem? Vai para a escola que já estas atrasado menino! O sino já tocou."

Anónimo disse...

O Mau Seran no seu comentario anterior tentou humilhar o anonimo "ah pois e" das 4:29:41 que disse que iria comer umas comidas timorenses ao invez dos pasteis de nata que o Mau Seran tinha dito.

Mau Seran respondeu com:

Tetun:
Hahaha, Alin sira...Ita boot Hanoi katak han hahan maubere nian halo ita sai maubere? Mehi diak…

Traducao: Hahaha, irmaozinho, voce pensa que comer a comida dos mauberes faz de si um maubere? Bons sonhos...."

Que quer isto dizer senhor mau seran?

Anónimo disse...

Mais ignorância vem ao de cima ...

Carta não carta ... se o sr. sabe tanto de política, real ou outra, deve saber que a chave de todo o 'jogo' está nos bastidores.

Mas o sr. não compreendeu mesmo.

Se a Comissão foi divulgada pelo MNEC Ramos-Horta, tal deve-se ao acordo que foi feito e à responsabilidade institucional que detem ...

Não lhe saiu da cabeça propor a comissão - a proposta original nem sequer é dele. Ele emprestou a voz, vocalizou a proposta, depois de discutida e aceite pelos detentores de dois órgãos de soberania.

Não faça do Ministro um tonto, pois não é. As pessoas estão convencidas que ele está a agir sózinho ...

É por ele ser um bom jogador de xadrez político que não joga sózinho ...

E ainda bem para Timor-Leste, pois, à semelhança do PR e do PM, só prova que tem os interesses de TL em primeiro lugar.

Tanta ingenuidade! E recorrem a insultos e linguagem agressiva como se isso fosse dar razão ao irracional e à ignorância: não fazem mesmo ideia do que se passa nos bastidores, pois não???!!!

IC

Anónimo disse...

A SOMBRA DO COMANDANTE CHÉ.
Vamos lá ver... deixem as coisas fluir e claro nada de contra-manifestações do partido do poder... a Fretilin está sobre o fogo, nomeadamente o Dr. Mari portanto é bom que deem o exemplo de gente crescida.
Quem não deve não teme, refere o povo na sua sabedoria.
O Povo é soberano e a cultura democrática frágil é preciso criar espaço para curar as feridas e reduzir as tensões políticas - é uma nação criança e ferida que temos agora.
Nação criança que teve o ousadia de exigir a emancipação demasiado cedo ... agora sabem que é uma tarefa hérculeana construir uma nação quase do nada e que prosseguia com muito sucesso externo ... porém o crescimento da criança não foi sustentado devidamente pelos chamados parceiros do desenvolvimento.
A alguns parceiros incomodava a sua determinação em andar e correr, para outros (alguns internos) incomodava a sua paixão pela educação pela liberdade do espírito, pela construção da lei, da ordem e disciplina... a ainda para outros a criança não tinha (na sua optica) autoridade para escolher e decidir o futuro ... mas a criança com muita dignidade e intuitição, leia-se sábiamente não deseja hipotecar...nem o seu caminho, muito menos as suas riquezas naturais.
Uma nação criança que crescia no Palácio, preocupada e exigente com os adultos malais ... que copiava nas suas técnicas e práticas sem ver que a saúde do Estado criança era frágil e a sua feitura era perigosamente centrado e personalizado numa só rosto, que incomodáva muito aos colegas e cidadãos adeptos do imediato e impacientes, alguns vestindo a camisola estampada com o rosto do lendário comandante Ché.
Em resumo:
A pressa dos parceiros em deixar a criança (eu apaludi... é certo, baseado na boa fé... mas de boas intenções está o inferno cheio) e as pressas dos colegas e cidadãos do estado criança no seu conjunto não foi avisada e nem prevista, podemos dizer aqui:
"As cadelas apressadas parem os filhos cegos"... sendo chegado o momento das luzes, da ponderação e da inteligência dos governados, dos governantes e líderes ... porque o Estado sendo uma criança é, contudo, composto de cidadãos Homens e Mulheres bem crescidos... em que confiamos.
Ficamos assim.
Malai X

Anónimo disse...

Ba maluk Mau Seran:5:44:21 PM

obrigado barak ba ita boot nia respostas..! hau afirmo katak laos hau mak desvio,discurção nebe ita halao desde ohin nee.além disso hau laos ema ida nebe halo discução ho insulto..(..)

hakak hatete deit ba ita boot katak discução..sempre iha buat nebe mak pro ho kontra husi pro ho kontra nee mak ita bele hetan conclosão.

dala ida tan hau hanoin lalika ita lori lian portugues hatan ba malun..tamba hau hare komforme ita boot nia afirma ann iha leten katak ita ema timor ona.

nune ohin ita nain rua komfumdem malu se se mak ita ho hau..agora ita hakarak halo discução nee alargada ba publico hau okey deit...mas hau tenke afirma hau nia ann katak durante horas hira nian laran nee,hau koalia ho hau nia comvicção....!

Anónimo disse...

TANTO COMENTARISTA DE MEIA TIJELA
COM TANTO TEMPO PARA DESPERDICAR
COMAM MAIS FRANGO DE CABIDELA
ASSIM TIMOR NAO PODE AVANCAR

UM ABRACO
MAU DICK
(POETA TIMORENSE DESCONHECIDO)

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.