sexta-feira, junho 16, 2006

Dos leitores

Não é necessário ser analista económico ou político para se entender o que se passa em Timor.

O petróleo poderá trazer ao povo a melhoria das suas condições de vida ou a destruição total do pouco que têm.
Tudo depende da actuação do governo.
Não conheço a politica do actual governo mas é público que terá sido da maior importância no enfrentar da Austrália nas negociações do petróleo.
É visivel também que os sectores de oposição passam uma mensagem pouco credível face à pobreza dos seus argumentos na critica ao governo.
Mais parecem interessados no poder do que no desenvolvimento e proteção dos interesses do país.
É demasiado visivel o envolvimento da Australia na "crise" actual.
As Nações Unidas por seu lado com tanta publicidade à volta de uma mensagem de sucesso também terão a sua parte de culpa por "desajustadas" à realidade.
O PR, o PM e Parlamento Nacional denotaram alguma inexperiência politica por falta de diálogo e excesso de confiança na estabilidade do país.
É fácil concluir que 25 anos de ocupação indonésia terão deixado marcas culturais profundas e sendo a Indonésia um dos países mais corruptos do mundo terão deixado essa herança em Timor.
Neste contexto é fácil fabricar crises.
Penso que os orgãos de soberania timorenses recuperaram de uma inicial postura de certa forma confusa para o afirmar de um Estado Soberano e de Direito.
Até à próxima crise, porque ninguém acredita que a Austrália vai aceitar a derrota, esperemos que a classe politica timorense tenha amadurecido e não seja mais uma vez apanhada de surpresa.
Viva Timor Leste!

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.