Disse também: “h) "last, not least", porque é que quem está sempre a invocar este assunto de Taci Tolu nunca refere a verdadeira actividade de "tiro aos patos" praticada pelo Reinado na entrada ocidental de Dili e que foi testemunhada e relatada pessoalmente por um jornalista australiano que na altura o entrevistava; aparentemente o soldado atingido nem estava em posição de fogo e não consttiuía uma ameaça directa ao "Sr. Major". Este é que foi um comportamento de atacar alguém "a sangue frio".”
Se viu mesmo o documentário que inclui as imagens registadas do combate não pode ser tão cego a ponto de não ter visto que o Major Alfredo Reinaldo apelou várias vezes em voz bastante alta para que os soldados das F-FDTL se retirassem para evitar um derramamento de sangue. Pediu-lhes que pensassem bem, que voltassem mas foi completamente ignorado porque eles estavam lá para uma missão de captura e por isso o Alfredo defendeu-se com uma acção de fogo anticipado.
E mais não estavam desarmados como foi declarado pelo comunicado do Gabinete do PM. Claramente, e as imagens não mentem, não se tratou de uma emboscada feita à soldados desarmados da F-FDTL porque o que ali se passou foi um combate aberto onde as as F-FDTL até fizeram uso de lança granadas que arrebentavam em redor do local ao mesmo tempo que o jornalista ia filmando. Se possivel vejam as imagens e tirem as vossas próprias conclusões.
Mas devo dizer agora que já passou o tempo de se fazer argumentos levianos sem que se recorra a lei. Já chegou a altura de se argumentar com fundamentos legais porque so desse modo se pode estabelecer qual dos lados agiu ou não em conformidade com a lei.
Não é minha intenção defender o Maj. Alfredo Reinaldo mas somente a verdade. E acredito que a verdade não deve ser mais uma vitima de todo este processo. No entanto se a minha perspectiva se mostrar errada e o Maj. Alfredo estiver em erro deve então ser trazido a justiça.
Julgo no entanto que por último a lei prevalecerá e a justiça será feita porque as vítimas assim o vão exigir.
.
sexta-feira, junho 16, 2006
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 23:50
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
15 comentários:
Tive o cuidado de ver o video na sua versao integral - a propósito, a URL que indicou estava errada; URL correcta do video integral do Programa 'Dateline': http://203.15.102.143:8080/ramgen/media/1639dl_310506a.rm
Reparei que o Sr. Alfredo de facto gritava a 'alegados' soldados das F-FDTL. Utilizo esta linguagem porque, em momento algum do video, sao filmados ou vistos soldados das F-FDTL. O unico indicio de que o sao surge das palavras/gritos proferidas pelo Sr. Alfredo. Ouvem-se tiros - que as imagens, obviamente, não permitem ver de onde são disparados, até podiam ser os homens do Sr. Alfredo a disparar para o ar??!!! Vão filmando árvores, a paisagem - sempre a uma velocidade que nada permite ver. Mesmo assim, parei a imagem do vídeo por várias vezes, ampliei-a, fiz tudo o que é possível com a tecnologia de um Media Centre ... nada, não se vê um único membro das F-FDTL!
Não foram filmados apesar do Sr Alfredo dizer ao repórter da SBS: estão ali, são três ... etc. Mas, - azar dos azares, a SBS não os filma ou sequer os avista!!!!! E o sr. Alfredo lá continua a dizer que sim .... tipo montagem à la Hollywood.
Assim, não tendo o reporter da SBS ou o seu operador de imagem - nem tão pouco o José Belo que também é filmado neste vídeo, com uma camera na mão - mostrado ou comprovado a existência de qualquer elemento das F-FDTL para além dos que desertaram e estão junto do Sr. Alfredo, não vejo que o video prove seja o que for do que o sr. anónimo e os restantes anónimos de ontem tencionavam provar.
Antes pelo contrário, o vídeo apenas demonstra que encarreiraram na campanha que já existia àquela data e continuou em curso até hoje.
Peço aos leitores deste Blog que vejam o vídeo e julguem por si próprios. São 28 minutos e meio que poderão ser esclarecedores perante a campanha que decorre.
IC
Pois ja se compreende entao que foi tudo uma farca? Que as granadas que arrebentavam em redor foram tudas uma encenacao no meio do deserto?
Sendo eles soldados nao penso que as F-FDTL iriam se mostrar em pe e de peito aberto especialmente de um angulo que ate um jornalista os pudesse apanhar coma sua camera.
Ridiculo!
Nao me digam que seria assim que as tropas portuguesas os ensinaram a serem soldados. A moda antiga onde a mais avancada estrategia militar era andar em grandes colunas e esperar que as balas dos canhoes os passassem.
Ridiculo.
e para dar mais um toque de realismo a essa "encenacao" toda a moda hollywood como diz o primeiro comentarista o Alfredo teve ate que abater um dos seus proprios homens.
Sim porque senao nao seria credivel nao e mesmo.
O evaristo tens ca disto?!
Mas isso não é nada que um especialista forense não possa averiguar ainda mais que a casa à que o jornalista inicialmente chega pode ser facilmente identificada.
E mais uma coisa. Já não ficou oficialmente registado que houve realmente uma batalha em Becora onde o Major Alfredo sofreu uma baixa entre os seus homens e outros tantos do lado das F-FDTL? As próprias F-FDTL confirmaram o número de baixas nesse confronto. E se a idenficação do local registado no video for positivamente em Becora não será fácil saber se houve uma encenação sem que houvesse um confronto real. Timor é pequeno e ninguem da um peido sem que outro alguem o saiba.
Se fosse encenação seria facilmente descoberta. Tenho a certeza que os investigadores irão prestar uma atenção minuciosa à essas imagens. Mais do que leigos como nós.
"Mesmo assim, parei a imagem do vídeo por várias vezes, ampliei-a, fiz tudo o que é possível com a tecnologia de um Media Centre ... nada, não se vê um único membro das F-FDTL!" Obrigado IC por ter tido a pachorra de ver isso tudo. Afinal, pelo que descreve, também as nossas TV's passaram essas célebres imagens pois a sua descrição fez-me lembrar que também afinal eu as vira. E também por cá não impressionaram ninguém, aquilo cheirava a montagem a encenação à légua. Agora também me lembrei que já traduzi por aqui um texto do tal repórter australiano que na altura entrevistava o Alfredo e ele nem deu grande importância à "batalha". Mas que os anónimos são teimosos lá isso são e insistem, insistem, insistem como se uma mentira grande e muitas vezes repetida passasse a verdade. Mas não passa e eles sabem-no.
Qualquer pessoa que conheça Dili e arredores sabe que as imagens não são de Becora. As próprias datas referidas pela SBS eliminam Becora (ocorreu a 23 de Maio). Por isso, o argumento do anónimo das 3:02.
Estas imagens são da região que se situa no triângulo Lahane/Marabia/ Dare. Se os senhores aqui estivessem, conhecessem o terreno e tivessem vivido os acontecimentos in loco talvez não dissessem tanto disparate.
O verdadeiro ridículo é falarem a mais de 10.000 km de distância com a convicção de uma verdade que não podem afirmar, quanto mais não seja pela profunda ignorância que revelam de Timor-Leste (e não me refiro apenas à geografia).
O ponto que tento sublinhar acima é exclusivamente um: que os leitores vejam o video e formulem a sua própria opinião.
Em Bécora, o Sr. Alfredo matou e, igualmente grave, gabou-se de o ter feito - até relata em pormenor como matou! Se os senhores conhecessem o Sr. Alfredo, o seu passado e, acima de tudo, o seu comportamento enquanto comandante da componente naval das F-FDTL, teriam certamente suspeitas sobre a repentina construção de heroicidade a que temos vindo a assistir.
Repito: Apelo aos leitores deste Blog que vejam o video em: http://203.15.102.143:8080/ramgen/media/1639dl_310506a.rm
e formulem a vossa própria opinião.
Aliás, devo acrescentar que este programa contém outros erros, nomeadamente quando referem o ataque à casa do Brigadeiro General Taur Matan Ruak e filmam uma casa que NÃO é a dele ... será mais um engano?
O tempo encarregar-se-á de denunciar este Sr. Alfredo. Vai acabar na Austrália com uma conta bancária que evitará que volte à profissão de estivador ... e daqui a uns anos ninguém se lembrará dele.
Lamentavelmente, entretanto, há muitas pessoas a sofrerem por causa de ambições desmedidas como a dele e de outros à sua semelhança.
Continuaremos aqui em Timor ... seremos as testemunhas da história/História.
IC
Ó Sr Anónimo IC das 6:09:50. deixe-se de desculpas esfarrapadas. Garanto-lhe que até conheco Timor muito melhor que você que deve passar os seus dias num escritório com ar condicionado!
Sou timorense e parece a mim que você nao é. Nao me diga que mais uma vez são os malais que conhecem o terreno de Timor melhor que os próprios Timorenses?
Já agora veja o vídeo outra vez!! Porque a certa altura o jornalista faz uma filmagem área de Dili da posição em se encontra.
REPARE É E IMPORTANTISSIMO QUE REPARE!!!
A vista áerea mostra o centro de Dili no meio da imagem com a área de Delta-Comoro a aparecer mais a esquerda da imagem. O mar e a baia de Dili encontram-se na parte extrema direita da imagem.
Isto so pode significar que o jornalista estava a filmar numa localidade nos montes atrás de Becora ou já mesmo, diria eu, em fatu-ahi onde se encontra a única estrada que leva à ponta leste do país. Esta é EXACTAMENTE a área onde os confrontos armados foram OFICIALMENTE CONFIRMADOS. Ou seja a área de entrada de Baucau à Dili onde alegadamente a tal “emboscada” aos F-FDTL “desarmados” teria ocorrido segundo comunicados oficias do Gabinete do PM.
Uma imagem tirada do “triângulo Lahane/Marabia/ Dare” como o comentarista quer fazer acreditar jamais poderia capturar a imagem acima descrita e vista no vídeo.
Fosse esse triângulo a verdadeira localidade do confronto a vista áerea de dili mostrar-nos-ia uma imagem frontal de dili com a baia imediatamente por detrás.
Os leitores que não conhecem dili podem recorrer se a um mapa para verem que o que digo esta correcto.
O Sr anónimo fez um estudo tão “minucioso” da imagem que na sua pressa de as desmentir nem reparou neste pequeno ENORME pormenor. Daqui a nada até vai dizer que foram gravadas noutro país.
Parem com as mentiras e deculpas desfalcadas. Pelos vistos o anónimo que se “encontra em Dili” não conhece tão bem o terreno como diz conhecer.
O comentarista disse: “Se os senhores aqui estivessem, conhecessem o terreno e tivessem vivido os acontecimentos in loco talvez não dissessem tanto disparate.” So da pra desatar me a rir! Hahaha….
Se está em Dili saia do escritório e passeie mais por Timor e ajude a economia local. Ta bom?
PS. A Margarida é que esta a 10.000 kms e diz-se ser apenas conhecedora de Timor atraves daquilo que sai nas notícias.
O IC 'expert' de Timor vai responder?
Contra factos não há argumentos. Mas pessoal, aqui o blog diz que aquilo é uma produção americana e até pode ser. Será mesmo que não terá havido um brutal engano e afinal tudo isto não passou de um filme? Ganda filme... mas ainda só vai no genérico. Faço votos para que existam os interrogatórios necessários, investigações e que os responsáveis sejam simplesmente punidos! Tanto os criminosos bem como os políticos que têm esta realidade nos braços.
O POVO MAUBERE EXIGI UMA EXPLICACAO CLARA E LEGAL SOBRE A ACTUACAO DAS FORCAS ARMADAS QUE CAUSARAM JA MUITO SOFRIMENTO E MORTES!!!
JA NAO CHEGA FALAR DA GRANDE POLITICA PETROLIFERA QUANDO O POVO AINDA E ABATIDO POR BALAS ASSASSINAS.
QUEM DEU AS ORDENS PARA QUE ELAS SAISSEM DOS SEUS QUARTEIS E COM QUE BASE LEGAL?????
Ja os Indonesios falavam das estradas, escolas, etc, etc para justificar o genocideo do povo. E depois diziam que os Timorenses eram ingratos quando recusavam o preco em sangue com que eram obrigados a pagar.
NAO QUEREMOS A MESMA POLITICA NUM TIMOR INDEPENDENTE, ESTADO DE DIREITO.
Por favor.....meus caros! O President da Republica proprio no dia 24 de Maio 2006 opinou durante uma conferencia de emprensa sobre a questao do tiroteio envolvendo o dito Alfredo Reinaldo, rebelde, que ele teria que responsabilizar por o que tinha acontecido.
O Reinaldo violou um acordo com o MNEC Horta e PR quando nao continuou aonde promoteu ficar poara evitar problemas daquela natureza, em Aileu encantonado, sem As nem Bs. Ficar simples. Mas saiu a procura de bronca...claro...e o estilo dele....Afredo Rambo!!!!
O que foi dito actualmente do gabinete do PM naquele dia:
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
F-FDTL reage a ataque de amotinados
Alguns elementos das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) foram pela manhã desta terça-feira, 23 de Maio, atacados em duas ofensivas distintas.
Um grupo de militares das F-FDTL desarmados foi emboscado e atacado por amotinados que se congregaram em torno do major Reinado. Os militares deslocavam-se ao centro de Díli para levantar o seu vencimento numa instituição bancária. Este ataque ocorreu na zona de Fatuhai (Díli).
Em simultâneo, outros elementos das F-FDTL, quando preparavam a instalação de um posto de vigilância, também na zona de Fatuhai, foram alvo de disparos efectuados por e homens armados também associados ao major Reinado.
As F-FDTL reagiram aos ataques, tendo dado início a uma operação de perseguição aos amotinados, com o objectivo de os capturar. Às F-FDTL juntaram-se entretanto elementos da Polícia Militar e da Polícia Nacional de Timor-Leste.
Os ataques desencadeados pelos amotinados provocaram um morto e seis feridos entre os militares das F-FDTL (cinco militares e um polícia, estando um em estado grave). Do lado dos amotinados regista-se um ferido grave.
A instalação do posto de vigilância pelas F-FDTL em Fatuhai deveu-se à movimentação dos amotinados desde Aileu até aos arredores de Díli e às informações dignas de confiança de que o major Reinado se preparava para provocar incidentes no interior da capital, cavalgando um clima de instabilidade e receio junto da população, de forma a descredibilizar o Estado timorense.
As movimentações dos amotinados surgem na sequência da subida de tom das ameaças produzidas pelo major Reinado e reproduzidas em vários órgãos de comunicação social.
A operação tendente à captura dos militares que atacaram esta manhã os elementos das F-FDTL mantém-se neste momento.
O primeiro-ministro reuniu-se esta tarde com os ministros do Interior, da Defesa, na Presidência do Conselho de Ministros e comandantes das F-FDTL e PNTL para fazer o ponto da situação.
O Governo apela à população para se manter calma, na certeza de que o grupo amotinado está referenciado e que não fugirá ao controlo das autoridades.
Díli, 23 de Maio de 2006
Bem....foi uma coisa mais orquestrada...claro que foi. Mas o Rambo so ficou com a maquina de filmagem aonde estava seguro e mais vaidoso.
voltamos para a base da questao militar.
O alfredo so abandonou o comando porque as F-FDTL tinham saido dos seus quarteis por ordem ilegal.
Principio da "accao-efeito".
sim culpem no de ter saido de aileu mas nao culpam as F-FDTL por terem conduzido uma operacao ilegal.
Mais uma vez. Porque e que o alfredo estava em aileu?
Se o PR na sua primeira reaccao condenou o Alfredo parece me que moderou a sua atitude de condenacao uma vez mais esclarecido do que se tinha realmente passado.
Se o PR fosse mesmo da opiniao que o alfredo nao e mais do que um criminoso ja teria ordenado a sua rendicao fisica as autoridades. Ainda mais que ele submeteu-se ao comando militar directo do PR. Nao haveria margem para mais dialogos como agora propoem.
Mas realmente a situacao nao e assim tao simples e o PR e o MNE/MD sabem muito bem disso. E isto que muitos comentaristas nao compreendem quando acusam o PR de estar por tras dessa "atentado ao governo" e a apoiar um "criminoso" como o Alfredo porque nao o manda render-se.
"A liberdade, a democracia, o direito à vida e à independência são os factores e as razões
essenciais desta luta. Existem porque existe um Povo. É falso, pois, afirmar o domínio
exclusivo da força para governar quando se consideram tais valores."
(extracto do preambulo da contituicao)
Anonimo 4:09:59 PM
e incrivel como voce ve ou quer ver os comunicados oficiais dos politicos como se fossem a palavra de Deus.
Sinceramente. nunca vi tanta ingenuidade numa so pessoa.
o que queriam que dissessem? Comunicado do Gabinete do PM
E nossa culpa, nossa tao grande culpa? o homem nao queria lutar mas acabou por nos causar algumas baixas e por isso tivemos que inventar uma historia para justificar o confronto.'
Sinceramente. cuidado porque o tiro pode sair pela culatra. Se os politicos nao mentem daqui a nada acusam o PM pelo massacre dos policias desarmados porque ele sempre insistiu estar em absoluto controlo da situacao. dias depois ve-se 1800 soldados estrangeiros no pais. Nao mente por isso deve ser verdade.
Enviar um comentário