sexta-feira, maio 26, 2006

Obrigado, Portugal

PS, PSD, PCP, CDS e "Verdes" favoráveis à missão da GNR

Lisboa, 25 Maio (Lusa) - PS, PSD, PCP, CDS-PP e "Os Verdes" manifestara m-se hoje, após reunião com o primeiro-ministro, favoráveis ao envio de uma forç a da GNR para ajudar a restabelecer a ordem pública em Timor-Leste, a pedido das autoridades de Díli.

As únicas reservas ao envio da companhia da GNR foram manifestadas pelo coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã.

O governo aprovou hoje o envio de uma força de 120 elementos da GNR par a Timor-Leste, 40 dos quais partem já na próxima quarta-feira, estando previsto que os restantes estarão em Díli, o mais tardar até 23 de Junho.

...

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou ter recebido "garantias do primeiro-ministro sobre as característ icas da missão da companhia da GNR em Timor-Leste".

Segundo Jerónimo de Sousa, essas garantias foram extensivas "quanto à m anutenção da soberania das instituições legítimas e democráticas de Timor-Leste e sobre a cadeia de comando da força portuguesa".

"A companhia da GNR não ficará condicionada por uma força militar estra ngeira", adiantou o líder comunista, dizendo que, "a manterem-se estas garantias , o PCP conserva o seu apoio" ao envio de uma força nacional para Timor-Leste.

"O PS está identificado com as opções do Governo, com os procedimentos e com as condições para a intervenção da GNR no sentido de manter a ordem públic a em Timor-Leste", referiu o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

O presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro, mostrou-se a favor "da respos ta favorável dada pelo Governo" português ao pedido de auxílio feito por Timor-L este, "na condição que fosse na sequência de um mandato internacional".

"Portugal está a responder no prazo devido e com as cautelas inerentes à delicadeza da situação em Timor-Leste", acrescentou Ribeiro e Castro.

O vice-presidente do PSD Azevedo Soares manifestou "preocupação com a s ituação em Timor-Leste, país que diz muito aos portugueses".

"A companhia da GNR deverá prestar auxílio à independência de Timor-Les te e à manutenção da ordem pública e da democracia no país. Os prazos da interve nção da companhia da GNR são compatíveis com as nossas possibilidades", adiantou Azevedo Soares.

PMF Lusa/Fim

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que quando oiço falar na posição do "BE" --- "Bando de Estúpidos" --- a propósito da situação em Timor Leste me lembro da famosa frase sobre "pequeno-burgueses de fachada socialista"?!...

Anónimo disse...

aguardo desenvolvimentos!

Anónimo disse...

Esta sequència de comentários é gira. A ver se a percebo.

O que aconteceu, a exemplo da carneirada em que estão a meter a maioria das pessoas que nem de perto nem de longe "pescam" o que se passa em Timor-Leste, assim, parece que o BE mostrou reservas ao envio da GNR. Eu também não percebo porquê, o porquê do BE se opôr. Seja como for já lá estão. Agora o que é realmente fabuloso é vermos o resultado final de todos quantos alinharam pela "posição" pró-Alkatiri. Pessoalmente ouvi inclusivé catedráticos do BE, ou pelo menos pessoas "realmente" preocupadas e afectas ao BE, dizerem que a "senhora Kirsty era uma p***...", que não tinha nada que prestar declarações, como se fosse possível a alguém ficar calado com as manobras modelares de uma campanha de intoxicação da esquerda. Ouvi que a senhora Kirsty era "uma agente da secreta australiana...", e perguntas do género: "que fez ela por Timor-Leste quando nem sequer sabe dizer o nome do país pelo seu próprio nome..." e por aí fora.

Se for preciso dizer nomes de tão ilustres personagens que disseram isto publicamente, estou cá para as voltas, não custa nada é só combinar.

Uma verdadeira vergonha é o que sinto e acreditem que sou mais simpatizante do BE que de qualquer outro partido, tenho é um defeito. Não voto! Nenhum partido merece o meu voto.

A associação deve-se certamente ao seguinte: “O radicalismo pequeno-burguês de fachada socialista”, de Álvaro Cunhal, 3ª edição, Edições “Avante!”, 1974

E a menina id_harmoniae repare melhor e verá que a "não identificação" é uma característica deste blog... não vá ficar sem emprego quem não quer. É que se vir melhor, até é uma questão de futuro! Como se por magia aqueles que agora e aqui fazem todo o possível por mostrar que tudo o que se passa em Timor-Leste, ou melhor, passou, não passa de um golpe de Estado orquestrado por, veja lá, Xanana Gusmão acompanhado por uns rebeldes agora desarmados e pelo capitalismo exterior que o interior até negociava com a China. Já viu como as coisas são?

E não me parece que o seu caso (id_harmoniae) seja porventura "uma identificação" apesar de ser fácil obviamente saber de quem se trata.

É sempre um prazer falar consigo. Também aguardava desenvolvimentos mas não os que esperava, pelo que é melhor não esperar mais. As coisas não são por acaso aquilo que aparentam. Em Timor-Leste passa-se a mesma coisa. Vamos ver quanto tempo aguenta a mentira, é que desta vez o caso é sério. Aconselho a leituta da declaração de Xanana Gusmão a 22 de Junho de 2006... procure que encontra, mas escolha ler a versão completa em português ou se quiser em tétum mas coloco dúvidas que vá perceber.

RuaDaAlegria - pandas e hienas... ;)**

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.