sexta-feira, maio 26, 2006

Em Balide

Grupo de civis armados vestidos de preto disparam para a população.

7 comentários:

Anónimo disse...

Serão os grupos de artes marciais a quem o Xanana também *ápertou a mão*?

Anónimo disse...

A maior pobreza do povo timorense é que sempre morre alguém.... e alguém... e alguém... sem chegarem a entender porquê...

Anónimo disse...

O QUE SE VAI DIZENDO...O PIOR É OCORRIDO EM DÍLI É COMO UMA PEDRA NO CHARCO - AS ONDAS REFLECTEM-SE E A RECAÍDA DE TIMOR PODERÁ SER TOTAL... MENOS CONVERSA E ESSA TROPA QUE VÁ JÁ PARA BAUCAU, LIQUIÇA, ALIEU E SUAI...A INDONÉSIA JÁ FECHOU AS FRONTEIRAS COM TIMOR (ver Lusa)
Quanto à possibilidade do Conselho de Segurança voltar a criar a Força de Manutenção de Paz da ONU que esteve no território até à independência, o emba ixador Oshima disse apenas: "Esperemos que não tenhamos de enfrentar uma situaçã o desse tipo. As coisas estão tão incertas que temos agora de esperar para ver o que vai acontecer".

O Conselho de Segurança das Nações Unidas saudou também a decisão do se cretário-geral da ONU, Kofi Annan, de enviar Ian Martin para Timor-Leste com a m issão de avaliar a situação e "facilitar o diálogo político".

Ian Martin foi o representante especial de Annan em Timor-Leste em 1999 .

O subsecretário-geral para os Assuntos Políticos, Ibrahim Gambari, diss e numa entrevista que Timor-Leste "tem sido uma história de êxito para as Nações Unidas e para a comunidade internacional", pelo que é de todo o interesse "evit ar agora uma recaída".

Gambari referiu que as Nações Unidas vão avaliar as recomendações que I an Martin vai apresentar, mas, disse, a prioridade agora é restabelecer a ordem e a segurança.

NÃO ESPEREM MUITO MAIS...POR FAVOR!...

Anónimo disse...

Espero que nas recomendações do Ian Martin esteja a proposta de substituição dos actuais responsáveis da UNOTIL.

João Paulo Esperança disse...

Andei pela cidade hoje de manha (Audian, Bidau, Comoro, Bee To'o...) e as ruas estavam calmas. Pouco transito, nao se via nenhum policia em parte nenhuma, havia bastantes FDTL nas suas instalacoes em Caicoli, ruido de disparos nas colinas em torno da cidade (nao posso precisar onde, talvez para os lados de Lahane).
Os militares australianos, fortemente armados e com carros blindados apareceram ha bocadinho a frente do Hotel Timor (junto ao Porto?Ponte-Cais), talvez para mostrar apenas a sua presenca, mas com efeitos positivos sobre a moral da populacao que assistiu.
As pessoas estao fartas de guerra e so querem alguem que venha de fora para controlar a situacao...

Anónimo disse...

Nós os malaes sabemos que os timorenses estáo cansados de violencia e de guerra. O grave é que os politicos timorenses não o saibam!

Anónimo disse...

Que eu saiba o unico partido politico timorense que tem oficialmente afiliado na sua propria estrutura um grande grupo de artes marciais e o partido maioritario, agora no governo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.