"East Timor's President Xanana Gusmao has declared a state of emergency and taken command of the armed forces and internal security.
Mr Gusmao's announcement comes after he spent two days in discussion with the country's Council of State. Peter Cave reports from the Presidential Palace in Dili President Gusmao said the state of emergency would last for 30 days."
During that period the authorities, including foreign forces, would have the power to stop large gatherings of people, demand identity papers, carry out surveillance and seize weapons, ammunition and explosives.
Prime Minister Alkatiri will remain in office but with severely curtailed powers.
The president said he reserved the right to declare more severe measures under a state of seige if necessary.
ABC Asia Pacific TV / Radio Australia"
QUEM É ESTE LOUCO DO Peter Cave ?
quarta-feira, maio 31, 2006
MENTIRA!!!! (2)
Por Malai Azul 2 à(s) 00:40
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
6 comentários:
Perdoai-lhes, Meu Deus, porque não sabem o que dizem... por não saberem português e de inglês só sabem dizer "Mike!"!
Na crónica semanal que tem no Expresso, Miguel Sousa Tavares, para além de demonstrar algum enfado para com a questão timorense, interroga-se se a GNR deve ir ou não a Timor. Aqui deixo um excerto da resposta que lhe deixei no Expresso On-line:
" (...)
Penso que enquanto comentador e com as responsabilidades que MST sabe que tem enquanto formador da opinião pública, não se deve ficar por comentários de mesa de café.
O próprio título “Timor outra vez” tem uma conotação de enfado, que quanto a mim é perigosa numa altura em que os olhos só estão bem abertos para os futebóis…
Contestar a ida da GNR para Timor-Leste é não compreender os timorenses, e, pior que isso, é recusar o seu pedido de ajuda. Os timorenses não são só os senhores do poder, os senhores da guerra e das guerrilhas, dos petróleos, das elites e das diplomacias. São também aqueles que querem paz, que têm direito à paz. Que querem ter o direito a construir o seu país. Que querem ver crescer os seus filhos sem sobressaltos. Que os querem ver sorrir. Que têm direito a ser felizes. A voltar a representar uma peça de Moliére. A voltar representar a Menina do Mar, de Sophia. A voltar a sonhar.
Portugal desistir de Timor é como um pai abandonar um filho em crise de adolescência. Ajudemo-lo, pelo menos, a atingir a maioridade. "
Continuem com este blog porque pois a comunicação social vale o que vale.
JBC
Estou contigo, JBC!
ai-manas
A ABC Australiana?! Sempre ao serviço das "inteligências". Oh, desculpem da informação.
O Malai Azul perguntou quem é o Peter Cave…ora diz o site da ABC que Mr. Cave já fez reportagens há mais de 30 anos para a ABC em mais de 40 países. E não por acaso esteve no Médio Oriente a relatar a guerra do Iraque e o “conflito Israelita/Palestiniano”, esteve colocado no Japão na década de 80, depois em Londres e é actualmente o chefe do Bureau da ABC…em Washington.
Diz ainda que ganhou o prémio Walkley, pelas reportagens da Praça Tiananmen , da queda do Muro de Berlim e do Iraque. E que fez reportagens sobre “Glasnost e Perestroika” na antiga-URSS, sobre a desagregação da Yugoslavia e sobre as guerras na “ Slovenia, Croatia, Bosnia e Kosovo”.Acrescenta ainda que cobriu a Guerra do Golfe, a queda de Suharto na Indonesia, os golpes no Fiji, as "troubles" na Irlanda do Norte e…of course, a eleição de George W Bush.
Para quem cobriu uma guerra que nunca existiu (Eslovénia), o que é a inexistência dum "estado de sítio" em Timor? Peanuts!
http://abc.net.au/aroundtheworld/content/s1059924.htm
Querem com estes comentarios dizer que o PM e o Governo ainda mantem "autoridade exclusiva" como advogava o PM? Afinal o que constitui uma declaracao de "estado de crise". Ou sera que finalmente o governo decidiu (ou talvez foi obrigado pela situacao de descontrole total)fazer a coisa acertada e tratar de assuntos de seguranca nacional atraves dos mecanismos constitucionais apropriados em preferencia de decisoes unilaterais?
Enviar um comentário