quarta-feira, maio 31, 2006

Leitores

"É bom que se diga que a bandeira de Timor, defronte ao Tribunal de Recurso está a meio pau. Há dois anos, aquele Tribunal, marco efetivo do Poder Judiciário em Timor, foi inagurado com festa e alegria. Ontem, foi vilipendiado, destruído e humilhado.

A bandeira foi abaixada em sinal de luto e respeito por aqueles que, nestes anos, lutaram e não se furtaram de sonhar e realizar. Neste momento, juízes, procuradores e defensores estão instalando seus gabinetes e sua estrutura nas dependências da Unotil.

Cabe lembrar que a Justiça se faz com a cabeça e com a alma e, que, portanto, não será o furto de computadores, o quebra quebra e a violência que calará esse poder que é gestor e essência de um estado democrático de direito.

Viva Timor!
Dame"

7 comentários:

Anónimo disse...

Força e coragem ao grupo que está a re-organizar tudo para que o sector da Justiça recupere do duro golpe que sofreu durante 48 horas!

Anónimo disse...

Duro golpe? 48horas... só se fala dos políticos aqui? Estão em perigo os poleiros? Mas afinal de quem é o golpe? Ainda não se percebeu. Dos australianos? Ou terá sido mesmo um golpe completamente estúpido não terem aqueles que agora se reunem, resolvido atempadamente a confusão? Estão à meses a deixarem que coisas graves se avolumassem...

Anónimo disse...

Portugal está de luto pelo que acontece em Timor, estamos de luto por todo o esforço de Juízes e Procuradores em tentarem ajudar um País e as suas gentes. Sonharam, trabalharam, não tiveram fins de semana, deixaram suas famílias e foram em busca de um sonho que era o de fazer o sistema jurídica para um País.
No coração tinha fé, esperança e muito mas mesmo trabalho e dedicação a dar ao Povo e à Justiça.
Não é o mero furto de computadores e de ou papeis que os vais demover. Conheço-os e sei que continuam a luta de sempre o de tentar fazer justiça.
A justiça existe no coração e na cabela destes apenas se atrazam um dias ou uns meses até conseguirem tornar a colocar tudo em ordem. Mais sacrificio para estes homens e sua famílias´, sacrifício este que devia ser apreciado pelos Timorenses. Acredito que ainda há Timorenses que apreciam e comprendem que um País sem Justiça não é um País é uma Anarquia.
Um Estado Democrático só existe se o poder judicial estiver definido, bem organizado e a funcionar.
Coragem Srs. Juízes, Procuradores e Defensores os Portugueses estão convosco.

Anónimo disse...

Força e muita coragem a todos para reorganizarem o sistema Judicial.

Anónimo disse...

não vejo a hora em que se mostre na TV os putos a levarem porrada da policia ou GNR.
Não são melicias, não são indonesios....são timorenses! a mando de quem? queimam estragam com um prazer...cá pra mim o Gov devia estar preocupado com isto...os putos são os nossos homens de amanha ... terá certamente que se lhe dar que fazer para não passarem a vida sentados a imaginar ...e dá o que dá... um apelo que faço ao Gov ...pensem e não deixem prá manha o que se pode fazer hoje...invistam ou deixem investir pra se criar .. mesmo que comecem com erros mas comecem ... não tão fartos de merda queimada? ou só sou eu que estou farto? ou o cheiro já não incomoda?

Anónimo disse...

A Lusa está como os Australianos. a adaptarem-se á cidade .."Díli, 31 Mai (Lusa) - Pelo menos um timorense ficou hoje ferido no bairro de Comoro, zona oriental de Díli, durante um ataque de um grupo de civis arma dos ao mercado local."
Além do vosso editor de texto pôr espaços onde não deve complementam com que Comoro fosse a zona Oriental de Dili...Ok podem não se saber localizar mas ao menos saibam que onde nasce o sol é oriente e onde se põe o Sol é Ocidente... Olha pró Sol!

Anónimo disse...

Não é curioso que tenham sido roubados documentos relativos aos conflitos de 1999, envolvendo os oficiais indonésios? Então mas os contestatários e peticionários não diziam que este era um conflito loromonu/lorosae? O Wiranto será loromonu ou lorosae?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.