quarta-feira, maio 31, 2006

Leitores

"Prezado Miguel,

Discordo quando dizes que Timor não tem elite. Este blog é uma das provas de que tem sim. Inexperiente, com atitudes contraproducente como esta que desempregou metade do exército, com certeza. "Pousados" num bolsão de petróleo e no meio de dois poderosos países, me faz pensar que os timorenses estão numa situação pior que a do México, que há muito já perdeu as suas reservas de petróleo para os EUA, isto porque tinham, e tem, uma elite corrupta, divorciada do povo e um vizinho que mais se parece com uma ave de rápina ( a tal da águia!).

Porém, Timor tem uma história de lutas diferenciada que pode lhe proporcionar um futuro luminoso. Além do mais, não há mais espaço para generais fantoches do tipo latino americano. A dominação imperialista, capitalista, ou o termo que achar mais apropriado, é de outro tipo.Hoje, a dominação passa pelo desmonte da máquina pública e da iniquidade dos investimentos do Estado. No lugar deles colocaram o "Deus mercado" que diz tudo resolver.

Falácia!Até onde saiba, nem o PM, nem o PR fecharam o congresso, nem o desejam. É verdade, também, que as democracias representativas tem uma dificuldade histórica em partilhar poder e ser transparente frente ao uso do dinheiro público, que aí está para servir a população carenciada. Em Timor-Leste, parece-me que há vontade política em dar transparência aos recursos públicos e não vejo nenhum candidato à Suharto, Pinochet, Noriega, Castelo Branco(br), etc.

Se isto for fato, TL está na frente das democracias em geral. Agora, se uma quadrilha assumir o poder em TL e usar a gestão da coisa pública como se fosse extenção de interesses privados, pobre Timor-leste, está perdido.

Repetir mais um "Brasil", atolado numa corrupção sem fim, com uma classe politica que mais se parece com estes que estão destruindo e roubando a cidade de Dili, francamente, não vale a pena. Se repetirem a experiência trágica dos países latino-americanos estarão traindo aqueles que tombaram por uma vida melhor para os filhos de TL.

Desejo, prufundamente, que TL construa um pacto de convivência democrática e que norteie o seu desnvolvimento baseado na sutentabilidade ambiental e humana.
Saudações
AlfredoBr. "

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.