quarta-feira, maio 31, 2006

Leitores

Portugal está de luto pelo que acontece em Timor, estamos de luto por todo o esforço de Juízes e Procuradores em tentarem ajudar um País e as suas gentes. Sonharam, trabalharam, não tiveram fins de semana, deixaram suas famílias e foram em busca de um sonho que era o de fazer o sistema jurídica para um País. No coração tinha fé, esperança e muito mas mesmo trabalho e dedicação a dar ao Povo e à Justiça.

Não é o mero furto de computadores e de ou papeis que os vais demover. Conheço-os e sei que continuam a luta de sempre o de tentar fazer justiça.

A justiça existe no coração e na cabela destes apenas se atrazam um dias ou uns meses até conseguirem tornar a colocar tudo em ordem. Mais sacrificio para estes homens e sua famílias´, sacrifício este que devia ser apreciado pelos Timorenses. Acredito que ainda há Timorenses que apreciam e comprendem que um País sem Justiça não é um País é uma Anarquia.

Um Estado Democrático só existe se o poder judicial estiver definido, bem organizado e a funcionar.Coragem Srs. Juízes, Procuradores e Defensores os Portugueses estão convosco.

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque será que desde que a tropa australiana chegou a Timor-Leste não há, um único detido?

"Vi num caixote de lixo" que a Austrália estava também pronta para enviar pessoal necessário para, também ela, se encarregar do sistema judicial. Parece que perdeu o interesse quando se deu conta que o sistema judicial está assegurado por brasileiros e portugueses.

Sendo assim, a tropa deve estar a agir em conformidade (com os ventos do sul) e não quer incomodar o pessoal da justiça...

Anónimo disse...

Não. não perdeu o interesse. Bem pelo contrário. Aliás são os australianos que financiam a Procuradoria Geral.

Já se disse aqui que o Procurador Geral é um homem de posses económicas repentinas e apesar de haver várias acusações de corrupção na comunicação social e ser voz corrente no povo timorense e comunidade internacional mantém-se em funções e muito bem relacionado com os seus doadores australianos.

O PM já alertou, na comunicação social que a manutenção do actual Procurador Geral é ilegal.

Surpreendentemente o Procurador Geral é indicado pelo PR para a comissão de inquérito para averiguar o documento dos ex-peticionários.

Xanana aconselha o PM a demitir o ministro da Administração Interna.

E o que vai fazer Xanana com o Procurador-Geral?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.