quinta-feira, março 27, 2008

HÉRCULES REUNIU ANTES COM XANANA E GOVERNANTES DA AMP?

Blog Portugal Directo
Quinta-feira, 27 de Março de 2008

A PISTA INDONÉSIA DO ATENTADO ESTÁ LIGADA A HÉRCULES

Mais de mês e meio volvido dos acontecimentos do 11 de Março continua sem existir uma explicação oficial mínima relativamente ao que está a fazer a equipa de investigadores, contratada pelo governo Xanana e integrada exclusivamente por norte-americanos e australianos, com a declarada “supervisão” de Longuinhos Monteiro, Procurador Geral da República.

O silêncio perpetua-se e aquilo que temos de concreto é rumores. Rumores que actualmente apontam com muita intensidade para que os atentados praticados por Reinado e o seu grupo terão tido uma componente indonésia de que Hércules poderia também fazer parte.
Existe assim uma pista indonésia.

Estranhamente, esse mesmo Hércules, esteve cerca de um mês antes reunido com ministros timorenses e com Xanana Gusmão em Dili. Disso nos dá noticias a imprensa australiana e declarações de timorenses que viram Hércules em Dili e em instalações governamentais.

Tudo pode ter acontecido e todas as hipóteses são boas hipóteses antes de poderem ser fundamentadas, o que só se consegue através de aturada investigação.

Se Hércules se reuniu com ministros do governo de Xanana Gusmão e com o próprio, como é afirmado, importa saber o que levou este marginal timorense, opcionalmente naturalizado indonésio, a entabular conversas com tais personalidades governativas e sobre o que falaram.
O que não deixa de ser estranho é que entidades governamentais se encontrem com marginais e os recebam em instalações oficiais que deveriam ser poupadas a estranhas e inexplicáveis presenças criminosas.

Muitas perguntas continuam sem resposta e mais uma: porque foi que Xanana foi poupado e nas descrições daquilo que lhe aconteceu no atentado encontramos tantas inexactidões nas declarações dos vários personagens que assistiram ou foram parte activa. Desde o primeiro minuto que o próprio primeiro-ministro, que alegadamente foi vítima de atentado, não convence os mais perspicazes observadores…

Para quando a investigação a tais incongruências e possíveis falsas declarações?

Postado por Mário Motta

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dos elementos essenciais de propaganda política é de proclamar alguém culpado, de encontrar um culpado único com as costas bem largas para carregar toda a culpa merecida e não merecida.
Esse foi o caso de Alcatiri ainda há pouco tempo. Desta vez, apesar de ser mais do que evidente quem está por detrás, não basta culpar apenas uma pessoa, com o verdadeiro culpado fugir com as pernas de cobra, o "candidato" a culpado deve ser alguém mais poderoso.
Sabido todo o mal que a Indonésia já fez a Timor, parece um "candidato" muito sério para levar com as culpas mais uma vez.

A sabedoria popular não pode ignorar o facto que o inimigo de ontem não pode tornar-se amigo de hoje, nem de que o suposto amigo de hoje não seja o verdadeiro inimigo disfarçando as suas intenções com o apontar do dedo para aquele de que sabe ser considerado inimigo e para o qual poderá virar os ódios e atenções enquanto ele faz o que quer fazer sem dar nas vistas.

Anónimo disse...

Hercules com xanana?
Hercules com AMP?
Que grande vergonha!!
De facto xanana já não tem credibilidade política e já não tem personalidade para estar em frente do governo.
Que vergonha para os partidos da coligação!

Tatoli husi DILI

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.