quinta-feira, março 27, 2008

IPAD reforça concertação com cooperação espanhola e australiana

Lisboa, 26 Mar (Lusa) - O Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) anunciou que vai reforçar a concertação de actividades em Timor-Leste com as agências de cooperação congéneres de Espanha e Austrália.

A agência de cooperação portuguesa, cujo presidente Manuel Correia chefia a delegação portuguesa na Conferência de Doadores para Timor-Leste que tem início na quinta-feira, assina ainda hoje com a Espanha um memorando de entendimento prevendo o apoio e a execução conjunta ou complementar de projectos ou acções direccionadas para a Justiça, Direitos do Homem e Desenvolvimento Rural.

"Portugal e Espanha abrem, através desta iniciativa inovadora, caminho para uma concertação e convergência em Timor-Leste, aberta aos demais estados membros da União Europeia e outros parceiros de desenvolvimento. O alinhamento e a harmonização das respectivas intervenções proporciona resultados mais eficientes e eficazes, bem como uma maior racionalidade dos meios e recursos", refere comunicado do IPAD.

Nos termos do memorando, válido por um período de dois anos, ambos os países manterão encontros de trabalho mensais.

Estes, segundo o IPAD, servirão para "troca de informação, acompanhamento técnico e avaliação das intervenções, bem como a elaboração de relatórios conjuntos".

O acordo será assinado pelo presidente do IPAD e por Ricardo Martinez, director para África, Ásia e Europa Oriental da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Marcarão presença na cerimónia o ministro timorense dos Negócios Estrangeiros, Zacarias da Costa, e também representantes da Comissão Europeia e dos Estados-Membros residentes em Díli.

Portugal assume-se actualmente como um dos principais parceiros de desenvolvimento, tendo contribuído entre 1999 e 2007 com ajudas avaliadas em 470 milhões de dólares para o mais jovem país lusófono e asiático.

A conferência de doadores para Timor-Leste, este ano subordinada ao tema "Trabalhar em conjunto: construir as fundações para a paz e para a estabilidade e melhorar as condições de vida dos cidadãos timorenses', decorre entre 27 e 29 de Março.

O IPAD tem ainda marcada a assinatura de um memorando de entendimento com a AusAID - Agência Australiana para o Desenvolvimento Internacional.

Este, segundo a cooperação portuguesa, visa "operacionalizar a Declaração Conjunta formalizada em Agosto de 2007", e "estabelecerá os princípios e responsabilidades de cooperação entre as duas instituições no apoio ao desenvolvimento de Timor-Leste".

Está ainda marcada a assinatura do protocolo de cooperação entre Portugal e Timor relativo ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural de Timor-Leste (PADRTL) para o triénio 2008-2010.

Durante a sua estada em Timor, o presidente do IPAD tem ainda previstos encontros bilaterais com as autoridades timorenses para a Educação, Justiça e Saúde.

Vai também visitar alguns dos projectos em curso apoiados pela cooperação portuguesa, nomeadamente no sector agrícola, deslocando-se a Liquiçá e Bobonaro, juntamente com outros parceiros europeus.

PDF.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.