sexta-feira, janeiro 18, 2008

Presidente do Timor-Leste pede ao povo que perdoe Suharto

17/01 - 09:10 - EFE

Díli, 17 jan (EFE).- O presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, pediu nesta quinta-feira à população de seu país que perdoe o ex-chefe de estado indonésio, Suharto, que ordenou a invasão da antiga colônia portuguesa em 1975.

Suharto, de 86 anos, foi internado em estado grave há duas semanas no hospital Pertamina de Jacarta. Ele não está conseguindo se recuperar de problemas em vários órgãos vitais e permanece respirando com a ajuda de aparelhos.

"É impossível esquecer o passado, mas o Timor-Leste deve perdoar antes que ele morra e também peço ao povo que reze por Suharto", declarou à imprensa o presidente da jovem nação povoada por maioria católica.

Estima-se que cerca de 200 mil timorenses - um quarto da atual população do país - morreram durante os combates contra as tropas indonésias e por causa da crise de fome e das doenças que surgiram após a invasão.

Ramos Horta afirmou que não visitará Suharto. Ele disse que o ex-líder "fez muitas coisas positivas para a Indonésia, como melhorar a economia e o desenvolvimento, mas também cometeu muitos erros como massacres na Indonésia e no Timor-Leste".

A ocupação do Timor-Leste por parte da Indonésia terminou em 1999, um ano depois que Suharto foi forçado a renunciar em meio a uma crise econômica e a uma revolta popular.

Após 24 anos de ocupação indonésia e três de administração da Organização das Nações Unidas, o Timor-Leste se tornou um estado soberano em 2002, mas nasceu sem experiência na autogovernança e como um dos países mais pobres do mundo.

EFE fg jfc/ma

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.