sexta-feira, janeiro 18, 2008

É AQUILO QUE GUSMÃO QUER IMPLEMENTAR EM TIMOR-LESTE!

TIMOR LOROSAE NAÇÃO
Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008

O QUE É A CENSURA?
António Veríssimo

A notícia mais em baixo dará com certeza para que os que a lerem consigam perceber o alcance das palavras ditas e por dizer de Xanana Gusmão, numa desesperada tentativa de intimidar os jornalistas timorenses para que não noticiem aquilo que não lhe convém: as palavras que do alto das montanhas já ressoam por Timor-Leste e pelo mundo. Palavras de Alfredo Reinado que afirma com todas as letras o que já todos sabemos - Xanana é o principal causador da "crise" de 2006, em que foram mortas três dezenas de pessoas, mais de uma centena foram feridas e milhares de casas incendiadas.

Xanana Gusmão não quer que os jornalistas timorenses reproduzam as palavras de Alfredo Reinado, que o acusa categoricamente sobre as responsabilidades que tem nos terríveis acontecimentos daquele ano e dos seguintes, até hoje e o que mais se verá.

O que Xanana Gusmão quer implementar em Timor-Leste é a censura, ameaçando os jornalistas de prisão.

Querendo dar-lhes "lições" de como devem comportar-se... senão: prisão!

O desespero do líder de mentalidade maquiavélica está a revelar-se - o que manifestamente demonstra o seu receio das palavras de Reinado.

A máscara cai-lhe a toda a hora e é já inútil que se esforce por a repôr. Cada vez são mais os que percebem quem afinal é Alexandre Gusmão. Os seus dias de manipulações estão em contagem decrescente acelerada, assim como na ocupação do cargo que Ramos Horta lhe ofereceu de bandeja depois de o usurpar com atropelos para a democracia.

É indesmentível que este PM, a prazo, de Timor-Leste, vai em crescendo atemorizando os profissionais da informação. Desta vez, como em muitas outras, usou de argumentos estúpidos que por certo não atemorizarão os profissionais que presam a liberdade de informação e de expressão. Esperemos que assim seja.

Para que não restem dúvidas será bom recordar o que significa a censura, porque motivos e por quem ela é implantada, na generalidade dos casos.

Sem a necessidade de ir mais longe, basta recorrer ao que consta na Wikipédia, que aqui é transcrito em seguida.

Neste texto, encontramos facilmente o perfil de Alexandre Gusmão, um pretenso Xanana herói que está a perfilar-se como antidemocrático, boçal, prepotente.

Se há dúvidas o melhor será ler em seguida.

O PERFIL DO CENSOR ALEXANDRE GUSMÃO

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança. Desta forma, a censura é muito comum entre alguns grupos, como certos grupos de interesse e pressão (lobbies), religiões, multinacionais e governos, como forma de manter o poder. A censura procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam.

A censura pode ser explícita, no caso de estar prevista na lei, proibindo a informação de ser publicada ou acessível, após ter sido analisada previamente por uma entidade censora que avalia se a informação pode ou não ser publicada (como sucedeu na ditadura portuguesa através da PIDE), ou pode tomar a forma de intimidação governamental ou popular, onde as pessoas têm receio de expressar ou mostrar apoio a certas opiniões, com medo de represálias pessoais e profissionais e até ostracismo, como sucedeu nos Estados Unidos da América com o chamado período do McCartismo.Pode também a censura ser entendida como a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes, através da propaganda, manipulação dos média ou contra-informação. Estes métodos tendem a influenciar e manipular a opinião pública de forma a evitar que outras ideias, que não as predominantes ou dominantes tenham receptividade.

Uma forma moderna de censura prende-se com o acesso aos meios de comunicação e também com as entidades reguladoras (que atribuem alvarás de rádio e televisão), ou com critérios editoriais discricionários (em que por exemplo um jornal não publica uma determinada notícia).Muitas vezes a censura se justifica em termos de protecção do público, mas na verdade esconde uma posição que submete os artistas ao poder do estado e infantiliza o público, considerado como incapaz de pensar por si próprio.Actualmente a censura pode ser contornada mais eficazmente, com o recurso à Internet, graças ao fácil acesso a dados sem fronteira geográficas e descentralizado e aos sistemas de partilha de ficheiros peer-to-peer, como a Freenet.O uso quotidiano da censura promove um movimento de defesa bastante corrosivo que é a auto-censura, quando os produtores culturais e formadores de opinião evitam tratar de questões conflituosas e divergentes.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.