terça-feira, novembro 20, 2007

PRESIDENTE RAMOS-HORTA EM MADRID ENCONTRA-SE COM O REI JUAN CARLOS

Palácio das Cinzas, 19 de Novembro 2007

O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, encontra-se com o Rei Juan Carlos, de Espanha, 2.ª-feira, 19 de Novembro de 2007.

O encontro entre os dois chefes de Estado realiza-se, às 17 horas, em Madrid e vão falar da cooperação bilateral, nomeadamente a assistência de Espanha ao desenvolvimento institucional em Timor-Leste.

O presidente timorense e Prémio Nobel da Paz visita a capital espanhola para participar na Conferência Anual do Clube de Madrid, dedicada ao tema "Energia e Liderança Democrática: a promoção do acesso à energia na redução da pobreza".

O presidente Ramos-Horta intervém na conferência a convite pessoal do ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, que preside actualmente ao Clube de Madrid.

Esta organização integra cerca de 70 ex-chefes de Estado e de Governo de países democráticos e tem por missão promover a governação democrática e o desenvolvimento.

A conferência realiza-se em simultâneo com a reunião da VI Assembleia Geral do Clube de Madrid, que é a direcção da organização. Confirmaram a sua presença em Madrid, para a Assembleia Geral deste ano, mais de 40 ex-presidentes e chefes de governo.

A VI Assembleia vai também aceitar a entrada de seis novos membros do Clube , entre os quais o ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e a ex-presidente da República do Sri Lanka, Chandrika B. Kumaratunga.

Pertencem também ao Clube de Madrid o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o ex-primeiro-ministro da Coreia Hong Koo-Lee e os ex-presidentes Joaquim Chissano, de Moçambique, António Mascarenhas Monteiro, de Cabo Verde, e Fernando Henrique Cardoso, do Brasil.

Mário Soares, Cavaco Silva, Jorge Sampaio e António Guterres são os membros portugueses do Clube de Madrid.

A visita do Presidente Ramos-Horta a Madrid realiza-se após a sua primeira visita oficial a Lisboa como Presidente eleito, nos dias 15 e 16 de Novembro. O presidente regressa a Timor-Leste no próximo dia 22 de Novembro.

–Fim-

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.